26/03/2012 09h49 - Atualizado em 05/05/2016 12h21

Sesport e COB capacitam profissionais do esporte capixaba

Começou nesta segunda-feira (26) e se estenderá até a próxima sexta-feira (30) o curso de capacitação para gestores, treinadores, profissionais de educação física e agentes envolvidos na administração do esporte do Espírito Santo, oferecido pela Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport) e o Comitê Olímpico Brasileiro (COB), por meio do Instituto Olímpico Brasileiro (IOB).

O curso tem como objetivo fornecer conhecimento aos alunos para o gerenciamento das organizações esportivas que promovem o esporte de alto rendimento no Espírito Santo e também no Brasil, e tem sido oferecido em parceria com diversas entidades nacionais.

Clique aqui para ampliar!

Assim como técnicos esportivos que trabalham no dia a dia com a administração do esporte capixaba, também participam do curso os representantes das instalações capixabas que foram selecionadas para o Guia de Opções de Treinamento do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, assim como representantes das entidades que organizam os esportes olímpicos no Espírito Santo.

Na cerimônia de abertura da capacitação o secretário de Estado de Esportes e Lazer Vandinho Leite voltou a afirmar que um dos principais objetivos com o curso é começar a capacitar os agentes esportivos do Estado para que eles estejam inseridos na "década do esporte no Brasil”.

Clique aqui para ampliar!

Além disso, Vandinho Leite ressaltou que todo o movimento olímpico que for feito agora deixará um legado aos capixabas. "O curso antecipa o que já vínhamos pontuado há muito tempo, que é o legado que queremos deixar para o esporte do Espírito Santo. Legado, que tem sido o nosso discurso e o nosso objetivo, reconhecido não só dentro do Estado, mas pelos profissionais dos Comitês da Austrália e da Grã-Bretanha que visitaram o Espírito Santo recentemente para vistoriar as instalações capixabas, visando o período de preparação para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016", pontuou o secretário.

Clique aqui para ampliar!

O general Augusto Heleno, superintendente do Instituto Olímpico Brasileiro, disse que um dos principais desafios que o esporte olímpico brasileiro tem nos próximos anos é a profissionalização dos agentes envolvidos no gerenciamento do esporte formador e de alto rendimento do Brasil.

"Esse é um grande desafio que nós temos, porque nossa meta e do Comitê Olímpico Brasileiro é fazer do Brasil a 10ª potência esportiva do mundo nos Jogos Olímpicos do Rio, em 2016. Não é nada impossível, é um trabalho muito difícil, vamos depender de todos que estão envolvidos com o esporte, porque todos precisam desempenhar seu papel neste momento, desde o professor de educação física até o treinador de alto rendimento. Estamos vendo o cometa do esporte passar e temos que nos agarrar a ele e mudar completamente o panorama esportivo brasileiro", ressaltou o general Heleno.

Clique aqui para ampliar!

"Quando nos perguntavam se o esporte do Espírito Santo pode um dia se tornar potência sempre dizíamos que sim, mas que para isso era preciso capacitação. Com essa parceria entre o Governo do Estado e o COB, abandonamos o discurso para contribuir com o esporte do Estado. Continuamos oferecendo condições para que os dirigentes se capacitem e se profissionalizem, mas é preciso que eles também queiram passar por essa profissionalização", acrescentou Vandinho.

Na próxima quinta-feira (29), ainda como parte da capacitação, o secretário Vandinho Leite falará sobre o Estado do Espírito Santo e as realizações de um ciclo olímpico, quando vai apresentar o projeto capixaba para inserir o Estado nesse novo momento esportivo mundial.

As aulas seguem até o dia 30 de março das 9 às 18 horas, no auditório da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport), em Bento Ferreira, Vitória.

Lista de Classificados