06/09/2011 17h12 - Atualizado em 05/05/2016 12h13

Delegação capixaba de malas prontas para as Olimpíadas Escolares em João Pessoa

A delegação que vai representar o Espírito Santo na categoria infantil da etapa nacional das Olimpíadas Escolares, em João Pessoa (PB), entre os dias 9 e 18 de setembro está definida. Ela será composta por 180 membros entre atletas, treinadores, dirigentes e fisioterapeuta. Os capixabas embarcam no próximo dia 08 de setembro para competir nas modalidades individuais (atletismo, ciclismo, natação, xadrez, judô, ginástica rítmica, tênis de mesa e badminton) e coletivas (basquete, futsal, vôlei e handebol).

A competição nacional, a partir deste ano, passa a contar com as disputas do badminton, a maior novidade, nas categorias infantil e juvenil, em Curitiba (PR), entre os dias 02 e 11 de dezembro e reúnirá atletas com idade entre 15 a 17 anos.

A categoria infantil é voltada para atletas com idade entre 12 a 14 anos. O grande diferencial das Olimpíadas Escolares é a integração de alunos de escolas públicas municipais e estaduais, com estudantes da rede privada de ensino.

Em 2010, a delegação capixaba, na categoria infantil, trouxe para o Estado 14 medalhas entre modalidades individuais e coletivas, sendo oito de ouro, três de prata e três de bronze. As maiores medalhistas foram Rafaeli Coutinho, da natação e Emanuelle Lima, da ginástica rítmica, com três ouros cada. A ginasta também subiu ao pódio para receber uma medalha de bronze.

A expectativa deste ano é bater esse número. Por isso, as edições municipais, regionais e as finais regionais e estadual foram as mais disputadas dos últimos anos.

Modalidades coletivas

O grande destaque entre os vencedores nas modalidades coletivas é a Escola Estadual Edward Abreu de Pedro Canário. Na final do futsal masculino, os meninos venceram por 3 a 1 o Colégio Darwin, de Vitória.

Como apenas os campeões de cada modalidade embarcam para a etapa nacional das Olimpíadas Escolares, eles garantiram passagens aéreas e um lugar em João Pessoa.

No futsal feminino, a final foi disputada entre os times formados pelas escolas públicas Felinto Martins, de Castelo, e Maria Barroso, de Muniz Freire, que fizeram um grande jogo, decidido nos minutos finais. E pelo quarto ano seguido as castelenses representarão o Espírito Santo na etapa nacional categoria infantil, pois venceram a decisão por 3 a 2.

No voleibol a emoção foi a mesma. Quase uma semana de disputas na cidade de Castelo, que sediou a final estadual, oito seleções, de oito cidades diferentes participaram das disputas, no masculino e no feminino.

Entre as meninas a classificação ficou com a Escola Estadual Irmã Teresa Altoé, de Jaguaré, no Norte do Estado. A segunda colocação ficou com a Escola São Domingos, de Vitória. No masculino a vaga para a edição nacional ficou com os meninos da Escola São Domingos, de Vitória, que vingaram o time feminino, ao vencer a Escola Municipal Nestor Gomes, de Castelo.


Clique aqui para ampliar!


No handebol, os resultados do voleibol se repetiram. Enquanto as meninas do Castro Alves saíram derrotadas pela Escola Estadual Job Pimenta, de Mantenópolis, e ficaram fora da briga pelo tetracampeonato nacional, os meninos não tomaram conhecimento do time da Escola Estadual João Bley, de Castelo e ficaram com as passagens para João Pessoa.

Com a vitória, o time masculino do Castro Alves volta a participar de uma edição nacional das Olimpíadas Escolares para tentar uma medalha de ouro. No ano passado, a equipe bateu na trave e ficou fora do pódio.

O basquetebol capixaba vai mandar para João Pessoa (PB) dois novos representantes na edição infantil. No feminino, quem garantiu vaga foram as meninas do Centro Educacional Guarapari, que na final venceram por 24 a 22 a Escola Ezequiel Fraga, de Aracruz.

