13/07/2011 15h00 - Atualizado em 05/05/2016 12h11

Comissão da Sesport visita a Arena da Baixada nesta quinta-feira (14)

Para conhecer os modelos de gestão que estão sendo adotados pelo Brasil nos mais diversos estádios e com objetivo de criar um plano de gestão eficiente e profissional para ser implantado no Estádio Estadual Kleber Andrade, que está sendo construído pelo Governo do Espírito Santo, uma comissão da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport), coordenada pelo secretário Vandinho Leite, embarca na manhã desta quinta-feira (14) para Curitiba (PR) para conhecer e vistoriar a Arena da Baixada, estádio do Clube Atlético Paraense.

O objetivo principal da comissão é captar as principais informações de gestão do espaço esportivo, considerado um dos mais bem equipados e gerenciados da América Latina, monitoramento de câmeras, sistema viários, estacionamento, climatização, cobertura de Internet, alarmes e outras informações técnicas que poderão ser usadas para a implantação do modelo de gestão que será empregado no Estádio Estadual Kleber Andrade.

A Arena da Baixada é um dos 12 estádios escolhidos para sediar jogos da Copa do Mundo do Brasil, em 2014. Com capacidade para 27 mil torcedores sentados, o estádio está localizado no Centro de Curitiba.

A Arena da Baixada será o menor estádio da Copa (terá 122 mil m² de área depois das obras). Porém, ele é apontado como o estádio com maior potencial de integração com o entorno e com possibilidades de usos variados no pós-Copa.

A Arena está em local privilegiado de Curitiba, próximo ao eixo onde será construída a primeira linha de metrô da capital paranaense (que ficará pronta apenas depois da Copa), ao lado da estação rodoferroviária e da avenida que dá acesso ao Aeroporto Internacional Afonso Pena.

Outro ponto positivo é que 65% dos hotéis da cidade ficam a um raio de 2 km do estádio. Além da remodelação interna da Arena da Baixada, que passará dos atuais 27 mil para 40 mil lugares, será construída uma esplanada na entrada principal do estádio para incentivar a utilização da área durante a maior parte do dia.

Com o mesmo objetivo de estimular a criação de uma nova centralidade em Curitiba, o governo estadual tem planos de construir uma arena de menor porte, ao lado do estádio, com 10 mil lugares, transformando o espaço num complexo cultural e esportivo para receber os eventos da cidade.

Detalhes do Kleber Andrade

O Estádio está localizado em Campo Grande, Cariacica. O valor da reforma será de aproximadamente R$ 100 milhões, com prazo de entrega para 2013. O terreno tem 85.715,00 m². A área de construção é de 38.017,78 m², e a obra abrangerá 5.407,76 m², totalizando 43.425,54 m² construídos. A reforma do estádio prevê uma estrutura para recepcionar 23 mil torcedores, com possibilidade de ampliação para 40 mil em sua configuração final.
O Estádio terá uma moderna arena multiuso, que poderá ser palco de grandes eventos, jogos de futebol, competições de atletismo – uma vez que terá a primeira pista oficial do Espírito Santo – e atividades educacionais, comunitárias e sociais.

Os autores do projeto pensaram num espaço “verde”, que valorize o meio ambiente evitando desperdícios, com reutilização da água proveniente das chuvas e aproveitamento da luz solar. Além disso, cinco quadras poliesportivas ao redor do estádio já estão no projeto. O Estádio terá ainda o Edifício Educativo, que abrigará inúmeras atividades sociais, geridas em parceria com a Prefeitura de Cariacica.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesport
Júnior Costa
(27) 9901-9914 / (27) 3235-7192
www.sesport.es.gov.br
assessoria.sesport@gmail.com
Twitter: @sesport
Orkut: Comunicação Sesport
Youtube: Sesport
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard