19/10/2015 07h50 - Atualizado em 05/05/2016 14h01

Governo do Estado lança Programa Vida Saudável

Com foco na prevenção e na qualidade de vida dos capixabas, o Governo do Estado do Espírito Santo lançou, nesta sexta-feira (16), o Programa Vida Saudável, cujo objetivo é incentivar a população a mudar seu estilo de vida em benefício da própria saúde, evitando diabetes, hipertensão, obesidade, problemas cardíacos e diversas outras enfermidades. Para ajudar a população a encarar este desafio, foi lançado, na mesma ocasião, o Movimento 21 Dias por uma Vida mais Saudável, a primeira estratégia do Programa Vida Saudável.

A cerimônia de lançamento aconteceu no Vitória Grand Hall, anexo à Faculdade de Medicina da Santa Casa de Misericórdia (Emescam), em Vitória, e contou com a presença de centenas de pessoas, entre elas autoridades políticas, representantes do Poder Judiciário, atletas e profissionais de saúde. A servidora da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e gerente do Programa Vida Saudável, Simone Barni, ressaltou que a forma como as pessoas vivem impacta sua condição de saúde ou doença. Sabendo que a saúde melhora à medida que se adota hábitos saudáveis, é necessário investir na educação para a prevenção.

“Olhando lá na frente, vemos que vamos precisar de diversas ações para consolidar esse programa. Mas não é necessário que saibamos agora todos os caminhos; é importante que iniciemos. Esses são os primeiros passos que estamos dando em direção a uma vida saudável. Aceitem o nosso desafio e mobilizem o maior número de pessoas que vocês conseguirem. Daqui a um ano, certamente vamos estar felizes pelos frutos que colhemos ou vamos desejar ter começado hoje”, disse Simone Barni motivando o público.

O secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira, enfatizou que a prevenção de doenças e a promoção da saúde é uma questão de Governo e não somente da Secretaria de Estado da Saúde. Disse que é também uma obra coletiva e que a construção de uma saúde de qualidade passa pelos municípios, pelo Estado e pelo Ministério da Saúde. “Será desenvolvido um conjunto de ações articulado com outras secretarias e com os municípios. O sucesso desse programa é o sucesso do SUS”, disse.

O prefeito de Venda Nova do Imigrante e presidente da Associação dos Municípios do Estado do Espírito Santo (Amunes), Dalton Perim, corroborou o comentário do secretário Ricardo de Oliveira. Eledisse que a prevenção é uma obrigação de todos e que o sentimento é de que “esse é o caminho para salvar os municípios”.

“Estamos vendo muitos prefeitos tendo problemas porque a capacidade de resolutividade dos municípios está cada vez menor. Tem que ter contrapartida da população para otimizarmos os recursos e fazermos uma Saúde mais resolutiva”, concluiu o presidente da Amunes.
A secretária de Saúde de Vila Velha e presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems) do Espírito Santo, Andréia Passamani,também expôs as dificuldades da administração da Saúde e disse que a prevenção é importante para melhorar os serviços. “A Saúde é uma tarefa de todos. Do Estado, da família e das pessoas. As pessoas se expõem aos riscos por causa dos hábitos de vida e deixam para o Estado a tarefa de cuidar. Outro ponto importante é que precisamos que nossos líderes federais empoderem a política de promoção da saúde e prevenção. Dentre as linhas de financiamento, esta é a que menos possui recursos”, avalia.

Para o deputado estadual e presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo (Ales), Hércules da Silveira, não adianta investir somente na medicina curativa. “Não tem verba que aguente. Não adianta construir hospitais se não houver prevenção”, finalizou.
O Movimento 21 Dias

Dados recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que 52,4% dos capixabas estão acima do peso ideal e estão sujeitos a problemas como diabetes e hipertensão arterial. O problema atinge homens e mulheres praticamente na mesma proporção.

O acúmulo de gordura no abdômen, outro perigo para a saúde mesmo daqueles que estão dentro do peso adequado, atinge 43,5% dos capixabas. Uma das receitas para reduzir esses problemas é a combinação alimentação saudável e atividade física, aspectos que determinam a qualidade da saúde e que estão na pauta do Programa Vida Saudável.

Estudos mostram que 21 dias é o tempo ideal para que o organismo comece a se acostumar com uma nova atividade e passe a realizá-la automaticamente.Pois o Movimento 21 Dias vai ajudar o cidadão a começar uma mudança de hábitos de forma fácil e divertida. Para tanto, contará com um site (www.movimento21dias.com.br), que já está no ar.

Na página, os capixabas serão apresentados a três grupos de desafios: alimentação saudável, atividade física e convívio familiar. Cada um destes eixos oferece sete desafios ao participante. A pessoa pode escolher mais de um desafio ao mesmo tempo e também pode convidar amigos, família e colegas de trabalho para fazer parte deste movimento, gerando assim uma disputa saudável.

A cada desafio cumprido é atribuída uma pontuação. Cada dia de desafio cumprido vale uma medalha e, ao final dos 21 dias seguidos, o participante ganha um troféu virtual. As pessoas poderão compartilhar o andamento do seu desafio com outras pessoas por meio das redes sociais, tornando a proposta mais estimulante. Em novembro, o Governo do Estado disponibilizará também um aplicativo para smartphones, o que facilitará o acesso e o engajamento da população.

Divulgação

Para incentivar a população a mudar os hábitos, uma família real foi convidada para participar do Movimento 21 Dias eos quatro integrantes toparam encarar os desafios propostos. A família Januário, que mora em Vila Velha, já fez os desafios. E quem acompanhou o processo foi o médico Lauro Ferreira. A partir deste domingo (18), a população pode acompanhar a história deles e ver o que aconteceu nesses 21 dias.

Para quem pensa que não tem tempo para cuidar da saúde, o Dr. Lauro dá a dica: “Faça 15 minutos de exercícios de manhã e 15 minutos à noite. Suba escadas, deixe o carro ou salte do ônibus um pouco antes do trabalho e vá caminhando. Quanto à alimentação, nada é proibido desde que tenhamos uma dieta balanceada. E reserve um tempo para estar com a família”, aconselha.

A família Januário fez isso e está se sentindo muito melhor. “Não precisa ter dinheiro para comprar uma comida bacana. Tem que chegar ao supermercado e saber escolher o que você vai comer. Também aprendi que não preciso de muitas horas para fazer uma atividade física. Posso fazer uma caminhada na praia, pular corda, me alongar. Hoje, lá em casa, a gente acorda com mais alegria, com mais bom humor”, disse.

O Movimento 21 Dias será apresentado para a população por meio de uma campanha publicitária veiculada nos meios de comunicação locais e mídias alternativas.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde
Jucilene Borges
jucileneborges@saude.es.gov.br / asscom@saude.es.gov.br
Juliana Rodrigues
julianarodrigues@saude.es.gov.br
Ana Carolina Stutz
anapinto@saude.es.gov.br
Juliana Machado
julianamachado@saude.es.gov.br
Álvaro Muniz
alvaromuniz@saude.es.gov.br
Texto: Juliana Rodrigues
Tels.: (27) 3345-8074/3345-8137/9 9969-8271/9 9983-3246/9 9943-2776

Assessoria de Comunicação da Sesport
Mariana Bolsoni
(27) 99901-9914 / 3636-7027
assessoria.sesport@gmail.com
Facebook: AsscomSesport
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard