26/08/2009 10h30 - Atualizado em 05/05/2016 11h44

Famílias de Feu Rosa recebem o ‘Campeões de Futuro’

O núcleo de judô do projeto estadual de inclusão social pelo esporte ‘Campeões de Futuro’ foi aberto oficialmente na noite desta terça-feira (25), no Ginásio Poliesportivo de Feu Rosa, em Serra. Apresentações de balé e de karatê chamaram a atenção do público presente, em sua maioria formado por familiares dos cem alunos contemplados pelo projeto. O ‘Campeões de Futuro’ é fruto de parceria entre a Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport) e as prefeituras capixabas.

“A preocupação dos pais de Feu Rosa é a mesma de todos os outros chefes de família. Preocupamo-nos com a possibilidade de os nossos filhos não terem educação, de serem vítimas da violência ou de se envolverem no mundo das drogas. A vida é muito dura, mas o esporte, a educação, a religião e a família dão o suporte para fazer a travessia da vida de forma segura e vitoriosa”, observou o secretário estadual de Esportes e Lazer, Luciano Rezende.

Segundo o professor coordenador do núcleo Alcir Júnior, os trabalhos começaram no mês de julho e, devido à procura, foi formado um cadastro de reserva. “Foram abertas cem vagas para as crianças serem atendidas com quimonos, uniforme e o tatame cedido pelo Governo do Estado. As aulas são de segunda a sexta-feira, sendo que na terça nós paramos para conversar com os alunos e ouvi-los. O projeto tem um cunho social e o esporte é apenas uma ferramenta para a educação deles. Queremos medalhistas, sim, mas o mais importante são os cidadãos de bom caráter”, explicou.

O secretário municipal de Turismo, Esporte, Cultura e Lazer, Cleber Pereira de Lanes, e o secretário adjunto, Osmar Alves, foram os anfitriões do evento que chamou a atenção pela participação das famílias. Um dos presentes, Yulo de Castro, promotor de vendas de 22 anos, comentou a situação das famílias do local.

“Infelizmente, muitas dessas crianças têm ou o pai e mãe preso ou morto. Esse projeto é um escape que eu não tive na minha infância. Sou nascido e criado aqui em Feu Rosa e perdi muitos amigos. Esse projeto é muito importante, porque mesmo que eles não sigam carreira no judô, serão bons cidadãos”, ponderou.

Para Eliete Brito, de 68 anos, o projeto é sinônimo de descanso. “Eu crio meu neto sozinha, pois a mãe é falecida e não sei onde mora o pai. Mesmo ele tendo só oito anos, eu acho importante que ele faça esporte, principalmente para ficar longe das drogas”, enfatizou.

O aluno Rodrigo Martins, de 10 anos, conheceu o judô no ‘Campeões de Futuro’. “Eu soube na escola que iria ter esse projeto. É diferente para a nossa comunidade aprender outros esportes. Normalmente jogamos futebol mesmo. Mas eu gostei. Pretendo continuar no judô mesmo se for para outro lugar. A gente brinca muito. Mas o treino é sério”, completou o aluno da 7ª série.

Assessoria de Comunicação/Sesport
Filipe Calmon