08/03/2012 10h08 - Atualizado em 05/05/2016 12h20

Técnica capixaba representa o Espírito Santo em curso internacional de ginástica

A treinadora Ana Cristina Medice é a única capixaba que participa, até o próximo sábado (10), do curso internacional de capacitação de ginástica rítmica. A Academia FIG Nível 3, como é chamado o curso, reúne técnicas brasileiras e estrangeiras, em Aracaju, Sergipe, e oferece atividades teóricas e práticas com o objetivo de nivelar o conhecimento da modalidade no mundo.


Drielly e Ana Cristina (à direita) comemoram as medalhas do Pan


Kiti, como é conhecida pelas alunas e colegas de profissão, é treinadora de Drielly Daltoé, que no ano passado conquistou três medalhas de ouro com o conjunto brasileiro durante os Jogos Pan-americanos de Guadalajara, no México. Professora e atleta trabalham juntas na sede da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport), em Bento Ferreira, onde fica o Centro de Treinamento da Ginástica Rítmica.

Além de Ana Cristina, Anna Danielyan, Camila Ferezin - treinadora do conjunto da seleção brasileira -, Anita Kleman, Maria Helena Kraeski, Josene Maria Coelho, Célia Paes Santos e Maria Cristina Vital representam o Brasil no curso.


Kiti (à esquerda) em momento de descontração


As aulas são ministradas por seis profissionais da ginástica mundial, apontados como importantes membros da Federação Internacional (FIG): Ignacio Grande (Espanha), Nadya Alexandrova (Grã-Bretanha), Lasse Harald Nettum (Noruega), Natalia Nikolaeva (Rússia) e o líder do curso, o canadense Hardy Fink.

"São professores excelentes, e o nível está muito elevado. É uma ótima oportunidade para adquirimos ainda mais conhecimentos que nos ajudem a trabalhar corretamente com nossas ginastas, desde a base", avaliou Maria Cristina Vital, coordenadora das seleções brasileiras de Ginástica Rítmica.

Além das brasileiras o curso ainda reúne as treinadoras Alejandra Dora Ramirez, Beatriz Martha Cortes e Graciela Pilar Valbuena, da Colômbia; Patricia Laura Rodriguez e Gerardo Velez Villareal, do México, além de Marly Rojas e Nieves Sansonetti, da Venezuela.

A Academia FIG Nível 3 de GR aborda temas como avaliação de forças biomecânicas e prevenção médica, além de psicologia do esporte, comandado pelo professor Newton Santos Vianna Junior, de Minas Gerais.

"A Academia FIG contribui para continuarmos padronizando a Ginástica Rítmica em todo o mundo. Assim, o desenvolvimento não acontece apenas em alguns países. Também é importante para que nossos treinadores estejam cada vez mais capacitados para realizar o trabalho, cumprindo normas e regulamentos da FIG", destacou a presidente da Confederação Brasileira (CBG), Luciene Resende.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesport
Júnior Costa
(27) 9901-9914
(27) 3235-7192
www.sesport.es.gov.br
assessoria.sesport@gmail.com
Twitter: @sesport
Orkut: Comunicação Sesport
Youtube: Sesport
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard