12/09/2009 05h16 - Atualizado em 05/05/2016 11h45

Primeira medalha capixaba nas Olimpíadas Escolares 2009 é dourada e do judô

O aluno José Paulo Pinotti Ferreira Júnior, da EMEF Experimental, de Vitória, conquistou o ouro no judô. Foi a primeira medalha da delegação capixaba nas Olimpíadas Escolares 2009, organizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), em Poços de Caldas (MG). A conquista veio por ippon (pontuação máxima do judô), nesta sexta-feira (11), na luta contra o judoca do Mato Grosso do Sul. A delegação capixaba participa da competição com apoio da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport).

Uma sequência perfeita deu ao capixaba de 14 anos a medalha de ouro. Ele derrotou todos os cinco adversários na categoria peso pesado, de atletas com mais de 64 kg, com a pontuação máxima. A primeira luta foi contra o atleta da Paraíba, seguido de Sergipe, São Paulo e Alagoas, antes do encontro final contra o sul-mato-grossense.

O começo no esporte para ele foi difícil. Muito grande e “gordinho”, como se definiu, foi iniciado em várias modalidades até conhecer o judô, com oito anos de idade. Treinava sem compromisso até que os resultados começaram a aparecer. Foi campeão estadual e se classificou para as Olimpíadas Escolares 2009. Lá, sagrou-se campeão brasileiro.

“Fiquei muito feliz com a medalha de ouro. Já liguei para os meus pais e para o meu irmão, que sempre me apoiou muito. Estão todos muito orgulhosos. Competi bem, tirando o nervosismo nas luta final e contra o paulista, para quem eu perdi o brasileiro este ano. Mas esta foi a minha vez. Foi até uma luta rápida. Fiz um ippon muito bonito”, vibrou Júnior.

Além dele, no fim do primeiro dia de competições, a judoca Mylena Duarte, também de 14 anos, conquistou a medalha de bronze. Ela disputou a categoria médio, de meninas até 58 kg. Sua conquista veio pela repescagem, pois, após vencer a primeira luta contra a judoca pernambucana, perdeu para São Paulo. Enfrentou as competidoras do Amazonas, de Santa Catarina e da Paraíba, contra a qual garantiu a segunda medalha do Estado na competição.

“Esta é a terceira vez que participo das Olimpíadas Escolares. Tenho melhorado muito e conquistei minha primeira medalha. Minha rotina é de escola, casa, treino três vezes por semana e estudar em casa para a escola. Não dá tempo para mais nada. Quero ser engenheira química e trabalhar na Petrobrás”, planeja a aluna do nono ano.

De acordo com o sensei (mestre em japonês) Walcleydi Florêncio, técnico dos capixabas na competição, as Olimpíadas Escolares servem para o crescimento do cidadão, além de revelar grandes atletas. “Muitos campeões olímpicos começaram com uma medalha dessas, mas não é só isso. Aqui eles têm a possibilidade de trocar experiências com garotos da mesma idade de várias regiões do país. São histórias muito ricas que se encontram e ensinam”, afirma.

Os outros capixabas que lutaram no tatame das Olimpíadas Escolares 2009 foram: Fernando Bermudez, de Vitória, que perdeu na segunda luta; Otávio Costa, de Aracruz, que perdeu a primeira; Amanda Silva, também de Aracruz, deu adeus à competição na primeira disputa; e Karen Pinheiro, de Cariacica, que chegou perto da disputa do bronze, mas acabou sendo eliminada por pontos pela atleta de Rondônia.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesport
Filipe Calmon
(27) 3314.3526/ 9901.9914
assessoria.sesport@gmail.com
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard