04/12/2009 15h59 - Atualizado em 05/05/2016 11h50

Sesport promove curso de capacitação para árbitros em Afonso Claudio

O apito inicial do curso de arbitragem de Afonso Claudio foi dado no final da tarde desta quinta-feira (03), pela Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport). O curso agitou a cidade e levou para a Câmara Municipal muitos profissionais do apito que comandam os campeonatos amadores da região. Homens e mulheres se reuniram para ouvir com atenção as primeiras palavras do professor Wallace Nascimento Valente, árbitro capixaba que já foi escalado 12 vezes para trabalhar no Campeonato Brasileiro de 2009.

O secretário Luciano Rezende foi convidado para abrir o curso de duas semanas e ressaltou que as atividades irão qualificar os árbitros e assistentes da região para competições regionais, estaduais e por que não, nacionais e internacionais, já que o Brasil vai sediar a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.

“Esse curso é muito importante para qualificar os árbitros aqui de Afonso Claudio. Teremos dois grandes eventos no Brasil e poderemos ter uma arbitragem local arbitrando” disse o secretário.

O professor Valente, em seu discurso inaugural, agradeceu a estrutura montada pela Sesport para que o curso fosse realizado, focando a qualificação da arbitragem capixaba. “Em primeiro lugar quero fazer um agradecimento em público e em nome de todo o quadro de arbitragem do Estado. Pela primeira vez, alguma entidade está se preocupando com a qualificação dos árbitros. Vemos verbas da FIFA e também da CBF e ninguém se preocupava em passar o conhecimento para os árbitros, mas a Sesport fez diferente e isso precisa ser reconhecido”, discursou.

E o curso, segundo Valente, é o mais completo e qualificado que existe no planeta bola. “É um curso mais completo e atual que a FIFA dispõe e vamos rodar em todos os municípios do Espírito Santo, apresentando esse curso com o objetivo de melhorar a qualidade da arbitragem capixaba. O Estado do Espírito Santo está numa nova etapa, o estádio Kleber Andrade vem aí e nós temos que começar a nos capacitar para estarmos em um nível bom e, assim, ocuparmos um lugar de destaque no cenário nacional”, ressalta.

A qualificação da arbitragem está cada vez mais sendo testada e colocada em xeque, segundo o professor. Ele lembrou que na última vez que esteve no estádio Beira Rio, campo do Internacional de Porto Alegre, a quantidade de câmeras de TVs ao redor do gramado foi surpreendente.

“Um dia desses no estádio do Internacional, fazendo um jogo, fiz questão de contar 28 câmeras. É complicado porque você não tem condições de ver tudo, mas hoje você tem que entrar em campo preparado o suficiente para errar o mínimo possível. A responsabilidade do árbitro dentro de campo é muito grande e vamos fazer o melhor possível para ajudar na formação de novos árbitros, para que a nova geração seja melhor do que a de hoje” encerrou Wallace Valente.

Site: www.sesport.es.gov.br