09/11/2010 07h34 - Atualizado em 05/05/2016 12h08

Coordenadores de projetos socioesportivos garantem dedicação para captação de recursos da Sesport

A Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport) reuniu na manhã desta segunda-feira (08), no auditório do Diário Oficial do Estado, em Vitória, os representantes dos 35 projetos socioesportivos que participaram do processo de seleção que vai destinar recursos de até R$ 30 mil, como uma forma de reconhecimento e premiação das entidades que oferecem inclusão social por meio do esporte. Inicialmente, o edital previa seleção de 20 projetos, mas 35 foram habilitados. A reunião serviu para orientação e capacitação dos beneficiados, que puderam tirar dúvidas sobre como investir em seus projetos e como prestar contas do valor recebido.

O encontro contou com a presença da secretária de Estado de Esportes e Lazer, Lenise Loureiro, que recepcionou cada contemplado. A secretária abriu o encontro falando sobre as políticas públicas desenvolvidas pela Sesport em 2010 que beneficiou o esporte capixaba. Dentre projetos como o Campeões de Futuro, que oferece a crianças e adolescentes, com idade entre 7 e 17 anos, em 77 municípios do Estado, pratica esportiva gratuita, ela destacou a criação do Fundo de Apoio ao Esporte do Espírito Santo, o Pró-ESporte.

“O Edital contemplou 35 entidades que já promovem esporte e cidadania a crianças e adolescentes. Queremos ir ao encontro desses trabalhos selecionados , reforçando-lhes a atuação, dando-lhes recursos para incremento de suas atividades”, revelou a secretária.

Leonardo Meglinas, representante da Associação Capixaba Paraolímpica de Desporto, que desenvolve projeto de inclusão social a crianças e adolescentes com deficiência, destacou a importância do projeto e dedicação da Sesport para fazer com que a ideia saísse do papel. Revelou ainda que após 10 anos a frente das atividades oferecidas nas modalidades de natação e atletismo, sem apoio, o benefício vai incentivar ainda mais.

“Esse beneficio é importantíssimo para as práticas que desenvolvemos de inclusão social para pessoas com deficiência. Tratar de inclusão social é muito difícil, ainda mais quando se trata de uma pessoa com algum tipo de deficiência. Mas esse reconhecimento vai nos incentivar e muito. E com esse recurso poderemos atender mais alunos, espalhando a inclusão social para mais pessoas”, descreveu.

Após a reunião os coordenadores dos projetos selecionados receberam o material de trabalho, como planilhas que exemplificam prestação de contas e a melhor maneira de investir o recurso captado. Explicado o processo, alguns acharam complicado os transmites para receber e o beneficio, mas Leonardo Meglinas fez questão de frisar: “Depois de tantos anos trabalhando sem reconhecimento e investimentos, como esse, não será agora que vamos desistir por causa de um documento ou outro”.

Primeiro colocado no ranking dos projetos com melhor pontuação foi a Associação Batalhando por um Futuro Melhor, de Nova Venécia que oferece a prática de natação, futebol de campo e atletismo para crianças em risco social. Mas o “título” de campeão não seduziu muito o coordenador projeto, José Inoch.

“Não focamos o primeiro lugar. O importante mesmo é estar entre os 35 projetos aprovados, porque esse recurso nos ajudará muito”, contou.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesport
Júnior Costa
(27) 9901-9914
(27) 3235-7192
Twitter: @sesport
Site: www.sesport.es.gov.br
Orkut: Comunicação Sesport
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard