20/03/2012 15h52 - Atualizado em 05/05/2016 12h21

Projeto olímpico capixaba surpreende membros do Comitê Olímpico Britânico

"O caminho ainda não terminou e temos algumas visitas técnicas para realizar, mas é possível que tenhamos encontrado nosso local para treinamento antes dos Jogos do Rio de Janeiro", disse o diretor de jogos e serviços do Comitê Olímpico Britânico, Mark England ao concluir a visita de trabalho que ele e a gerente de jogos e serviços Tanya Harris realizaram no Espírito Santo nos últimos dois dias. Eles vieram conhecer os centros de treinamentos capixabas.

Eles foram recepcionados pelo secretário de Estado de Esportes e Lazer Vandinho Leite, e apresentados às nove instalações esportivas cadastradas pelo Espírito Santo - e aprovadas pelo Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 - para serem locais de treinamento para o período Pré-Jogos.

Os investimentos realizados pelo Governo do Espírito Santo e também pelos clubes privados, parceiros no projeto capixaba, causaram boas impressões aos britânicos que foram acompanhados durante todo o período da visita por uma equipe técnica da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport).



A chegada ao Estado dos representantes do Comitê Olímpico Britânico Mark England e Tanya Harris, e da representante do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) Carolina Silva, ocorreu no final da manhã desta segunda-feira (19).

Munidos de informações técnicas de cada instalação aprovada o trio vistoriou, com exceção do Estádio Estadual Kleber Andrade, todas as demais opções para treinamento de suas equipes.


Mark fotografa do Álvares Cabral


Representantes do Iate Clube do Espírito Santo, Clube Ítalo Brasileiro, Universidade Federal do Espírito Santo, Clube Álvares Cabral, Ginásio Jones dos Santos Neves, Associação Esportiva e Recreativa Tubarão (AERT) e Estação Conhecimento Vale, passaram por uma verdadeira sabatina pelos britânicos, que queriam saber todos os detalhes a cerca da candidatura para ser sede treinamento, e das especificações técnicas de cada instalação.


Mark e Tanya visitam a sede da Sesport


"As Olimpíadas do Rio de Janeiro em 2016, será logo após as Olimpíadas de Londres, neste ano, e essa é uma grande responsabilidade para nós. Estamos exigindo muito de todas as opções de Centros de Treinamentos, solicitando diversas informações. Gostamos muito do que vimos no Espírito Santo, que possuem qualidade extrema. Estamos muito impressionados com tudo o que vimos, com o profissionalismo da recepção, da equipe técnica, com todo o suporte que nos foi dado", frisou o diretor de jogos e serviços do Comitê Olímpico Britânico, Mark England.

O vice-governador Givaldo Vieira salientou que o Estado se organiza para receber delegações, que se prepararão para a disputa das Olimpíadas no Rio em 2016, mas também oferecerá condições para promover uma transformação na prática do esporte no Espírito Santo.


Mark fotografa do Álvares Cabral


“A eventual presença da delegação britânica no Estado ajudará a aperfeiçoar a estratégia de apoio ao esporte profissional e aos atletas capixabas de alto rendimento. O Governo quer incrementar a cultura do esporte em todos os municípios e profissionais qualificados, como os que disputarão os Jogos, se tornarão referências de treinamento, disciplina e desempenho para os nossos futuros atletas”, afirmou.

Givaldo Vieira ainda reforçou o compromisso do Executivo Estadual em garantir qualidade no deslocamento, bem-estar e segurança da delegação. “Além de o Estado se preparar para receber equipes, por meio das obras nos centros de treinamento que estão a todo vapor, o Governo reafirma a garantia de segurança, mobilidade dos competidores e também poderá adaptar as instalações para a vinda da delegação britânica, de acordo com o que for proposto pelo Comitê Britânico”, concluiu.

Para o secretário Vandinho Leite o interesse do Comitê Olímpico Britânico em conhecer o Espírito Santo, e as instalações capixabas, já demonstra que o Estado está no rumo certo, com investimentos necessários e com políticas internacionais para que o projeto capixaba se concretize.

"É importante frisar que fomos procurados pelos britânicos, que reconheceram nossos esforços, conheceram nossas instalações esportivas e nossos projetos para fazer o Espírito Santo um local de treinamento, e acima disso, um centro de formação de atletas de alto rendimento. Fui questionado pelo Mark porque realizar tantos investimentos se não temos garantia que eles realmente virão treinar no Espírito Santo. Disse a ele que estamos investindo pensando em um legado que queremos deixar para o esporte capixaba, e para os milhares de capixabas que hoje fazem parte dos nossos projetos sociais e que poderão ser atletas de alto rendimento no futuro. E voltei a afirmar que os Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio não será o fim, mas o início de uma nova realidade para nosso esporte", revelou Vandinho.

