23/11/2009 16h49 - Atualizado em 05/05/2016 11h48

Governo dá ponta pé inicial no Pró-ESporte

A partir desta segunda-feira o dia 23 de novembro de 2009 ficará marcado na história do esporte capixaba. E alguns dos representantes do desporto do Espírito Santo estavam no Salão São Tiago, no Palácio Anchieta, para comprovar o marco do esporte com a assinatura da entrega do Projeto de Lei de Incentivo e Fundo de Apoio ao Esporte do Espírito Santo – Pró-ESporte.

Das mãos do governador Paulo Hartung, o secretário de Estado de Esportes e Lazer, Luciano Rezende, recebeu o projeto já com seu aval e o encaminhou para votação na Assembleia Legislativa.

O Pró-ESporte nasce com o objetivo de ser um marco regulatório visando o desenvolvimento e a promoção de práticas no campo do esporte, lazer e atividade física, nas suas diversas dimensões. E como descreveu Luciano Rezende, é um dos maiores aliados que o esporte capixaba já teve.

“Debatemos esse projetos com mais de mil pessoas. Todos os municípios deram suas opiniões e fizeram suas avaliações sobre cada palavra que o integram. Agora o encaminhamos para a Assembleia Legislativa e, na próxima segunda-feira (30), acontecerá uma audiência pública para que mais uma vez o projeto seja debatido”, frisou o secretário.

O governador Paulo Hartung reafirmou seu apoio ao Pró-ESporte e lembrou que o projeto entra para a história, pois vai contar com recursos próprios para sua estreia em todas as modalidades esportivas.

A bodyboarder capixaba Neymara Carvalho, tetracampeã mundial, abraçou a causa e é uma das madrinhas do Pró-ESporte. Ela inclusive acompanhou o secretário Luciano Rezende até a Assembleia Legislativa para entregá-lo nas mãos dos deputados estaduais.

“Essa lei é um novo passo para o esporte aqui no Espírito Santo. Além de beneficiar os esportes olímpico, paraolímpico, educacional e de inclusão social, ela vai contemplar também os esportes radicais, que é o meu caso e de vários atletas capixabas. Tenho certeza que muitos atletas do Espírito serão motivo de orgulho no Brasil inteiro”, comentou.

O presidente do conselho deliberativo do Vitória Futebol Clube, Antonio Geraldo Perovano também se mostrou otimista com o lançamento do Pró-ESporte. Atual campeão da Copa Espírito Santo de Futebol, o dirigente disse que a expectativa é que o esporte capixaba ganhe um forte aliado para ser ainda mais competitivo e reconhecido no cenário nacional.

“Difundir e prestigiar os esportes profissionais e amadores vai nos trazer grandes resultados, isso é muito importante. Acredito que a lei será uma alavanca para o esporte capixaba, inclusive no futebol, para o Espírito Santo ter uma maior representatividade no cenário nacional”, pontuou.

Bolsa Atleta

O programa “Bolsa-Atleta Capixaba”, destinado a atletas praticantes do desporto de rendimento em modalidades olímpicas e paraolímpicas, bem como naquelas modalidades vinculadas ao Comitê Olímpico Internacional (COI) e ao Comitê Paraolímpico Internacional, no valor anual global de até 750.000 VRTE (Valor de Referência ao Tesouro Estadual), a fim de possibilitar continuidade de treinamento àqueles que tenham obtido destaque em suas modalidades esportivas.

Os atletas serão selecionados e adotados, anualmente, tendo como critério a colocação no ranking estadual, nacional e/ou internacional de cada modalidade. Poderão, também, pleitear a concessão da Bolsa os atletas de reconhecido destaque, de modalidades não olímpicas ou não paraolímpicas que não sejam vinculadas ao Comitê Olímpico Internacional ou ao Comitê Paraolímpico, mediante indicação dos dirigentes das entidades dos respectivos esportes, referendado por histórico de resultados e situação no ranking nacional e/ou internacional da respectiva modalidade.

A Bolsa-Atleta Capixaba será concedida pelo prazo de um ano, configurando 12 (doze) recebimentos mensais, podendo ser renovada por iguais períodos.

Objetivos do Pró-ESporte

1º - descentralização administrativa, e apoio institucional às federações esportivas;
2º - promoção prioritária do desporto escolar;
3º - a prática e o desenvolvimento do esporte e lazer entre crianças, adolescentes e jovens em situação de risco pessoal e social, pessoas com deficiência e a 3ª idade;
4º - formação continuada, nas áreas do conhecimento, aplicadas ao esporte e lazer, de atletas, dirigentes, árbitros, técnicos, profissionais da área de educação física e áreas afins;
5º - incremento do interesse da população pela prática habitual de esportes;
6º - construção, ampliação e recuperação de instalações esportivas;
7º - apoio a atletas de alto rendimento;
8º - ampliação do Projeto Campeões de Futuro

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesport
Junior Costa
(27) 3314.3526
Twitter: @sesport
Site: www.sesport.es.gov.br
Orkut: Comunicação Sesport
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard