12/03/2010 15h31 - Atualizado em 05/05/2016 11h51

Sesport assina convênios do projeto Campo Bom de Bola com 13 municípios

O primeiro passo para a construção das primeiras unidades do projeto Campo Bom de Bola foi dado na tarde desta quinta-feira (11), com a assinatura de convênios entre o Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport), com as prefeituras de Guaçuí, Mimoso do Sul, Atílio Vivácqua, Bom Jesus do Norte, Castelo e Vargem Alta. No dia anterior, o documento foi assinado com Muniz Freire, Laranja da Terra, Ibatiba, Conceição do Castelo, Iúna, Irupi e Venda Nova do Imigrante.

Os convênios têm como objetivo a construção de campos de futebol soçaite, equipados com alambrado e iluminação. Ao todo, o Governo do Estado autorizou a instalação de 80 unidades, nos 78 municípios do Espírito Santo.

O secretário de Esportes e Lazer, Luciano Rezende, explicou a importância da construção dos campos em todo o Estado. De acordo com ele, os campos de gramado sintético são inclusivos, enquanto a grama natural precisa de descanso para sua recuperação.

“Além de proporcionar atividades 24 horas durante todos os dias da semana, a grama sintética evita lesões, por exemplo. Estamos assinando esses convênios para proporcionar às cidades do interior as mesmas condições que oferecemos à Grande Vitória. Precisamos oferecer qualidade de vida e lazer aos trabalhadores rurais, que ao longo da semana trabalham na lavoura e em outras atividades, mas que nos finais de semana precisam bater sua bola, ter seu momento de lazer”, contou.

Na avaliação do prefeito de Muniz Freire, Ezanilton Delson de Oliveira, a parceria entre o Governo do Estado e as prefeituras foi fundamental para os investimentos nas áreas de esporte e lazer, pelo interior do Estado. “O município de Muniz Freire, por exemplo, não tinha condições financeiras para que a área esportiva fosse bem desenvolvida. E agoa com esse investimento do Governo do Estado, proporcionado pela Sesport é possível que a prática esportiva se desenvolva”, disse.

No município além de uma unidade do Campo Bom de Bola, a Sesport ainda autorizou a implantação de mais um núcleo do projeto de inclusão social, Campeões de Futuro, que envolve crianças de 7 a 17 anos, em 12 modalidades esportivas.

“Nós buscamso trabalhar com a prevenção e esses investimentos vêm casar muito bem com a politica que estamos desenvolvendo, que é a mesma do Governo do Estado, usando esporte e o lazer na prevenção de doenças e também afastando crianças e jovens do risco social”, completou o prefeito.

Segundo Luciano Rezende, o objetivo é construir, durante o ano de 2010, campos de futebol society com grama sintética, alambrado e iluminação, com a finalidade de proporcionar lazer, integração e saúde aos cidadãos de todas as idades e diferentes classes sociais.

Os campos de grama sintética possuem baixo custo de manutenção e permitem que muitas pessoas o utilizem por mais tempo, diferente do gramado natural, que precisa de cuidados maiores e um tempo de recuperação mais prolongado. “Então, além de ser um Campo Bom de Bola, ele possibilita um maior número de times jogando todos os dias da semana”, destacou Luciano Rezende.

Para facilitar o processo de construção dos campos de futebol society, a Sesport organizou uma cartilha que já vem com a documentação técnica necessária para formalizar os convênios. A cartilha pontua cada passo que deverá ser dado pelos municípios para garantir a construção dos campos, como, por exemplo: o plano de trabalho, a planilha orçamentária, o cronograma físico financeiro, a planta baixa e o memorial descritivo e de cálculo.

Os recursos para a implantação dos campos nas 78 Cidades capixabas são provenientes do Governo do Estado. A expectativa é que cada campo custe, em média, R$ 180.000,00 dependendo da localidade.

Site: www.sesport.es.gov.br