02/10/2009 15h14 - Atualizado em 05/05/2016 11h46

Secretário de Esportes afirma que Brasil se transformará no país do esporte com Olimpíadas no Rio

O presidente do Comitê Olímpico Internacional, Jacques Rogge, divulgou, no início da tarde desta sexta-feira (02), a vitória do Rio de Janeiro para sediar as Olimpíadas de 2016. Em meio às explosões de alegria, o secretário Estadual de Esportes, Luciano Rezende, falou sobre os investimentos na área.

“A partir de agora, a imagem do Brasil e do Esporte andarão juntas, pois teremos em 2013 a Copa das Confederações, em 2014 a Copa do Mundo de Futebol e, em 2016, as Olimpíadas no Rio de Janeiro. Nós iremos reunir a comunidade esportiva e a sociedade para melhor aproveitar este período”, disse Rezende.

No Brasil, a tendência é que os recursos investidos no Esporte aumentem em virtude das Olimpíadas, ressalta Luciano Rezende. “A iniciativa privada vai se sentir mais à vontade para investir no esporte, pois sabe que terá retorno de investimentos. Os órgãos públicos também. E nós, no Espírito Santo, estamos no caminho certo, pois nossos projetos têm em sua raiz o jovem, que será o futuro atleta e que poderá trazer vitórias para o Estado e para o país”.

As Olimpíadas Escolares são uma mostra destes projetos, pois os alunos que hoje participam das competições são aqueles que terão idade para representar o país em 2016. Por exemplo: a capixaba de Vitória Carolina Bilich, que hoje tem 14 anos, conquistou cinco medalhas de ouro e quebrou cinco recordes das Olimpíadas Escolares Infantis em Poços de Caldas, Minas Gerais. Outro exemplo é José Paulo Júnior, 14 anos, também de Vitória, campeão do peso-pesado no judô, vencendo todas as lutas por ippon (pontuação máxima do judô)

A Sesport, além de apoiar o esporte com ações e parcerias em todo o Estado, também tem trabalhado para a reformulação e ampliação física dos centros esportivos. O Estádio Estadual Kleber Andrade, adquirido pelo Governo do Estado é prova disso.

Localizado em Cariacica, terá capacidade inicial para receber 22 mil espectadores, com a possibilidade de ampliação para 40 mil pessoas. A intenção é fazer do Estádio Estadual Kleber Andrade uma moderna arena multi-uso, que poderá ser palco de grandes eventos, jogos de futebol, competições de atletismo – será a primeira pista oficial do Espírito Santo – e atividades educacionais, comunitárias e sociais.

Além disso, há projetos de reforma na própria sede da Sesport, em Bento Ferreira, Vitória, que já conta com quadras para disputas de diversas modalidades esportivas. Estão previstas obras de construção de dois novos ginásios: o de lutas e o da ginástica rítmica e artística. Mais três quadras de areia para voleibol e estacionamentos também serão construídos.

“Esperamos que, com as nossas parcerias com entidades e profissionais ligados ao esporte, o investimento na construção e reformulação dos nossos centros esportivos, além do apoio que damos aos nossos jovens e futuros atletas, possamos contribuir para esse grande evento que nos espera em 2016, quem sabe até com atletas capixabas no lugar mais alto do pódio,” concluiu Luciano Rezende.

O Brasil lutava há mais de uma década pelo direito de sediar os Jogos. Antes dos Jogos de 2016, o Rio de Janeiro concorreu para as olimpíadas de 2004 e 2012, mas foi derrotada por Atenas e Londres, respectivamente. Um dos pontos positivos para a vitória do Brasil foi o fato dos jogos nunca terem sidos realizados na América do Sul.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesport
Filipe Calmon
(27) 9901.9914 / 3314.3526
assessoria.sesport@gmail.com
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard