21/08/2009 11h33 - Atualizado em 05/05/2016 11h44

Lançamento do ‘Campeões de Futuro’ mistura esporte e cultura em Ecoporanga

O lançamento em Ecoporanga do projeto estadual de inclusão social pelo esporte “Campeões de Futuro” foi festejado, nesta quinta-feira (20), com dança, música de coral e teatro. O município, com pouco mais de 24 mil habitantes, desenvolve o basquete na região para 200 crianças e adolescentes com idade entre sete e 17 anos.

O projeto é fruto da parceria entre o Governo do Estado, por intermédio da Secretaria Estadual de Esportes (Sesport), e as prefeituras capixabas. “Confirmamos aqui que o esporte é um forte instrumento para a educação integral do cidadão. É muito importante levar ao interior do Estado a infraestrutura esportiva de quadras, ginásios e campos de futebol. Mas nada substitui a obra social desenvolvida por projetos como o Campeões de Futuro”, afirmou o secretário estadual de Esportes e Lazer, Luciano Rezende.

A solenidade realizada pela Prefeitura de Ecoporanga, no Cerimonial Jorvalim Jerônimo de Souza, no Centro da cidade, começou às 13 horas, com a apresentação do coral infantil Daniel Comboni. As crianças entoaram os hinos Nacional e do Espírito Santo e algumas músicas populares. Em seguida, alunos do colégio Dr. Bolívar de Abreu apresentaram a peça “Brinquedos e brincadeiras”.

“O Campeões de Futuro utiliza o esporte como ferramenta para educar. Faz parte do texto do projeto promover atividades e passeios culturais, bem como o acompanhamento do desempenho escolar dos alunos”, contextualizou Alessandra Pontes, coordenadora estadual do projeto.

A última atividade cultural foi a apresentação teatral de duas professoras da Escola Benedita Monteiro que, com muito bom humor, contaram a história de uma atleta que lutou muito para conseguir vencer no esporte.

Na sequência, as estrelas principais do evento desfilaram: aproximadamente 50 alunos do núcleo de basquete do projeto Campeões de Futuro foram aplaudidos pelos presentes.

Daniel Patez, de 10 anos, é um dos meninos beneficiados pelo projeto. “Nunca tinha jogado basquete, só visto pela TV. É bem legal. É diferente do futebol porque todo mundo participa. Se você quicar a bola sozinho, cansa demais. Eu gosto de vir e chamo outras crianças para virem porque é melhor do que ficar na frente do computador, e a gente fica longe do mundo das drogas”, afirma o aluno da 5ª série.

Após o evento, o prefeito da cidade, Elias Dal’Col, conduziu o secretário Luciano Rezende em uma visita a áreas de lazer da cidade. “Aproveitei que esta foi a primeira vez que um secretário de Esportes do Estado vem aqui para mostrar duas quadras da região que precisam ser concluídas, um ginásio que pode ser reformado e um terreno onde queremos construir uma bela praça com quadra coberta. Sabemos que ele tem 78 municípios para atender, mas como não temos nada, o que vier será bem-vindo”, afirmou.

A secretária municipal de Educação, Esporte e Lazer, Débora Silva, ressaltou a importância da troca de informações com a Sesport. “Nós queremos auxílio porque muitas vezes temos muitas idéias, mas não conseguimos realizá-las por não sabermos os mecanismos, não sabermos aonde ir corretamente. Não precisamos só de quadras, precisamos também de qualificação profissional e de projetos sociais”, exemplificou.

De acordo com o diretor de Esportes do município Thiago Caldeira, Ecoporanga realiza várias atividades esportivas, mas necessita de apoio do Governo Estadual para atender melhor a população. “Já passamos de 2 mil crianças praticando esportes, incluindo o basquete, o futsal e o futebol de campo. Fizemos o campeonato municipal, o dos lojistas e dos veteranos. Queremos marcar um novo tempo de paz e de realizações”, enumerou.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesport
Filipe Calmon
(27) 3314.3526/ 9901.9914
assessoria.sesport@gmail.com
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard