15/10/2012 15h04 - Atualizado em 05/05/2016 13h03

Espírito Santo vai às Paralimpíadas Escolares com delegação recorde

O Aeroporto de Vitória (ES) ficou lotado nesta segunda-feira (15) para o embarque da delegação capixaba para as Paralimpíadas Escolares, que acontecem de 16 a 20 de outubro, em São Paulo. Ao todo, 67 pessoas entre atletas, atletas-guia, dirigentes e apoio, viajaram para representar o Estado no maior evento do gênero da América Latina. Esse número representa um aumento de quase 50% de integrantes em relação à equipe que competiu em 2011.

Segundo o secretário de Estado de Esportes e Lazer, Vandinho Leite, esses dados são reflexo do investimento que o Governo vem fazendo no desporto paralímpico. “Estamos trabalhando com projetos que visam fazer do esporte um elemento de inclusão social e, paralelamente, buscamos revelar talentos, fornecendo investimento e estrutura para que nossos atletas cresçam. Com o apoio da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport), estamos enviando a nossa maior delegação à uma Paralimpíada Escolar, custeando todas as passagens e os uniformes dos atletas”, explica o secretário.

Na capital paulista, o Espírito Santo(ES) terá representantes em sete das dez modalidades, que compõe os jogos escolares. Os atletas são alunos de 12 a 20 anos, que possuem algum tipo de deficiência física, intelectual, visual ou múltipla. Todos estão matriculados em escolas regulares e passaram por seletivas, para que os técnicos formassem as equipes.

Talentos

As Paralimpíadas Escolares buscam revelar novos valores e possíveis atletas para representar o Brasil nas Paraolimpíadas de 2016. Este ano, uma das esperanças de medalha para o Estado é o atleta da natação e da bocha, Mateus Costa, 16 anos. Antes do embarque ele falou sobre a expectativa de repetir a atuação das edições anteriores, quando conquistou 11 medalhas de ouro e uma de bronze.

"Sabemos que não vai ser fácil, mas estamos prontos. Treinamos pesados e tivemos muito apoio para representar bem o Estado, afirma o atleta, que além de ter as passagens custeadas pelo Governo, é bolsista do programa Bolsa Atleta. "O ES está muito à frente dos outros Estados nessa questão do apoio", completa Mateus.

Outro benefício destinado aos paralímpicos foram os novos uniformes da delegação. Para treinadora da natação, Poliana Oliveira, essa medida serviu para valorizar os atletas. "Mais do que identificar, os uniformes novos valorizam nossos meninos e eles percebem isso", conta.

Os jogos

Em 2012, as Paralimpíadas Escolares contarão com 1966 participantes, entre estudantes e equipe técnica, sendo 1,2 mil atletas. Os atletas brigarão por medalhas nas seguintes modalidades: tênis em cadeira de rodas, voleibol sentado, atletismo, futebol para cegos, futebol para paralisados cerebrais, judô, goalball, bocha, além da natação e do tênis de mesa.

Desempenho dos capixabas nas edições anteriores
2009 - a equipe era composta por cinco atletas e um total de oito integrantes
2010 - a equipe foi composta por 36 pessoas.
2011 - a equipe foi composta por 45 pessoas. Nessa edição o ES ficou em 14º lugar geral entre 24 unidades de Federação

A equipe capixaba viajou com passagens do Compete Espírito Santo, Programa do Governo do Estado que beneficia com passagens aéreas atletas e paratletas de alto rendimento, para que representem o Espírito Santo em competições nacionais e internacionais.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesport
Sérgio Rangel
Tel.: (27) 9901-9914 / (27) 3235-7192
www.sesport.es.gov.br
assessoria.sesport@gmail.com
Facebook: asscom.sesport
Twitter: @sesport
Orkut: Comunicação Sesport
Youtube: Sesport
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard