14/09/2009 11h36 - Atualizado em 05/05/2016 11h45

Corrida - Correr: um ato de saúde que requer cuidados

Praticar corrida rústica, assim como qualquer outro tipo de esporte, requer cuidados. Ainda mais se a meta for fazer da atividade esportiva uma aliada à saúde. O diretor médico da II Meia Maratona Volta da Ilha de Vitória , que será realizada neste domingo (20), Carlos Magno Dalapícola antecipa que essencial para quem quer começar no esporte é uma avaliação médica.

”Existe uma necessidade de se saber as condições da saúde do futuro atleta. Neste exame, o médico avaliará se existe alguma doença ou mesmo condição física pré existente que possa agravar essa doença. Podem também ser solicitados alguns exames que compõem essa avaliação da condição física”, destacou.

Carlos disse que alguns “pecados” são bastante comuns aos atletas iniciantes. “Não ter preparo necessário para fazer o esforço físico da corrida é um dos pecados. Ou seja, uma corrida é completamente diferente de um jogo de futebol, assim o atleta por jogar futebol com alguma regularidade, se vê em condições de fazer uma prova física em que a regularidade da atividade é constante, como correr”, disse.

“Ao sentir cansaço o atleta deve diminuir o ritmo e se necessário apenas caminhar até recuperar o fôlego", acrescentou.

O médico ainda alertou que o atleta não deve correr com o estômago cheio e na noite anterior deverá fazer uma refeição a base de carboidratos. A prática do esporte, segundo ele, se for feita com orientação correta é essencial no combate ao sedentarismo um mal que aflige o mundo moderno.

“A inatividade do ser humano e a ingestão de dietas inadequadas são os grandes vilões da qualidade de vida no mundo moderno, as doenças metabólicas (diabetes, obesidade, dislipidemias) e são fatores de agravamento e coadjuvantes da hipertensão arterial, associado ao estresse da vida diária”, afirmou.

Ainda conforme o médico no dia da prova é necessário todo o preparo para que o atleta esteja em condições de participar e disputar a corrida. “Especificamente no dia anterior o jantar não deve conter gorduras, e sim ser à base de carboidratos (macarrão e massas). Antes da corrida cerca de uma hora devem serem ingeridos alimentos líquidos (sucos naturais e yogurte) e fruta em quantidade moderada”, recomendou acrescentando que jamais o atleta não deve correr em jejum e nem após uma ingestão de um café da manha reforçado.

Jamais devem competir uma meia maratona alerta o médico: Hipertensos graves mesmo controlados, coronariopatas, diabéticos, pessoas acima do peso ideal, pessoas sem preparo físico, pessoas que apresentem problemas de artrose em coluna lombar, joelhos e tornozelos, portadores de insuficiência renal, doenças do fígado, ou pessoas que se submeteram recentemente a cirurgias.

Cintia Gama, destaque local, dá dicas de nutrição

Um dos principais nomes das corridas de rua capixaba, curiosamente é uma das nutricionistas mais requisitadas pelos atletas de alto nível e clubes de futebol do Espírito Santo.

Para Cíntia alguns cuidados essenciais com a alimentação devem ser observados para quem quer começar a praticar a corrida rústica, um dos esportes mais populares do país principalmente em função do seu baixo custo.

“O iniciante na prática de corrida deve considerar que sua demanda energética aumentará, ou seja: seu organismo vai precisar de mais calorias para queimar nos treinos. Em especial, deverá aumentar o consumo de carboidratos, nutriente que mais contribuirá com a energia para este tipo de atividade”, disse.

A atleta acrescenta que cuidado especial com a hidratação também é necessário. “Para garantir uma boa hidratação pré treino o ideal é que o atleta consuma entre 500 e 600ml de água/ bebida esportiva duas horas antes do treino”, comentou acrescentando que uma refeição leve e com uma fonte de carboidrato é bem vinda antes da corrida.

Para Cíntia grande parte dos atletas comete alguns “pecados”, mesmo sem ter intenção. “Existem os que erram por não se alimentarem antes de treinar, e os que pecam pelo exagero”, disse.

Os riscos da alimentação errada no mundo moderno para quem pratica esporte são muitos. “A alimentação errada pode afetar o rendimento, causar transtornos gastrintestinais, vômitos, hipoglicemia, fadiga e interrupção da atividade”, afirmou.

A refeição antes da prova deve acontecer com três horas de antecedência da hora da largada. “Desta maneira os alimentos podem ser digeridos e absorvidos e o organismo terá energia para gastar na competição”, comentou acrescentando que a refeição deve ser de fácil digestão rica em carboidrato, pobre em gordura e sem excesso de proteínas.

Orientação dietética para corrida da nutricionista Cíntia Gama

Cuidados especiais com alimentação desde a véspera da corrida são necessários. Neste período tanto o descanso quanto a estocagem de carboidratos e boa hidratação são essenciais.

Jantar:

Massas e outros carboidratos são essenciais para repor o glicogênio muscular, evitando assim a estafa muscular por falta de combustível. Prefira massas, pães, arroz e batatas. E evite alimentos gordurosos e excesso de proteína. Exemplo: macarrão ao sugo com filé de frango grelhado. Evite jantar após as 22h.

Café da manhã:

Procure comer carboidratos de fácil digestão como torradas, biscoitos de água e sal e bolos não gordurosos. Evitar leite e sucos muito concentrados, especialmente suco de laranja. Evite cereais integrais, eles são ótimos para consumo no dia a dia, mas no dia da prova podem provocar desconforto gastrintestinal. O café da manhã deve ser programado para 3 horas antes do horário da largada. Exemplo: pão com geléia e queijo branco, uma pequena xícara de café e suco de uva diluído. Evitar alimentos que não façam parte da sua alimentação habitual.

Orientação de hidratação:

Garanta que está devidamente hidratado antes de começar a prova ingerindo aproximadamente 500ml de água ou bebida esportiva, pelo menos duas horas antes do exercício. Durante a corrida, hidrate-se a cada 15-20 minutos. Após a atividade física, beba um pouco mais de 1 litro para cada kg de peso perdido, distribuindo esse consumo por um período de várias horas após a atividade física. Dê preferência a bebidas esportivas que contenham carboidratos, assim você estará repondo glicogênio muscular e hepático, além dos fluidos e eletrólitos.

Informações à Imprensa:
Pauta Livre
Assessoria de Imprensa
Telefones: (027) 3337-5127 e 9935-5934
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard