16/10/2014 13h46 - Atualizado em 05/05/2016 13h57

Torneio de xadrez homenageia estudante Abias Jacobsen

Em Santa Maria de Jetibá muitos alunos decidem melhorar o raciocínio e a lógica praticando xadrez nos intervalos das aulas. E o município investiu para que a modalidade faça parte do currículo escolar. Todo esse apoio faz da cidade um grande centro de desenvolvimento do xadrez. Não foi à toa que de lá saiu Abias Jacobsen, que com 13 anos já é reconhecido nacionalmente no esporte. O estudante conquistou a medalha de bronze nos Jogos Escolares da Juventude, realizado em Londrina (PR) no mês de setembro.

Neste sábado (18), a prefeitura de Santa Maria de Jetibá e o Governo do Espírito Santo promovem um encontro de xadrez para homenagear a conquista inédita de Abias. O evento será realizado em São João do Garrafão, distrito de Santa Maria, local onde o estudante vive e aprendeu a jogar o xadrez. A competição vai das 9 às 17 horas e reúne aproximadamente de 150 a 200 participantes.

Charles Netto, vice-presidente da Confederação Brasileira de Xadrez, se sente muito bem pela inclusão do xadrez nas escolas do município da região serrana. “Fizemos um belo investimento junto com o governo e a prefeitura para tornar o xadrez uma disciplina do currículo escolar. Já é cientificamente comprovado que o xadrez melhora a cognição, a lógica e o raciocínio dos jogadores. Assim, nossos alunos também conseguem melhorar o rendimento escolar”, falou.

A secretária de Estado de Esportes e Lazer, Lilian Siqueira, está contente com o resultado com a conquista inédita pelo jovem enxadrista Abias Jacobsen. “Certamente que esse resultado mostra como o incentivo ao esporte traz benefícios para todos os envolvidos. A medalha de bronze que Abias conquistou é fruto da sua dedicação e do apoio que o governo dá aos jovens do Espírito Santo”, declarou.

Xadrez em Santa Maria de Jetibá

Desde o ano de 2007 o município de Santa Maria de Jetibá sancionou a lei 1000/2007 que inclui na grade curricular dos alunos das escolas públicas municipais o xadrez como disciplina educacional. Em 2013, foi aprovada a Lei 10.013/13 que dá ao município o título de Capital Estadual do Xadrez.

Assessoria de Comunicação/Sesport
Mariana Bolsoni