Conheça o perfil das instalações aprovadas:

Centro de Treinamento Jayme Navarro de Carvalho


Clique aqui para ampliar!


A construção é de responsabilidade do Governo do Espírito Santo e está em andamento. Com investimento de R$ 6,5 milhões o objetivo é tornar o local um centro de excelência na formação de atletas visando os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016, assim como abrigar seleções para o treinamento Pré-Jogos Olímpicos e Paralímpicos.

Após a conclusão da obra, a estrutura contará com quatro ginásios (um de lutas, um de ginástica rítmica e artística e dois poliesportivos), duas quadras de vôlei de praia, centro médico, parque aquático (para treinamentos de natação, pólo aquático e nado sincronizado) e academia aparelhada.

Além disso, a estrutura terá ainda ampla área de apoio, com sala de reunião/conferência, multimídia, condicionamento físico e musculação. Todos na instalação esportiva. Estacionamento para ambulância e mais 80 veículos.

Estádio Estadual Kleber Andrade


Clique aqui para ampliar!


Também é um importante investimento do Governo do Espírito Santo. Trata-se do primeiro estádio estadual. A infraestrutura esportiva contará com investimento de aproximadamente R$ 100 milhões com recursos estaduais para construir a mais moderna arena esportiva multiuso do Estado.

No espaço de mais de 43 mil m² a arena contará com o estádio para 23 mil pessoas sentadas, pista de atletismo oficial atendendo a todas as exigências da Confederação Internacional de Atletismo, edifício educacional para formação de atletas e cidadãos, rampas de acessos e elevadores para pessoas com deficiência, vinte cabines de imprensa, vestiários personalizados para atletas (do sexo masculino e feminino), vestiários para árbitros, grama natural com medidas oficiais para a realização de jogos de futebol e rúgbi, quatro quadras poliesportivas no entorno, cantinas e sanitários.

O espaço contará também com locais de apoio como sala de reunião/conferência, multimídia, sala de recuperação/fisioterapia e sala de musculação. Estacionamento geral e para ambulância com acesso facilitado à área de treinamento.

Clube Ítalo Brasileiro


Clique aqui para ampliar!


O Clube Ítalo Brasileiro do Espírito Santo está localizado em dos bairros mais tradicionais de Vitória, a Praia do Canto. Instalado numa área de 27.000 m² de área, com piscinas, sauna, bares, restaurantes, praças de esportes, áreas para churrasco, praia, salões de festas e espaço para eventos.

Especificações técnicas da área:
- Academia de Ginástica (musculação, pilates e ginástica) com mais de 60 equipamentos;
- Ginásio coberto (prática de voleibol, basquete e handebol) com vestiários, sala de árbitros, depósitos);
- 01 campo de futebol de 7 (esporte paraolímpico);
- 02 quadras de tênis (piso de saibro) (esporte olímpico e Paralímpicos);
- 02 canchas de bocha (esporte Paralímpicos);
- Piscina semi-olímpica e piscina aquecida para hidroginástica;
- Saunas seca e a vapor; banheiras de hidromassagem e salas de massagem (masculina e feminina);
- Restaurante e lanchonete; Serviço completo de buffet (coquetéis/coffee-breaks/almoços e jantares);
- Estacionamento próprio;
- Business center (copiadoras, fax, internet, sala de reuniões); Proximidade com a Rede Hoteleira e a menos de 15 Km do aeroporto de
Vitória.

Clube de Natação e Regatas Álvares Cabral


Clique aqui para ampliar!


Tradicional clube capixaba localizado em Vitória possui 100 anos de história e tradição esportiva. Responsável por revelar importantes nomes do remo e da natação do Espírito Santo, o clube privado possui área de 108 mil m², conta com ginásio poliesportivo (com medidas oficiais para a realização de competições de voleibol, futsal, basquetebol e handebol), três piscinas, sendo uma olímpica, uma para aquecimento e outra para recreação, seis quadras de tênis (saibro), dois campos de futebol soçaite, quadras poliesportivas, uma quadra de vôlei de praia e garagem de remo.

O Álvares Cabral conta ainda com salas de reunião/conferência, multimídia, academia e locais para instalação de salas de recuperação de atletas. Amplo estacionamento com acesso de ambulância à área de treinamento.

Associação Esportiva e Recreativa Tubarão (Aert)


Clique aqui para ampliar!


Construída em 1980, possui área de 185 mil m² e passou por reformas em 2011. O clube, que é administrado por funcionários da Vale, importante empresa mineradora mundial, possui tradição em sediar competições esportivas e experiência em abrigar clubes em período preparatório para competições.

