28/04/2009 08h00 - Atualizado em 05/05/2016 11h41

Sesport inova ao realizar o primeiro planejamento estratégico

O primeiro planejamento estratégico da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport) foi realizado de forma inovadora. O primeiro dia do seminário foi reservado para que a sociedade pudesse participar ativamente das decisões que irão nortear a política pública de esportes e lazer para os próximos anos no Espírito Santo. O trabalho foi realizado, entre os dias 27 e 29 de abril, no Centro de Convenções de Vitória, e será divulgado nos próximos dias no formato de uma Carta Compromisso.

Aproximadamente 300 pessoas, entre representantes de clubes sociais, equipes esportivas, federações, prefeituras, secretarias municipais de Esporte, associações, atletas de alto rendimento, atletas do paradesporto e cidadãos interessados no desenvolvimento do esporte no Espírito Santo, estiveram presentes e puderam opinar e debater sobre os deveres da Sesport. “Ouvir a população antes de definir as tarefas do gestor público foi uma experiência que adquiri no Poder Legislativo, onde estive presente por quatro mandatos”, explica Luciano Rezende.

Para ele, “o objetivo desta reunião foi evitar que nós, da Secretaria, disséssemos à sociedade o que ela está querendo e precisando segundo somente a nossa visão. Ouvindo a todos, maximizamos a satisfação ao interesse social e diminuímos a possibilidade do erro”, diz Luciano.

Para o coordenador do trabalho, Noaldo Dantas, a organização do primeiro dia do evento foi impecável. “Ouvir a população antes de definir a política pública que servirá à ela é uma forma inovadora, democrática e participativa de realizar um planejamento estratégico”, avalia o engenheiro, professor e mestre em Eletrônica, com mais de 20 anos de experiência na realização de planejamentos estratégicos.

Érica Oliveira, de 50 anos, esteve presente durante este dia. “Eu vim participar por causa da minha filha que é corredora. Fiquei o dia inteiro e pude ouvir muitas boas idéias que poderão ajudar o esportista em geral. Espero que fique mais fácil praticar esporte e que os atletas tenham mais apoio”, disse a artesã, moradora de Vila Velha.

Para Leonardo Zanotelli, servidor da Sesport, participar diretamente do processo de decisão das políticas públicas do esporte foi algo diferente. “Todos que estiveram presentes, tiveram a oportunidade de se manifestar e participar ativamente dessas decisões, disse.

Filipe Calmon
(27) 3314.3526/ 9901.9914