06/06/2012 13h16 - Atualizado em 05/05/2016 12h24

Espírito Santo terá o primeiro centro regional de formação de handebol do Brasil

Uma parceria inédita entre o Governo do Espírito Santo e a Confederação Brasileira de Handebol (CBHB) vai permitir que o Espírito Santo tenha o primeiro centro regional do Brasil para formar jogadores de alto rendimento no handebol feminino e masculino, visando os Jogos Olímpicos Rio 2016. A novidade foi anunciada pelo secretário de Estado de Esportes e Lazer Vandinho Leite, e recebeu a chancela do presidente da CBHB, Manoel Luiz Oliveira.

A formação dos atletas será desenvolvida por um técnico indicado pela Confederação Brasileira de Handebol que será anunciado no próximo dia 23 de junho, quando a seleção feminina do Brasil enfrentará a seleção de Cuba, às 10 horas, no ginásio do Tancredão, em Vitória.

A nova geração de atletas brasileiros que terá como desafio elevar ainda mais o nível do handebol brasileiro nos Jogos Olímpicos do Rio, será garimpada de projetos sociais promovidos pelo Governo do Espírito Santo na Grande Vitória e no interior, como o Campeões de Futuro e o Esporte Pela Paz. Alunos das escolas particulares e públicas também serão observados, já que números da Confederação apontam o handebol como o segundo esporte mais praticado nas escolas, perdendo apenas para o futsal.

A parceria firmada entre as instituições só foi possível depois que o secretário Vandinho Leite apresentou o projeto do novo Centro de Treinamento Jayme Navarro de Carvalho. O complexo esportivo será reformado e ampliado pelo Governo do Espírito Santo e contará com investimento de R$ 6,5 milhões. Será o primeiro complexo esportivo do Brasil, em parceria com Ministério do Esporte, que vai garantir a formação de atletas de alto rendimento para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, em nove modalidades.

O objetivo é tornar o Espírito Santo referência nacional em seis modalidades olímpicas – Ginástica Rítmica, Judô, Taekwondo, Handebol, Natação e Vôlei de Praia –, na primeira fase de implantação do modelo olímpico capixaba, e mais três modalidades – Boxe, Badminton e Ginástica Artística –, na segunda fase, totalizando nove modalidades.

Para a implantação do modelo de gestão serão investidos R$ 16.216.133,47, com o valor de repasse do Ministério do Esporte, e sendo R$ 2.702.688,91 de contrapartida do Governo do Espírito Santo.

Esse investimento vai garantir condições para a prática das modalidades esportivas, utilizando equipamentos próprios e modernos, o que fará aumentar o rendimento dos usuários do centro.

"O Brasil possui a meta de estar entre os dez primeiros no quadro geral de medalhas e o Espírito Santo terá um papel fundamental nesse projeto. No handebol, o Espírito Santo foi escolhido para receber o primeiro centro regional do Brasil que formará atletas que serão enviados para o Centro Nacional de Excelência. E o nosso centro terá capacidade para receber atletas de outros estados que não possuírem um centro de formação", explicou o secretário Vandinho Leite.

Importante ressaltar que o projeto conta com a contratação de 78 profissionais da área de formação com reconhecida experiência. Dentre eles coordenador técnico, supervisor de desenvolvimento de modalidades olímpicas, preparador físico, técnicos e auxiliares técnicos.

Além desses profissionais, o projeto contará com profissionais na área da saúde, como psicólogo, fisioterapeuta, médico, assistente social, enfermeira, nutricionista e massoterapeuta, que com a especialização em cada área, farão o trabalho de acompanhamento das crianças que vierem a praticar todas as atividades no centro.