Em janeiro de 2007, o Botafogo de Futebol e Regatas iniciou na Aert sua preparação para a temporada daquele ano. Na época, o clube carioca utilizou toda a estrutura local para seu período de treinamentos.

A Associação Esportiva e Recreativa Tubarão conta com três piscinas, três campos de futebol profissional, campo de futebol soçaite (com grama sintética e dois com grama natural), uma quadra de areia, duas quadras de tênis (saibro), uma quadra de bocha, uma quadra poliesportiva, uma academia aparelhada e sauna seca e a vapor.

Vale ressaltar que o espaço esportivo ainda conta com salas de reunião/conferência, multimídia, academia e locais para instalação de salas de recuperação de atletas. Amplo estacionamento com acesso de ambulância à área de treinamento.

Núcleo de Desenvolvimento Humano e Econômico Serra


Clique aqui para ampliar!


Espaço socioesportivo e cultural, o Núcleo de Desenvolvimento Humano e Econômico Serra também é mantido pela Vale. O espaço foi pensado para desenvolvimento humano e econômico, que são implantados em áreas urbanas e rurais, trabalhando para o desenvolvimento integrado do indivíduo e da comunidade por meio do esporte, da cultura, qualificação profissional, geração de emprego e renda.

Além de desenvolver atividades de formação, a administração local tem se colocado à disposição do projeto capixaba para fazer do Espírito Santo um local para centro de treinamento de seleções.

Para isso, possui equipamentos esportivos de alto nível que receberam investimentos privados para sua construção. Atualmente, o espaço conta com pista de atletismo oficial com oito raias, piscina semi-olímpica com oito raias e campo de futebol oficial (105m x 68m). Além de salas de reunião/conferência, multimídia, laboratório de informática, vestiários masculinos e femininos, refeitório com capacidade para servir 80 refeições simultâneas e estacionamento com acesso de ambulância à área de treinamento integram o local.

Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)


Clique aqui para ampliar!


A Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) possui área de 271.586 m² localizada na cidade de Vitória. Uma das mais conceituadas instituições de ensino do Estado, tem ligação com o esporte local por abrigar uma das mais tradicionais áreas de prática de tiro com arco.

Possui pista de atletismo, piscina e ginásio poliesportivo. Tem estacionamento amplo, com acesso para ambulância à área de treinamento, salas de reunião/conferência, multimídia, salas de recuperação, fisioterapia, musculação e importante centro de fisiologia do esporte.

Ginásio Jones dos Santos Neves (DED)

O Ginásio de Esportes Jones dos Santos Neves (Ginásio do DED), instalado em Bento Ferreira, em Vitória, constitui um espaço nobre na cidade para treinamento esportivo e realização de grandes competições locais e nacionais. Instalado em 1953, o ginásio foi reformado pela Prefeitura de Vitória e reaberto em 2008, após 15 anos fechado. Para a recuperação do espaço, a Prefeitura assinou um termo de comodato por 15 anos com a União Nacional dos Estudantes (UNE), que possui o domínio do ginásio.

Estrutura do ginásio

- Piso de madeira maciça, flexível e flutuante, desenvolvido para absorver o impacto nos saltos e quedas dos atletas. Foi usada a mesma tecnologia empregada nas quadras dos Jogos Pan-Americanos Rio 2007.

- Arquibancadas com capacidade para 700 pessoas sentadas. Cobertura do ginásio foi mantida em sua estrutura original de treliças de madeira de lei. As telhas antigas foram trocadas por outras com propriedades de isolamento termo- acústico, garantindo um conforto interno aos freqüentadores.

Cobertura com estrutura original de treliças de madeira de lei. Utilização de telhas com propriedades de isolamento termo-acústico, garantindo conforto interno aos frequentadores.

- Fachada com pastilhas de vidro.
- Prédio anexo ao ginásio, com dois pavimentos e as seguintes instalações: no andar térreo, sanitários; bilheteria; guarita de segurança; secretaria; lanchonete e cinco salas. No andar superior, copa/cozinha; quatro vestiários; auditório de 50 metros quadrados com capacidade para 42 lugares; varanda; dois banheiros para a comissão de arbitragem; e depósito para material esportivo.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesport
Júnior Costa
(27) 9901-9914 / (27) 3235-7192
www.sesport.es.gov.br
assessoria.sesport@gmail.com
Twitter: @sesport
Orkut: Comunicação Sesport
Youtube: Sesport

Assessoria de Comunicação da Vice-governadoria
Gabriela Galvão
27-3636-1437 / 27-9603-8959
gabriela.galvao@vice.es.gov.br

Rhayan Esteves
27-3636-1425 / 27-9706-1527
rhayan.esteves@gmail.com
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard