12/09/2009 15h29 - Atualizado em 05/05/2016 11h45

Futsal Masculino sobe de divisão nas Olimpíadas Escolares 2009

Após derrotarem o forte time do Amazonas por 6 a 3, os alunos do Centro Educacional Praia da Costa, de Vila Velha, garantiram a classificação para a fase final do torneio das Olimpíadas Escolares 2009, realizado em Poços de Caldas (MG). Com a vaga na semifinal, veio o acesso à Divisão de Elite para o ano que vem. Os capixabas participam da competição com apoio da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport).

O jogo foi muito mais disputado do que o primeiro contra a equipe de Rondônia. O time amazonense apresentou um futsal de forte rodízio e marcação por pressão durante todo o jogo. Com o sufoco, os meninos de Vila Velha não conseguiram sair jogando e apelaram muitas vezes para o chutão e para os lançamentos pelo alto para o pivô Lucas Trarbach. Mesmo sobrecarregado, marcou o primeiro gol do jogo ao tabelar com o ala Bruno e tirar do goleiro.

O diferencial da equipe capixaba esteve nas bolas paradas. Com a forte marcação, os amazonenses acabaram cometendo muitas faltas e, após a quinta infração direta de cada tempo, é marcado o tiro livre direto há nove metros do gol. A outra opção capixaba foi o contra-ataque. Assim o time representante do Espírito Santo na competição escolar marcou mais duas vezes, abrindo 3 a 0 no placar e dando mais tranquilidade ao time. Ao final da partida, depois de estarem vencendo por 5 a 1, a pressão amazonense voltou e eles chegaram a encostar com 5 a 3, antes do sexto gol capixaba que definiu o marcador.

Autor de dois gols e muito emocionado após a partida, Lucas foi às lagrimas. “Foi um desabafo. Hoje a pressão foi muito grande. O time deles é muito bom. Vencemos na raça”, explicou.

O capitão da equipe, Matheus Morgan, que joga como fixo, foi o autor dos outros quatro gols capixabas: dois de pênalti, um de falta e o outro ao tabelar com o pivô Lucas. “Viemos para ganhar e sermos campeões. Demos só o segundo passo. O jogo foi muito difícil e mostrou algumas coisas em que precisamos melhorar”, alertou.

O técnico da equipe na competição escolar, Marcos Ribas, comemora o acesso à Divisão de Elite das Olimpíadas Escolares. “Cumprimos o nosso primeiro objetivo. Não poderíamos permitir que o Espírito Santo passasse mais um ano na 1ª Divisão. O nosso lugar é entre os melhores do país. Agora, já que nos deixaram chegar até aqui, queremos o melhor. Queremos o pódio. O alto dele”, afirmou.

Assistindo e torcendo no ginásio da cidade mineira, o diretor do Centro Educacional Praia da Costa, Rodrigo Sarmento, comentou o trabalho realizado na escola. “Damos a esses garotos uma grande estrutura. Temos um pediatra, um psicólogo e um fisioterapeuta à disposição deles no colégio. Compramos o melhor material, desde uniformes e agasalhos a bolsas, coletes e squeezers. Eu fui jogador e quando assumi a direção da escola quis dar a eles o que achava ser o melhor, aquilo que eu não tive e sempre sonhei”, disse.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesport
Filipe Calmon
(27) 3314.3526/ 9901.9914
assessoria.sesport@gmail.com
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard