19/06/2009 13h00 - Atualizado em 05/05/2016 11h42

Sesport discute propostas de incentivo ao esporte em Ibiraçu e João Neiva

O secretário estadual de Esportes e Lazer, Luciano Rezende, se reuniu, na manhã desta sexta-feira (19), com a prefeita de Ibiraçu, Naciene Modenesi Vicente, e o prefeito de João Neiva, Luiz Carlos Peruchi, para discutir incentivos ao esporte na região. Foram visitadas áreas que poderão receber recursos do Governo do Estado e apresentados projetos da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport).

Segundo Luciano Rezende, o contato com o interior é fundamental para que a função de gestor da Secretaria seja cumprida com êxito. “Conhecer de perto as necessidades dos municípios do interior faz toda a diferença. Pretendo levar os projetos e os recursos da Sesport à todos os 78 municípios do Estado e de forma homogênia”, destaca.

“Ficamos muito felizes com a interação do secretário que nós traz, além de projetos e ações, o encorajamento e a força para investirmos no esporte, que favorece a auto-estima e a qualidade de vida do cidadão, melhorando a saúde e o bem-estar”, argumenta Naciene.

Para o prefeito de João Neiva, a parceria com o Governo do Estado é vital devido ao tamanho da arrecadação do município. “Somos uma cidade de pequeno porte e necessitamos de recursos do Estado e do Governo Federal. A vinda do Luciano Rezende contribui muito para o desenvolvimento do esporte no município. Vamos checar as nossas possibilidades e protocolar os projetos na Sesport. Precisamos melhorar as áreas de lazer ocupadas pelos nossos jovens”, afirma Luiz Carlos Peruchi.

Bocha

Os prefeitos e o secretário, em Ibiraçu, juntamente com lideranças locais, o presidente da Federação de Bocha do Estado, Milton Dalfior, o monge zen budista Daiju Bitti e a deputada estadual Luzia Toledo, também debateram sobre o incentivo à prática e construção de canchas de bocha no Estado.

Para o secretário Luciano Rezende, o jogo de bocha deverá ser um projeto específico dentro da Sesport. “Ouvimos a solicitação e passamos algumas instruções. Basta agora que os responsáveis encaminhem o projeto à Sesport para que seja tramitado o processo. A bola está com eles agora”, disse.

“O jogo de bocha faz parte da tradição no Estado. Possui um apelo cultural inclusive na confecção artesanal das pistas, conhecimento herdado dos imigrantes italianos”, explica o líder religioso.

Segundo o presidente da Federação da modalidade, o maior desejo dos praticantes é que seja confeccionada uma pista de padrão profissional. “As canchas que temos no Estado não podem receber uma competição nacional”, explica.

Para a deputada estadual, o assunto possui um grande apelo entre os descendentes de italianos e idosos no interior do Estado. “Daremos uma atenção especial à bocha. Levarei este assunto também ao plenário”, afirma.

Filipe Calmon
(27) 3314.3526/ 9901.9914