24/02/2010 15h05 - Atualizado em 05/05/2016 11h50

Governo divulga data de início das obras do novo estádio Estadual Kleber Andrade

O Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport), definiu, na manhã desta quarta-feira (24), o dia, o local e o horário para a ordem de serviço para a construção do Novo Estádio Estadual Kleber Andrade. O pontapé inicial para as obras será dado no próximo dia 6 de março, às 9 horas, no gramado do antigo Estádio, ex-casa do Rio Branco Atlético Clube.

Os últimos detalhes foram acertados entre o governador Paulo Hartung e o secretário de Esportes Luciano Rezende, em reunião na manhã desta quarta-feira (24), no Palácio Anchieta.

O anúncio era aguardado há mais de 40 anos pelos torcedores capixabas. No início deste mês o nome da empresa vencedora da licitação, a Blokos Engenharia, foi divulgada pelo Governo do Estado.

“É a realização de um grande sonho. Um sonho que se prolongou muito e que o Governo do Estado passa a colocar em prática e torná-lo realidade a partir do próximo dia 6 de março. Agora, daremos um pontapé inicial para que um sonho de mais de 40 anos melhore a qualidade de vida de nossa população e que ajude nosso esporte a se destacar ainda mais no cenário nacional”, explicou o secretário Luciano Rezende.

Na avaliação do secretário, o Novo Kleber Andrade vai ajudar a alavancar o futebol capixaba, um dos beneficiados com o projeto. “O Mineirão (estádio mineiro casa do Atlético e do Cruzeiro) alavancou o futebol mineiro na década de 1960, assim como fez o Maracanã com o futebol carioca. Não tenho dúvida de que os clubes vão se profissionalizar a partir do momento que esse novo instrumento estiver disponível”, explicou.

O atletismo também foi lembrado pelo Governo do Estado. O novo Estádio terá a primeira pista olímpica para atletismo, fato que também foi comemorado pelo secretário.

“O novo Kléber Andrade vai ficar pronto muito antes dos Jogos Olímpicos, do Rio de Janeiro, em 2016. Ele terá uma raia olímpica oficial de atletismo que poderá muito bem sediar um pré-olímpico de atletismo e vai desenvolver essa modalidade no Estado. Enfim, nós temos várias ações que podemos fazer para estarmos dentro desse contexto esportivo internacional”, completou Rezende.

Histórico do Estádio:

No início da década de 70, Kleber Andrade, então presidente do Rio Branco Atlético Clube, idealizou um estádio de todos os clubes. Depois de sua morte, ainda durante a construção do estádio, a diretoria do clube decidiu batizar o estádio com seu nome. O Novo Estádio Estadual Kleber Andrade tem previsão de conclusão para 2013, e assim o sonho de Kleber será concretizado: um estádio para todos os clubes e todos os capixabas.

Com essa ideia, Kleber visitou o Estádio Serra Dourada, um dos mais modernos do país na época. Voltou para Vitória com o objetivo de construir um estádio de todo o Espírito Santo. “Quando o Kleber chegou aqui, logo vendeu o Estádio Governador Bley, em Jucutuquara. A partir daí, adquirimos a área de Campo Grande, em Cariacica. Seria o primeiro passo para a realização do sonho de todo torcedor capixaba”, relembra Adalberto Lopes, ex-jogador e ex-técnico do Rio Branco.

Segundo Antônio César Andrade, filho de Kleber, a decisão de construção do novo estádio foi incentivada pela paixão pelo futebol. “Ele deu início à campanha ‘Vamos construir o estádio de todos os clubes capixabas’. O empreendedorismo dele levou o projeto para frente”, comenta.

Em dez anos de trabalho no Rio Branco Atlético Clube, oito na presidência e mais dois como vice, Kleber Andrade levou o time a vários campeonatos e a seis títulos, principalmente no campeonato capixaba. Para Adalberto Lopes, Kleber Andrade foi um grande motivador do esporte. “Ele conseguia agrupar todos do clube, não havia individualismo, cada um tinha seu espaço. Além disso, a determinação dele para construir o estádio era enorme”, disse.

Depois de sua morte, em 1978, o nome de identificação do estádio do Rio Branco recebeu o nome de Kleber Andrade, em sua homenagem. No mesmo ano, a equipe homenageou o ex-presidente com a conquista do título do Estadual. A taça levava o nome de Kleber Andrade. Em 07 de setembro de 1983, foi realizada a inauguração parcial do Estádio.

Em 2008, o Governo do Estado do Espírito Santo comprou o Estádio Kleber Andrade do Rio Branco Atlético Clube por R$ 6 milhões, com a mesma ideia de construir um espaço para todos os torcedores capixabas e para todos os clubes.

Informações técnicas:

O Estádio está localizado em Campo Grande, Cariacica. O valor da reforma foi orçado em R$ 99.039.483,93, com prazo de 20 meses para conclusão. O terreno tem 85.715,00 m² de extensão. A área de construção é de 38.017,78 m², e a obra abrangerá 5.407,76 m², totalizando 43.425,54 m² construídos. A reforma do estádio prevê uma estrutura para recepcionar 22 mil torcedores, com possibilidade de ampliação para 40 mil.

O Estádio terá uma moderna arena multiuso, que poderá ser palco de grandes eventos, jogos de futebol, competições de atletismo – uma vez que terá a primeira pista oficial do Espírito Santo – e atividades educacionais, comunitárias e sociais. Os autores do projeto pensaram num espaço “verde”, que valorize o meio ambiente evitando desperdícios, com reutilização da água proveniente das chuvas e aproveitamento da luz solar. Além disso, cinco quadras poliesportivas ao redor do estádio já estão no projeto. O Estádio terá ainda o Edifício Educativo, que abrigará inúmeras atividades sociais, geridas em parcerias com a Prefeitura de Cariacica.

Site: www.sesport.es.gov.br