22/06/2012 04h49 - Atualizado em 05/05/2016 12h57

Seleção Olímpica Feminina de Handebol começa a preparação para Londres no Espírito Santo

A Seleção Brasileira de handebol feminino realizou o primeiro trabalho em solo capixaba na manhã desta quinta-feira (21) já se preparando para o amistoso internacional contra a seleção de Cuba, no próximo sábado (23), às 10 horas, no ginásio Tancredão, em Vitória. O amistoso será o antepenúltimo compromisso da seleção antes do embarque para Londres, onde vão disputar as Olimpíadas em agosto. O amistoso internacional Brasil x Cuba é promovido pelo Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport) e a Confederação Brasileira de Handebol (CBHB).

O trabalho realizado na academia Ponto 1, em Vila Velha, envolveu todas as jogadoras da Seleção Brasileira, incluindo a capixaba Alexandra Nascimento que não escondeu a ansiedade para disputar seu primeiro jogo oficial com a camisa do Brasil em casa.

"As outras vezes que a seleção jogou no Espírito Santo não fui liberada pelo meu clube porque estava jogando a Liga dos Campeões e o coração ficava apertado por não poder jogar. Agora com a confirmação do jogo aqui no Estado eu estou tentando me controlar, porque estamos concentradas nesta fase de preparação para as Olimpíadas, mas não dá pra conter o tempo todo", contou a jogadora.



"Nós aprendemos a controlar essa ansiedade com os anos de profissão. Agora é um pouquinho mais difícil porque estou no Estado que cresci, com meus amigos e família assistindo, mas quando o jogo começar vamos nos concentrar para fazer um bom amistoso e um bom espetáculo para quem estiver no ginásio. Mas já sei que terá hora que não vou consegui me segurar e estou preparada para essa emoção", completou.

Depois de uma série de amistosos na Europa a Seleção Brasileira começa a caminhada para os Jogos Olímpicos de Londres no Espírito Santo. Depois de Vitória, a cidade de São Luís, no Maranhão, receberá as duas seleções para mais dois jogos amistosos, nos dias 27 e 29.

E o fato do antepenúltimo compromisso antes de Londres ser em casa motiva ainda mais a ponta direita, que volta ao Espírito Santo como um dos destaques da Seleção Brasileira e do handebol nacional.


Alexandra (de verde) faz marcação dura nos treinos


"Para o grupo essa preparação em casa é muito importante porque vamos receber muita energia positiva antes dos jogos, e começar a recepção dessa energia aqui no Espírito Santo é ainda mais importante não só pra mim, porque sou daqui, mas para todas nós”, disse a capixaba.

A jogadora afirmou ainda que o quinto lugar no Campeonato Mundial no ano passado, realizado em São Paulo e a conquista dos Jogos Pan-americanos de Guadalajara, no México, também em 2011 credencia a Seleção Brasileira a brigar por uma medalha em Londres. Questionada sobre os objetivos do grupo e pessoal, Alexandra foi muito clara.

“A meta da seleção e fazer todos os jogos da melhor maneira possível e batalhar muito para conquistar uma medalha. E a minha meta é ajudar a seleção no que for possível para que possamos trazer uma medalha para o Brasil”, confirmou.

Mas conquistar esse objetivo a atleta sabe que a seleção terá um caminho árduo pela frente. Isso porque o grupo do Brasil nas Olimpíadas Rússia, Montenegro, Angola e as anfitriãs. Mesmo caindo no tão temido “grupo da morte”, Alexandra garante que o grupo sabe do potencial que possui para brigar pela medalha olímpica, mas sabe que ninguém pode ser considerado adversário fraco. "Em Londres, todos os oponentes são fortes em nosso grupo: Rússia, Montenegro, Angola e, é claro, o time da casa. Porém, o nosso maior adversário somos nós mesmas. Nosso lema é jogar respeitando todos os adversários e impondo nosso jogo".

Programação

Sexta-feira (22)
8h45 às 9h30 - visita aos Colégios Castro Alves (Cariacica) e Jairo de Matos (São Torquato)
10 às 12h - treino no ginásio Tancredão
16h às 18h - treino no ginásio Tancredão

Sábado (23)
10h - Brasil x Cuba

Elenco do Brasil:

Goleiras - Bárbara Arenhart (Hyppo/Áustria), Chana Masson (Randers HK S/A/Dinamarca), Mayssa Pessoa (Issy Paris Hand/França)
Armadoras-direita - Deonise Cavaleiro (Itxaco/Espanha), Francine Cararo (Hyppo), Silvia Helena (Toulon/França)
Armadoras-esquerda - Eduarda Amorim, a Duda (Gyori Audi Eto/Hungria), Jaqueline Anastacio (Gjovik/Noruega) e Moniky Karla Novais Bancilon (ADC Metodista/São Bernardo)
Central - Ana Paula Rodrigues (Hyppo) e Mayara Fier (Mios Biganos Handball/França)
Pontas-direita - Alexandra Nascimento (Hyppo), Jéssica Quintino (Blumenau/Furb)
Pontas-esquerda - Dayane Pires da Rocha (ADC Metodista/São Bernardo), Fernanda França da Silva (Hyppo), Samira Rocha (Hyppo)
Pivô - Daniela Piedade (Hyppo) e Fabiana Diniz, a Dara (Bera Bera/Espanha)

Comissão técnica:
Supervisora: Rita de Cassia Orsi
Técnico: Morten Soubak
Assistente Técnico: Alex Aprile
Preparador Físico: César Augusto Parreira
Médico: Leandro Gregorut Lima
Fisioterapeuta: Maria Rita Cardoso Gomes
Psicóloga: Alessandra Dutra
Diretor de Seleções: Vitor Domingos Martinez

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesport
Júnior Costa
(27) 9901-9914
(27) 3235-7192
www.sesport.es.gov.br
assessoria.sesport@gmail.com
Twitter: @sesport
Orkut: Comunicação Sesport
Youtube: Sesport
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard