03/07/2009 16h47 - Atualizado em 05/05/2016 11h42

Infraestrutura esportiva e ampliação do Campeões de Futuro são tema de reunião em Cachoeiro de Itapemirim

Nesta sexta-feira (03), o secretário estadual de Esportes e Lazer, Luciano Rezende, esteve no município de Cachoeiro de Itapemirim para conhecer as necessidades da prefeitura na área esportiva e o núcleo do projeto estadual de inclusão social Campeões de Futuro, presente na cidade desde o início de 2008.

O secretário foi recebido na prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim pelo prefeito da cidade, Carlos Roberto Casteglione, o secretário de Esportes Gustavo Coelho, o diretor de Esportes Danilo Thomaz, o consultor técnico Marcelo Portugal e das monitoras de ginástica rítmica do projeto Campeões de Futuro.

Durante a reunião os representantes do município expuseram ao secretário as necessidades e os impedimentos para resolvê-las. “Nossa principal demanda é de infraestrutura. Precisamos reforma os nossos espaços para prática esportiva. Tivemos alguns problemas para elaborarmos projetos, mas vamos tomar providências para apresentá-los e captar os recursos disponíveis”, explica Carlos Casteglione.

De acordo com Luciano Rezende, o contato com o interior tem demonstrado que algumas demandas podem ser resolvidas apenas com orientação. “As necessidades são semelhantes nos municípios do interior capixaba. Mas nem todos se resolvem com recursos. Às vezes basta uma visão diferente para apontar a solução. Por isso, é tão importante sai de Vitória e ter este contato direto com eles”, afirma.

Segundo Gustavo Coelho, secretário municipal de Esportes, a reunião elucidou algumas saídas para os problemas locais. “Foi uma reunião esclarecedora. Tivemos a oportunidade de ouvir do próprio secretário os programas de Governo que podem nos ajudar. Acho esta parceria fundamental para a cidade, pois o esporte tem o poder de provocar mudança nas pessoas e na coletividade. Ajuda na mobilidade e na saúde, por exemplo, dos idosos”, considera.

Campeões de Futuro

O Projeto Campeões de Futuro é realizado pelo Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer em parceria com as Prefeituras e Federações da Modalidade. Promove, a partir da prática do esporte e do lazer, a proteção integral de crianças, adolescentes e jovens; a inserção na comunidade; a formação de cidadãos consciente de seus deveres e direitos; e o envolvimento na sociedade.

Em Cachoeiro de Itapemirim, o projeto nasceu de forma piloto em 2008, juntamente com outros quatro municípios, e desenvolveu a modalidade de ginástica rítmica para 100 crianças e adolescentes com idade entre 07 e 17 anos.
Roberta Lousada, 21 anos, é monitora do projeto no município e formada em Educação Física pela Faculdade São Camilo. “Trabalhamos com crianças carentes de bairros da periferia da cidade que vem dando resultado. Algumas crianças tinham enorme dificuldade para se sociabilizarem e, ao participarem do projeto, passaram a interagir melhor e formar amizades”, exemplifica.

Neste ano de 2009 foi contemplada com o núcleo de basquetebol e poderá atender mais 100 alunos. Um dos monitores é o ex-jogador Cleide Alves, de 19 anos, estudante de Educação Física. “O propósito do projeto é a inclusão social. Não importa tanto o resultado em quadra. Queremos que eles tenham a oportunidade de participar de atividades saudáveis e afastá-los o máximo das drogas e da criminalidade”, ressalta.

Segundo ele, algumas crianças de comunidades mais pobres têm mudado até o linguajar. “No começo foi complicado incentivá-los a praticar basquete, pois eles são mais familiarizados com o futebol. Era complicado dialogar com muitos deles até pela forma de falar e de se expressar, mas, após três meses, já houve uma grande diferença. Eles estão mais sociáveis”, comemora.

Filipe Calmon
(27) 3314.3526/ 9901.9914