22/06/2012 19h47 - Atualizado em 05/05/2016 12h57

Lágrimas mudam rotina de treinos da Seleção Brasileira antes do desafio contra Cuba

As atletas da Seleção Brasileira de Handebol, que enfrentam a Seleção de Cuba neste sábado (23), às 10 horas, no Ginásio do Tancredão, em Vitória, viveram uma emoção diferente na manhã desta sexta-feira (22). Divididas em grupos, elas visitaram duas escolas capixabas que realizam trabalho de formação de atletas de handebol: o Colégio Castro Alves, em Cariacica e o Colégio Jairo de Mattos, em Vila Velha.

A capixaba Alexandra Nascimento, ponta direita da seleção voltou à escola que a revelou para o mundo, e onde deu os primeiros arremessos no esporte. Ao lado das companheiras, a jogadora se emocionou, distribuiu autógrafos, reencontrou o primeiro professor e as professoras que acompanharam de perto seus primeiros passos no handebol.

E mesmo com o discurso de que faria de tudo para não se emocionar, a atleta não se conteve quando em uma das homenagens ouviu a música “Amigos Para Sempre”. “Essa energia e emoção que me faz crer que valeu a pena ter saído de casa para retornar, onze anos depois, para viver essa emoção. Faria tudo de novo para viver esse momento de energia com essas crianças e o carinho dos capixabas. E se tivesse que resumir esse sentimento em uma frase, seria ‘inexplicável emoção”, disse a atleta.

A 34 dias do início dos Jogos Olímpicos de Londres a receptividade dos capixabas e dos alunos da primeira escola da Alexandra, contagiou o grupo da seleção que acompanhou a visita à Escola Jairo Mattos. A pivô Dani Piedade foi uma das atletas que foi às lágrimas.

“Conhecendo cada uma dessas meninas e fazendo parte deste grupo há muitos anos é difícil não se emocionar e não se lembrar do nosso início e o quanto foi doloroso viver essa experiência. Por isso, é emocionante participar de ações como essas e ver que estamos sendo os espelhos de crianças e adolescentes que podem escolher um futuro no esporte apenas por nos conhecerem”, destacou a jogadora que atua na Eslovênia.

Para o treinador da seleção, o dinamarquês Morten Soubak, essa emoção é um ponto importante, porque mostra que vale a pena trabalhar duro para poder chegar ao alto rendimento, uma “recompensa” por anos de dedicação.

“Estou muito orgulhoso de estar aqui no Espírito Santo com a Seleção Brasileira, por ver tantas crianças na antiga escola da Alê mostrando essa ligação entre nós. Mas eu acho também que esse evento mostra que é importante para todo mundo, de onde começou tudo e onde se pode chegar com trabalho e dedicação”, ressaltou o treinador.

Quando o assunto são os adversários dos jogos de Londres, Morten revela que o Brasil tem as mesmas chances que 11 das 12 seleções que irão participar da maior competição do planeta. “Como nós conseguimos a vaga olímpica nós vamos buscar a medalha olímpica. E posso falar com toda seriedade que 11 equipes possuem condições de conquistar uma medalha olímpica. E o nosso objetivo é conquistar uma medalha. Será muito difícil, mas nós vamos tentar essa conquista com a ajuda do povo brasileiro e capixaba”, enfatizou.

Serviço:
Desafio Internacional de Handebol Feminino – Brasil x Cuba
Local: Ginásio do Tancredão, em Vitória
Horário: 9 horas (jogo às 10 horas)