25/04/2009 14h45 - Atualizado em 05/05/2016 11h41

Oportunidade para 200 crianças e adolescentes praticarem vôlei em Itaguaçu

Com a implantação do núcleo do projeto estadual de inclusão social pelo esporte Campeões de Futuro, 200 crianças e adolescentes com idade entre 07 e 17 anos terão a oportunidade de praticar voleibol no município de Itaguaçu, Região Noroeste do Estado. A cerimônia de lançamento do projeto foi nesta sexta-feira (24), às 19 horas, no Cine Teatro Municipal, localizado no Centro da cidade.

Estiveram presentes à cerimônia o secretário estadual de Esportes e Lazer, Luciano Rezende, uma das coordenadoras do projeto Campeões de Futuro Margareth Volpini, o prefeito do município, Romário Bazilio, o vice-prefeito, João Carlos Tietz, todo o secretariado e vereadores locais. Além das autoridades, encheram o auditório da cerimônia cerca de 250 pessoas, em sua maioria crianças e adolescentes.

“O município de Itaguaçu está de parabéns pela linda festa promovida para o lançamento deste projeto. É louvável e exemplar a participação de todo o secretariado local e dos vereadores do município. Isso demonstra a união e a seriedade com que encaram a luta pelo bem da população”, afirmou o secretário de Estado de Esportes e Lazer, Luciano Rezende.

Algumas alunas do núcleo do projeto encantaram o público com a apresentação de uma coreografia de dança de rua. “Uniformizadas com o material recebido pela Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport), conseguiram demonstrar artisticamente a essência do projeto ao estender uma rede de vôlei com os dizeres: diga não às drogas”, se emocionou Margareth Volpini.

Para o prefeito da cidade o projeto Campeões de Futuro chega em boa hora. “Temos lutado contra a criminalidade e as drogas, mas não basta dizer aos jovens para não irem por este ou aquele caminho. Precisamos oferecer alternativas saudáveis e interessantes como a prática esportiva”, disse.

No projeto estadual Campeões de Futuro, todo o material utilizado, a metodologia aplicada, a capacitação de estagiários, monitores e de professores de Educação Física ficam por conta da Sesport. A prefeitura deve apenas ceder um local adequado à prática esportiva e disponibilizar um profissional do esporte de seu quadro de professores.

Para o professor indicado pela prefeitura de Itaguaçu, Mateus Henrique Duque, formado em educação física, é motivo de festa a oportunidade gerada no município. “Recebemos com muito carinho este projeto principalmente pelo cuidado em formar o cidadão. Este tem que ser o foco: a pessoa. Oferecer um projeto como esse ajuda a tirar as crianças da rua e a entretê-las com práticas saudáveis”, enfatizou.

Uma das 200 crianças que fará parte do núcleo do Campeões de Futuro é Kelly Raiane Ropke, 13 anos. Para ela, o esporte é a alternativa que a livrou de entrar no que chamou de “caminho do mau”. “Eu pratico futsal e, na escola, às vezes, jogo vôlei. Se não fosse por isso, depois da escola ficaria à toa e estaria no caminho do mau. O esporte faz com que você pense no futuro e queira sempre ser melhor”, resumiu a estudante da 8ª série.

Mãe de uma aluna do projeto, Clemilda de Carvalho, 41 anos, acredita no poder do esporte e da educação. “Esporte nunca atrapalha, só ajuda. Eu acho algo muito importante. A questão das drogas agora está muito séria. Enquanto eles treinam não ficam pensando em besteira. Eu gosto que minha filha participe”, diz a dona de casa.

Campeões de Futuro

O ‘Campeões de Futuro’ é um projeto desenvolvido pela Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport) com a finalidade de promover a inclusão social pelo esporte. As aulas esportivas são direcionadas aos alunos da rede de ensino capixaba que tenham de 07 a 17 anos de idade.

A ação tem como metas o acesso democrático ao esporte e lazer, a melhoria da qualidade de vida às pessoas em risco social e econômico e a construção da cidadania por meio do incentivo à prática esportiva.

A Sesport disponibiliza a metodologia, o treinamento, estagiários e o material necessário ao desenvolvimento do projeto. Os municípios participantes devem oferecer um local apropriado para a prática esportiva e um profissional de Educação Física. Após o período de treinamento, a Sesport continua acompanhando as atividades do núcleo.

As atividades focam alunos da rede de pública de ensino capixaba, mas aqueles que estiverem fora deste sistema educacional também têm oportunidade de se integrar.

As ações do projeto não se resumem apenas às práticas esportivas. Há a verificação da saúde e do desempenho escolar de cada participante. Além disso, os estudantes participam de palestras e passeios culturais.

Assessoria de Comunicação/Sesport
Filipe Calmon