27/05/2012 12h50 - Atualizado em 05/05/2016 12h23

Judô capixaba entra para história no primeiro dia de competições no Jabs

No primeiro dia de competições para os capixabas do judô que estão defendendo o Espírito Santo na 21ª edição dos Jogos Abertos Brasileiros (Jab’s), que está acontecendo em Vitória, Serra e Vila Velha, até a próxima terça-feira (29), foi recheada de medalhas. Pela primeira vez o Estado conquista medalhas em uma edição dos Jab’s.

Com quatro medalhas de ouro e duas de bronze o Espírito Santo ficou entre os primeiros no quadro de medalhas nas disputa pelo individual, que aconteceu neste sábado (27), no ginásio da Universidade do Espírito Santo (UFES).

Reforçado por Nacif Elias e Eduardo Evangelista, o time capixaba masculino, considerado um dos favoritos ao título por equipes que acontece neste domingo (27), a partir das 9 horas, conquistou importantes resultados.

Mas quem inaugurou o quadro de medalhas do Espírito Santo foi Amanda Dutra, conquistando medalha de ouro na categoria até 63kg. Nem mesmo o nervosismo e a ansiedade foram capazes de tirar o foco da judoca capixaba.

“Voltei a lutar depois de dois anos parada. Estou com o ombro estirado e mesmo assim sai vitoriosa. Já liguei pra minha mãe e agradeço muito a Gabriel e Bruno (treinadores) que me ajudaram a chegar aqui.”

Várias pessoas passaram pelo ginásio durante todo o dia de competição. Os motoristas dos ônibus das delegações de outros estados ficavam na torcida, como Alziro e Valter, da delegação de Mato Grosso do Sul. “Estamos aqui torcendo pelo nosso estado. A viagem é longa, mas nada que uma conversa jogada fora e um chimarrão não resolvam”, brincou Alziro.

Andréia, mãe do capixaba Eduardo Evangelista, medalha de ouro na categoria até 90kg, estava na arquibancada, nervosa para que a luta do filho acabasse logo. Ela disse que Dudu, assim conhecido por todos, sempre foi incentivado a praticar esportes e logo aos oito anos se identificou com o judô. “Eu sou a profissional particular dele. Cobro dieta, disciplina e também controlo o emocional”, revelou a mãe-treinadora.

Campeão brasileiro sub20, em 2011, o judoca já treina para o campeonato que vai disputar em agosto, desta vez o Campeonato Brasileiro, na categoria sub23.

Quem também estava presente no evento foi Manoelino Corrêa de Freitas experiente judoca e referência do judô capixaba e nacional. Manoelino observa a mudança do judô dos seus tempos de atleta, final da década de 50, para o jeito que se encontra hoje. “Muita coisa que existe nem pensava em acontecer no meu tempo. Muitas regras surgiram para melhorar ainda mais essa arte tão bonita”, contou emocionado por ver a evolução do esporte.

Jhon Denver, bronze na categoria até 55kg, falou sobre a emoção de estar participando do Jab’s. “Essa é a minha primeira competição nacional. Estou no judô desde os seis anos. Comecei em um projeto social, em Maruípe, onde hoje dou aulas como voluntário para as crianças que estão aprendendo o judô. Só tenho a agradecer ao esporte pelas oportunidades que me deu”, lembrou.
O subsecretário de Estado de Esportes e Lazer do Espírito Santo, Renato de Oliveira, estava na torcida. “O nosso Estado sempre teve participação significativa no judô. Já conquistamos importantes resultados e podemos conquistar ainda mais. O Estado e os capixabas estão de parabéns”, disse.

Nacif Elias

O combate mais esperado do dia foi o do judoca Nacif Elias contra Rodrigo Garces, do Rio de Janeiro. E a medalha de ouro ficou no Espírito Santo. Nacif foi um dos participantes mais experientes da competição. Com 23 anos, atleta da Seleção Brasileira de Judô, campeão de etapa da Copa do Mundo e campeão do Grand Slam, do Rio de Janeiro, não escondeu o orgulho por defender as cores do Estado.

“Comecei no judô por ser muito bagunceiro e imperativo. Passei por várias dificuldades como todo mundo, mas sempre tive minhas metas e objetivos. Tenho orgulho de estar representando o Espírito Santo, minha terra. Só tenho a agradecer”, descreveu o “Cachorro Louco”, como é conhecido nos tatames.

Os técnicos do Espírito Santo Gabriel Vicentini e Bruno Silva fizeram ao final do dia de lutas um balanço da competição. “Essa foi a melhor campanha de judô de todos os estados”, enfatizou Gabriel.

Consideraram como o combate mais difícil o da capixaba Bárbara Tomaz contra a paraibana Suellen Senna. Bárbara conquistou a medalha de ouro. “Nosso objetivo é buscar medalhas. Conseguimos e vamos à busca de mais”, concluiu Bruno.

Texto: Mariana Bolsoni