27/03/2010 00h20 - Atualizado em 05/05/2016 11h51

Gringos dão a vitória ao Saldanha no clássico capixaba

No clássico capixaba do Novo Basquete Brasil (NBB) deu Saldanha da Gama. Comandados pelo panamenho, Muñoz e pelo cestinha da partida com 24 pontos, o cubano Amiel, o time do Forte São João foi superior ao Cetaf. O alvirrubro venceu o duelo por 83 a 57, na noite desta sexta-feira (26), no ginásio Jones Santos Neves, em Vitória. Nervoso, o time canela verde errou muito e viu a chance de se classificar antecipadamente para os playoffs ser adiada para próxima rodada. Ambas as equipes são apoiadas pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Sesport).

Com o ginásio lotado, as torcidas deram espetáculo na arquibancada. Em quadra, quem ditou o ritmo da festa foi o Saldanha. Depois de derrotar o líder da competição, Brasília, a equipe veio com tudo para vencer o clássico. E as palavras de um dos destaques do alvirrubro, ao final da partida, mostrou o valor das últimas vitórias para o grupo.

“Estou sem palavras, para o grupo são duas vitorias que valem ouro. Todo o trabalho que viemos fazendo com o professor Murilo está dando resultado”. Vibrou Amiel.

Do outro lado, a derrota acendeu o sinal amarelo para Cetaf. O time, que passou o campeonato inteiro na zona de classificação, completou o sexto jogo sem vitória e vê as chances de classificação cada vez mais ameaçadas. Após a partida, o técnico Márcio Azevedo fez críticas a sua equipe, mas ressaltou que o objetivo do time é chegar à próxima fase.

“Nós não nos encontramos ofensivamente o que desencadeou numa defesa insegura. Mas, agora é descansar nossos jogadores e ir atrás dos nossos objetivos que é alcançar os playoffs”. Completou Márcio.

O jogo

O equilíbrio esperado entre as duas equipes foi visto apenas no primeiro quarto. Após belas enterradas e um toco sensacional do pivô Roberto no armador do Cetaf, Stevens, o Saldanha venceu o primeiro quarto por três pontos de diferença. 24 a 21.

Na segunda etapa, a entrada do ala Felipinho, que retornou de contusão, na última partida, não foi suficiente para evitar o domínio alvirrubro. Isso, porque Muñoz e Amiel desequilibraram a partida. E ao sofrer apenas sete pontos no período, a equipe do Forte São João foi para o vestiário vencendo a partida por 39 a 28.

Na volta do intervalo, o Saldanha voltou disposto a decidir a partida e chegou a abrir 16 pontos. Mas, no final, o time de Vila Velha reagiu. Com boa atuação do armador Stevens, cestinha da equipe na partida, com 18 pontos, o Cetaf venceu o quarto (14 a 13) e diminuiu a desvantagem para 10 pontos. 52 a 42.

O placar apertado do período anterior parecia encaminhar o jogo para um final dramático. Entretanto, o que se viu em quadra foi um baile em vermelho e branco. Com uma defesa fraca e com um ataque inofensivo, O Cetaf viu a vitória escapar a cada cesta de Amiel e companhia. Confiante, o Saldanha pouco errou. Fez um último quarto impecável e venceu com um fim de partida tranquilo. No final do jogo, o placar anunciava a vitória saldanhista por largos, 83 a 57.

Londrina

Apesar da derrota, o Cetaf mantém boas chances de classificação, pois o seu adversário direto pela vaga, o Londrina, perdeu para o Minas, na noite dessa sexta (26). E na próxima partida, as duas equipes se enfrentam no Paraná. Uma vitória dá a classificação ao time capixaba. No encerramento da primeira fase, a equipe de Vila Velha encara o Joinville, fora de casa.

Curiosamente, o adversário do Saldanha na luta para deixar a lanterna, também é o time paranaense. Com uma vitória a mais e um jogo a menos, o Londrina está em 13º, uma posição a frente do alvirrubro. As equipes se enfrentam na última partida do NBB, mas antes os saldanhistas enfrentam o Joinville, ambas partidas fora de casa.

Assessoria.sesport@gmail.com
Texto: Sérgio Rangel