21/09/2009 18h23 - Atualizado em 05/05/2016 11h45

Sonho de Kleber Andrade será realizado no Estádio Estadual

No início da década de 70, Kleber Andrade, então presidente do Rio Branco Atlético Clube, idealizou um estádio de todos os clubes. Depois de sua morte, ainda durante a construção do estádio, a diretoria do clube decidiu batizar o estádio com seu nome. Nesta terça-feira (22), o Governo do Estado lançará o edital de licitação do novo Estádio Estadual Kleber Andrade. Com previsão de conclusão para 2013, o sonho de Kleber será concretizado: um estádio para todos os clubes e todos os capixabas.

Com essa ideia, Kleber visitou o Estádio Serra Dourada, um dos mais modernos do país na época. Voltou para Vitória com o objetivo de construir um estádio de todo o Espírito Santo. “Quando o Kleber chegou aqui, logo vendeu o Estádio Governador Bley, em Jucutuquara. A partir daí, adquirimos a área de Campo Grande, em Cariacica. Seria o primeiro passo para a realização do sonho de todo torcedor capixaba”, relembra Adalberto Lopes, ex-jogador e ex-técnico do Rio Branco.

Segundo Antônio César Andrade, filho de Kleber, a decisão de construção do novo estádio foi incentivada pela paixão pelo futebol. “Ele deu início à campanha ‘Vamos construir o estádio de todos os clubes capixabas’. O empreendedorismo dele levou o projeto para frente”, comenta.

Em dez anos de trabalho no Rio Branco Atlético Clube, oito na presidência e mais dois como vice, Kleber Andrade levou o time a vários campeonatos e a seis títulos, principalmente no campeonato capixaba. Para Adalberto Lopes, Kleber Andrade foi um grande motivador do esporte. “Ele conseguia agrupar todos do clube, não havia individualismo, cada um tinha seu espaço. Além disso, a determinação dele para construir o estádio era enorme”, disse.

Depois de sua morte, em 1978, o nome de identificação do estádio do Rio Branco recebeu o nome de Kleber Andrade, em sua homenagem. No mesmo ano, a equipe homenageou o ex-presidente com a conquista do título do Estadual. A taça levava o nome de Kleber Andrade. Em 07 de setembro de 1983, foi realizada a inauguração parcial do Estádio.

Em 2008, o Governo do Estado do Espírito Santo comprou o Estádio Kleber Andrade, do Rio Branco Atlético Clube, por R$ 6 milhões, com a mesma ideia de construir um espaço para todos os torcedores capixabas e para todos os clubes.

A solenidade de lançamento do edital será às 10 horas, no Palácio Anchieta, em Vitória. A reforma do estádio prevê uma estrutura para recepcionar 22 mil torcedores, com possibilidade de ampliação para 40 mil.

Informações técnicas:

O Estádio está localizado em Campo Grande, Cariacica. O valor da reforma foi orçado em R$ 99.039.483,93, com prazo de 20 meses para conclusão. O terreno tem 85.715,00 m² de extensão. A área de construção é de 38.017,78 m², e a obra abrangerá 5.407,76 m², totalizando 43.425,54 m² construídos.
O Estádio terá uma moderna arena multi-uso, que poderá ser palco de grandes eventos, jogos de futebol, competições de atletismo – será a primeira pista oficial do Espírito Santo – e atividades educacionais, comunitárias e sociais. Os autores do projeto pensaram num espaço “verde”, que valorize o meio ambiente evitando desperdícios, com reutilização da água proveniente das chuvas e aproveitamento da luz solar. Além disso, cinco quadras poliesportivas ao redor do estádio já estão no projeto. O Estádio terá ainda o Edifício Educativo, que abrigará inúmeras atividades sociais, geridas em parcerias com a Prefeitura de Cariacica.

Sobre a licitação: Licitação será concluída em dois meses

O Instituto de Obras Públicas do Espírito Santo (Iopes), órgão responsável pela realização do processo licitatório e pelo gerenciamento da obra, lançou um hot site (pequeno site criado com um tema específico) sobre o Estádio Kleber Andrade. Nele, os interessados terão acesso às principais informações do projeto, imagens, um vídeo com a maquete eletrônica em 3D, além de um link para a página da licitação do empreendimento. O hotsite poderá ser acessado a partir de um banner na capa do portal do Iopes (www.iopes.es.gov.br).

A concorrência pública que objetiva contratar a empresa que vai realizar a obra será pelo regime de execução empreitada por preço unitário, do tipo menor preço. Este processo deverá estar concluído até o início de dezembro, quando a empresa vencedora poderá receber a ordem de serviço para iniciar as obras. O aviso de publicação do edital será veiculado nesta quarta (23) nos jornais A Gazeta, A Tribuna, Folha de São Paulo, além do Diário Oficial do Estado. O edital na íntegra poderá ser retirado gratuitamente no portal do Iopes.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iopes
Bernardo Aguirre
27 3320-8505/9972-5862
bernardoaguirre@iopes.es.gov.br

Assessoria de Comunicação da Sesport
Filipe Calmon
(27) 3314.3526/ 9901.9914
assessoria.sesport@gmail.com
Texto: Mariana Machado
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard