22/08/2010 15h27 - Atualizado em 05/05/2016 12h07

Finais das Olimpíadas Escolares reúne motivação e superação na sede da Sesport

Uma mistura de diversão, superação e histórias de vida que fazem qualquer pessoa se emocionar. Quem simplesmente viu de longe achou que fosse apenas mais um dia recreação e atividades esportivas promovidas pela Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport), mas quem parou e entrou na sede da Sesport, em Bento Ferreira, na manhã deste sábado (21), percebeu que as disputas das Olimpíadas Escolares ultrapassou as barreiras de uma simples disputa esportiva.

Enquanto os enxadristas mirins se concentravam e executavam os melhores movimentos, jovens mesas-tenistas duelavam simultaneamente para decidir que iria para Fortaleza (CE) e Goiânia (GO), para representar o Estado nas Olimpíadas Escolares, edição nacional, em setembro e dezembro, respectivamente.

Mas as atenções do dia estavam voltadas para a piscina da Sesport, onde a coordenação do evento, em parceira com a Federação Aquática do Espírito Santo (FAC), promoveu a inclusão da natação paraolímpica ao calendário oficial da competição. Por trás de cada competidor uma história de superação e amor pelo esporte.

Dentre tantas está a do Daniel Christian de Mattos, de 15 anos, que teve a perna amputada depois de ter sido atropelado por uma lancha, no dia 22 de março de 2009, na baía de Vitória, quando nadava com os amigos.

Marcado pela tragédia Daniel olha pra frente e nem faz questão de comentar sobre aquela tarde de domingo. Mesmo tendo sofrido seu pior momento dentro d’água, agora atleta, ele força as braçadas para ser um para-atleta de conquistas. As duas primeiras medalhas douradas da vida – ele venceu nos 50m costas e 50m livre –, foram conquistadas e comemoradas com os novos amigos. “São as minhas primeiras medalhas e essa data ficará marcada na minha memória para sempre. Vou guardar esse momento para o resto da minha vida”, contou o jovem nadador que faz questão de dividir os méritos de suas conquistas com os treinadores.

“Os méritos também são deles porque quando parei de treinar eles me incentivaram, e quando voltei aos treinos, há um mês, também me apoiaram e me deram força”.

Daniel aproveitou para destacar a importância de competições como as Olimpíadas Escolares, que reúne amigos e integra atletas independente da condição social e limitações. “Estamos presenciando uma mudança na sociedade e competições como essas fazem parte desse novo momento, inclusive, do esporte brasileiro”.

A fase final das Olimpíadas Escolares, na categoria infantil se encerrou neste sábado (21). Além do xadrez, tênis de mesa e da natação paraolímpica, também foram finalizadas as modalidades coletivas. Nesta segunda-feira (23) o site da Sesport (www.sesport.es.gov.br) trará o boletim com todos os resultados da competição, além da lista completa dos classificados para a edição nacional das Olimpíadas Escolares, em Fortaleza.

Resultados

Xadrez
Infantil Feminino

1º – Daniele Schulz
2º – Maria Renata Silva
3º – Stefany Gil de Souza

Infantil Masculino

1º – Gabriel Yuri Brito
2º – Jairo Junior
3º – Igor Morellato

Juvenil Feminino

1º – Gabriela Brito
2º – Priscila Ribeiro
3º – Ana Flavia dos Santos

Juvenil Masculino

1º – Felipe dos Santos
2º – Gustavo Américo
3º – Willian Nascimento

Natação paraolímpica

50m livre feminino

(S6)

1º – Lara Tieni
2º – Queren Apuque

(S9)

1º – Aline Reis

50m livre masculino

(S1)

1º – Matheus Costa

(S7)

1º – Julio Stang Cunha

(S9)

1º – Daniel Mattos
(S11)

1º – Ewerton Costa

50m costas feminino

(S6)

1º – Queren Gomes
2º – Lara Tineli

(S11)

1º – Aline Reis

50m costas masculino

(S9)

1º – Daniel Mattos

(S11)

1º – Ewerton Santos

50m peito masculino

1º – Marcus Vinicius Silva
2º – Herick Vieira


Tênis de Mesa

Infantil

1º – César Augusto Mendonça
2º – Breno Magalhães

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesport
Júnior Costa
(27) 9901-9914
(27) 3235-7192
assessoria.sesport@gmail.com
Twitter: @sesport
Site: www.sesport.es.gov.br
Orkut: Comunicação Sesport
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard