24/06/2012 12h09 - Atualizado em 05/05/2016 12h57

Seleção Brasileira de Handebol vence Cuba no Tancredão

A Seleção Brasileira de handebol feminino se despediu do torcedor capixaba com vitória sobre a Seleção de Cuba pelo placar de 40 a 28, na manhã desse sábado (23), em seu antepenúltimo compromisso antes do embarque da delegação para os Jogos Olímpicos de Londres. As duas equipes voltarão a se enfrentar outras duas vezes, agora no Maranhão, nos próximos dias 27 e 28.

Com o ginásio do Tancredão lotado, com mais de 2,5 mil pessoas, a seleção não encontrou seu melhor handebol, mas mesmo errando em momentos decisivos do jogo e tendo na defesa o seu ponto fraco em alguns momentos, venceu o jogo sem maiores dificuldades.

Uma das mais ovacionadas pela torcida, que fez grande festa para receber a seleção olímpica em Vitória e, principalmente no jogo, a goleira Chana disse que o amistoso serviu por dois motivos: “O jogo serviu para que possamos encontrar nossos erros. A nossa defesa hoje falhou muito. Estamos travadas, mas não podemos achar desculpas por nossos momentos de erros. Mas essa energia toda que recebemos hoje foi sensacional e com certeza, vamos levar para Londres conosco”, disse.

A principal estrela dessa passagem da Seleção Brasileira pelo Espírito Santo foi a capixaba Alexandra Nascimento. Após 11 anos, a jogadora estreou em casa com a camisa verde e amarela e não desapontou nem o público e muito menos a família e os alunos da Escola Juiz Jairo de Mattos, a primeira escola da jogadora.

“É gratificante demais passar por aqui antes de brigarmos por uma medalha olímpica. Nosso objetivo será difícil, mas essa festa nos move e nos faz acreditar que escolhemos a profissão certa e que vamos com uma energia extra para os jogos que serão contra grandes adversários”, disse.

A jogadora passou a ser capixaba de coração, quando, aos cinco anos, veio de Limeira (SP) para o Espírito Santo com a família.

Na apresentação das equipes, antes de a bola rolar, Alexandra teve o nome gritado e ovacionado arrepiando a experiente jogadora que há 11 anos serve à Seleção Brasileira de Handebol. “Depois do primeiro gol me soltei. Estava muito ansiosa para esse momento. Muita coisa passou por minha cabeça, mas estou muito orgulhosa. Faria tudo de novo para viver essa sensação”, contou.

O treinador da seleção, o dinamarquês Morten Soubak, ficou impressionado com o grande público que vibrou com as meninas a cada arremesso e que moveu a defesa a cada ataque das cubanas. “Vamos levar esse sentimento conosco. É muito importante recebermos essa energia. Estamos muito orgulhosos de estarmos aqui com a Seleção Brasileira”, acrescentou.

Homenagem

Após o apito final da arbitragem, o público permaneceu no ginásio e de pé viu o atual elenco do Brasil homenagear a ex-jogadora Aline Chicória. A jogadora vestiu a camisa da Seleção Brasileira por 12 anos e é uma das maiores artilheiras da história da seleção.

Chicória ouviu a torcida aplaudi-la de pé e ainda teve o nome gritado pelos torcedores. Ao pé do ouvido das antigas companheiras de treinos e jogos, a ex-atleta confidenciou: “Muito obrigado pelo reconhecimento, mas agora está bom, ou vou chorar”.

Centro Regional de Formação

Antes do jogo o secretário de Estado de Esportes e Lazer Vandinho Leite e o presidente da Confederação Brasileira de Handebol, Manoel Luiz Oliveira, revelaram ao público o que estava por de trás do jogo amistoso entre as duas equipes.

O Espírito Santo terá um dos cinco Centros Regionais de formação de atletas do handebol brasileiro, visando aos Jogos Olímpicos Rio 2016. Ambos apresentaram o responsável pela missão de tornar os capixabas os novos talentos das seleções masculina e feminina de handebol do Brasil.

Ivan Bruno Maziero, mais conhecido pelo apelido de Macarrão, é ex-jogador da Seleção Brasileira. Atual técnico das seleções de base do Brasil, Macarrão possui um vasto currículo. Entre as conquistas estão Octacampeão da Liga Nacional, seis títulos dos jogos abertos de São Paulo, três títulos jogos abertos de Santa Catariana.

Mas os maiores destaque do currículo do ex-atleta sãs as participações nos Jogos Olímpicos de Barcelona 1992, Atlanta 1996 e Atenas 2004, nos Pan-Americanos de Cuba 1991 e Argentina 1995 e nos Mundiais da Islândia 1995, Japão 1997 e França 2002.

“Vamos fazer com que o Espírito Santo respire ainda mais o handebol. Hoje, temos escolas que já promovem o handebol e formam grandes jogadores e objetivo do Centro Regional é trazer esses atletas, lapidá-los e abastecer as seleções principais que trabalharão no Centro Nacional, em São Paulo. Com esse trabalho, com nosso empenho, com a parceria entre Governo do Espírito Santo e a Confederação Brasileira de Handebol e a experiência do Macarrão, o Espírito Santo será um dos maiores polos de handebol do Brasil”, destacou o secretário Vandinho Leite.