No masculino, a decisão ficou entre Colégio Sacre Coeur, de Vitória e o Colégio Cristo Rei, de Cachoeiro de Itapemirim. E foram os alunos da Capital que soltaram o grito de campeão, com a vitória por 58 a 41 e também garantiram as tão sonhadas passagens para João Pessoa.

Modalidades individuais

Nas modalidades individuais serão 38 atletas. Nas modalidades coletivas entram em quadra os times de basquetebol, voleibol, handebol e futsal – todas contarão com times na categoria masculina e feminina. Os atletas participantes tem idade entre 12 a 14 anos.

E são as modalidades individuais as maiores esperanças de medalhas da delegação capixaba. O judô vai para João Pessoa com 15 atletas entre meninos e meninas. O feminino contará com atletas as categorias super ligeiro (36kg), ligeiro (40kg), meio leve (44kg), leve (48kg), meio médio (53kg), médio (58kg), meio pesado (64kg) e pesado (mais de 64kg).

No masculino, o time do Espírito Santo será formado por lutadores nas categorias super ligeiro (36kg), ligeiro (40kg), meio leve (44kg), leve (48kg), meio médio (53kg), médio (58kg), meio pesado (64kg) e pesado (mais de 64kg).

Fora dos tatames e com mais concentração ainda estarão os capixabas do xadrez. A final estadual reuniu enxadristas de Montanha, Santa Maria de Jetibá, Vargem Alta, Domingos Martins, Linhares, Venda Nova do Imigrante, Aracruz, Vitória, Marechal Floriano e Jaguaré.

A competição reuniu 21 técnicos e dirigentes, sete integrantes da coordenação e dirigentes e 65 atletas. No final, Eduardo Vicente, no masculino e Karoline Teixeira, no feminino, ambos de Aracruz garantiram vaga na etapa nacional.

No ciclismo a esperança de medalhas do Espírito Santo é a dupla Erica Reis, de Aracruz e Felipe Rezende, da Serra. Ambos são velocistas e competem no ciclismo entre as feras do Espírito Santo.


Clique aqui para ampliar!


O tênis de mesa capixaba embarca mais uma vez para a fase nacional com nomes conhecidos. Cesar Augusto, da Escola Estadual Fioravante Caliman, de Venda Nova do Imigrante. O mesa-tenista vai participar pelo segundo ano seguido da etapa nacional. Luana Beatriz Barbosa, da Escola Municipal João Lauvers, de Santa Maria de Jetibá será a outra representante do Estado.

A delegação de natação mais uma vez contará com o maior número de atletas. Ao todo serão 16 nadadores. Yasmin Matos, David Theodoro, Júlia Ramos, Michel Muradi, Kátia Gomes, Alexandre Burini, Maria Eduarda Rosi, Luis Filipe Tavares, Bruna Burini, Matheus Barcelos, Maria Clara Almeida, Giovani Ferreira, Isadora Sandehus, Éthore Xible, Amanda Tozetti e Leonardo Leão são os responsáveis por nadar pelo Espírito Santo. Todos serão comandados pelo treinador Ozimar Gomes.

A ginástica rítmica contará com um grupo de peso, pelo menos nos títulos. Consideradas as francas favoritas ao título, tanto no individual como no conjunto, as meninas serão reforçadas por Mayra Sineriz, que acaba de conquistar o Campeonato Brasileiro na categoria infantil. Ao lado dela estarão Layse Moraes, Sarah Feitosa, Fernanda Ribeiro, Lara Nolasco e Jéssica Gavina. As ginastas serão treinadas por Monika Queiroz, ex-treinadora do conjunto da seleção brasileira e que atualmente treina Natália Gaudio, que integra a seleção brasileira.

E por fim, o caçula das Olimpíadas Escolares. Pela primeira vez na competição o badminton vai mandar duas ferinhas capixabas para João Pessoa. Brenda Pimentel e Alexis Cabral, ambos da Escola Municipal Vila Olímpica, de Vila Velha, são os jogadores que defenderão as cores do Espírito Santo na competição.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesport
Júnior Costa
(27) 9901-9914
(27) 3235-7192
www.sesport.es.gov.br
assessoria.sesport@gmail.com
Twitter: @sesport
Orkut: Comunicação Sesport
Youtube: Sesport
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard