17/12/2010 07h43 - Atualizado em 05/05/2016 12h08

Emanuelle Lima é eleita a melhor atleta do Espírito Santo em 2010

A ginasta capixaba Emanuelle Lima recebeu na noite desta quinta-feira (16) o prêmio de melhor atleta de 2010. Em votação popular, ela desbancou o bodyboarder Magno Oliveira e a velejadora Odile Ginaid e ficou com o considerado “Oscar” do esporte capixaba. O Prêmio Melhores do Esporte 2010, realizado pela Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport), premiou ainda 29 atletas que foram indicados por suas federações e o melhor árbitro e treinador do ano.

O evento, que foi realizado no Centro de Convenções de Vitória, reuniu atletas, familiares, presidentes de federações, dirigentes e autoridades. A solenidade começou com uma apresentação do núcleo de ginástica rítmica do projeto Campeões de Futuro, desenvolvido na sede da Sesport, em Bento Ferreira, Vitória. As meninas prepararam uma coreografia, coordenada pela professora e treinadora Gizela Batista.

Em seu discurso, a secretária de Estado de Esportes e Lazer, Lenise Loureiro, cumprimentou os premiados e lembrou as conquistas recentes. “Desde a criação da Secretaria, o esporte capixaba melhorou muito pelo incentivo. Muitas parcerias foram firmadas com as federações, para dar suporte aos atletas do Estado. Centenas deles puderam representar o Espírito Santo, em competições nacionais e internacionais, e orgulhar o nosso povo. Quero dar os parabéns a cada homenageado da noite pelo esforço durante o ano”.

Logo após o pronunciamento da secretária, começaram as premiações. Um a um, os atletas e seus respectivos treinadores ou presidentes de federações, foram chamados para receber uma estatueta. Mas o mais esperado ainda estava por vir. Todos especulavam quem seria o melhor atleta do ano.

Homenagem

Antes de o nome do melhor atleta do ano ser revelado, a Sesport e a Secretaria de Estado da Educação (Sedu) receberam homenagens especiais, por desenvolverem dentro das escolas públicas e privadas do Estado programas de inclusão e incentivo ao esporte. Na sequência, Lenise Loureiro ainda premiou os vencedores dos Jogos Na Rede, por suas conquistas na edição 2010.

Roberto Epikautsk foi eleito o melhor árbitro do ano por seu trabalho no Mundial de Vôlei, quando o Brasil se sagrou tricampeão. Já Gizela Batista foi eleita a melhor treinadora, devido aos resultados que conquistou ao longo do ano, a maioria deles com a ginasta Emanuelle Lima.

“Estou muito feliz por tudo, porque é muito sacrifício é muita luta e as pessoas às vezes não sabem por que passamos, e essa premiação é gratificante. A meta do ano que vem é dar sequência no trabalho, e manter e melhorar esses resultados”, comentou Gizela Batista.

Clique aqui para ampliar!

Encerradas as premiações especiais, o evento parou para o momento que todos aguardavam. Enfim, seria anunciado o nome dos três atletas finalistas. Ao palco, foram chamados Odile Ginaid, Magno Oliveira e Emanuelle Lima. Nesse momento foi entregue aos cerimonialistas do Prêmio um envelope preto e misterioso. Lá dentro estava o nome daquele que seria coroado como melhor do ano.

Vencedora

Após muitas expectativas o nome da ginasta Emanuelle Lima foi anunciado e a comemoração foi geral entre as amigas ginastas, os familiares, a treinadora e a presidente da Federação Capixaba de Ginástica, Dalza Batista.

Passada a ansiedade, Emanuelle dedicou o prêmio à treinadora e a todos que participaram de forma direta e indireta dos resultados que alcançou ao longo do ano. Ela ainda comemorou o encerramento do seu “ano dourado” exibindo o “Oscar” do Esporte do Espírito Santo.

“A conquista mais importante neste ano foi o ‘Oscar’ do esporte, porque não esperava ser a melhor atleta do ano. Estava muito nervosa e, sinceramente, não esperava ganhar esse título, pois estava ao lado de dois grandes esportistas do Espírito Santo, que são muito conhecidos, mas estou muito feliz e agradeço muito a Deus por isso”, comemorou.

Clique aqui para ampliar!

O bodyboarder Magno Oliveira ficou muito feliz e surpreso com a indicação e por ter ficado entre os três melhores atletas do ano. Ele comemorou mais ainda quando lembrou que, mesmo lesionado, caiu na água na Venezuela para conquistar o bicampeonato latino.

“Esse ano foi único da minha carreira. Mesmo com uma lesão muito séria, que tive no México, continuei a competir lesionado, e isso me deu ritmo e vontade para chegar à Venezuela. Mesmo com restrição no meu braço direito, consegui conquistar a etapa e o bicampeonato latino-americano. E é muito legal essa festa para o esporte. Nós merecemos mesmo. O esporte merece porque forma cidadão, cria um ídolo e tira a galera da rua, que é o mais importante”, disse.

A velejadora Odile Ginaid saiu da festa com a sensação de dever cumprido. De acordo com ela, o fato de ser premiada como a melhor atleta da modalidade e por ter chegado à final do prêmio de atleta do ano, ajudou a divulgar o seu esporte.

“Esse ano foi muito especial porque já comecei como integrante da seleção de Vela do Brasil, fui medalha de bronze nos Jogos Sul-Americanos e, daí, consegui ganhar quase tudo que participei, e por isso foi bem legal. Pra mim, é um reconhecimento, e para os demais atletas também. É um reconhecimento do trabalho que ele tem no ano todo”, concluiu.

Premiados na solenidade:

Atletismo – Alequessandro de Paula