17/10/2009 12h29 - Atualizado em 05/05/2016 11h47

Começa em Vitória o Desafio Internacional de Judô

Atletas da Argentina e dos Estados Unidos começaram o Desafio Internacional de Judô contra a seleção brasileira da modalidade. O secretário de Estado de Esportes e Lazer, Luciano Rezende, Paulo Wanderley, capixaba presidente da Confederação Brasileira de Judô (CBJ), e outras autoridades participaram da cerimônia de abertura realizada às 13 horas deste sábado (17) , no Ginásio Jones dos Santos Neves, em Bento Ferreira, Vitória. A Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport) apoia o evento.

“Nos próximos anos o Brasil será o centro mundial de esportes. Teremos a Copa do Mundo em 2014 e as Olimpíadas no Rio de Janeiro, em 2016. Já conquistamos esses eventos. Agora precisamos preparar nossos atletas para que representem bem a nossa bandeira. Receber o Desafio Internacional de Judô em Vitória é uma grande honra e oportunidade para desenvolver ainda mais o esporte no nosso Estado”, afirma Luciano Rezende.

Paulo Wanderley ressaltou a importância do evento e o apoio do Governo do Estado. “É uma grande satisfação estar na minha cidade neste magnífico evento. Nessa oportunidade, estamos aproveitando para realizar o Campeonato Brasileiro Sênior, com mais de 200 atletas de vários estados do País. Agradecemos o apoio da cidade e do Governo do Estado”, diz.

Nassif Elias, representante do Estado na seleção brasileira, se emocionou com o carinho recebido. “Toda a minha família está por aqui. Vieram os amigos e muitas outras pessoas importantes para me ver lutar. É uma realização. Vencemos o primeiro desafio este ano e espero conquistar o título aqui em casa. Tem muita rivalidade em jogo”, conclui.

O ginásio de Bento Ferreira esteve lotado para o primeiro dia de competição. O professor de judô, que dá aula em Aracruz e em Vitória, comentou a importância do evento. “É um estímulo para os alunos e para quem ainda não começou a praticar a modalidade. Estão aqui grandes nomes do esporte no mundo. E temos um capixaba mostrando para todo mundo que é possível chegar lá”, assinala Bruno Silva.

A pequena Karen Alexandra Pinheiro, atleta infantil de judô, aproveitou o evento para conhecer o ídolo no esporte. “Falei com a Edinancy Silva. Peguei o autógrafo dela e falei que luto também. Ela me desejou muita sorte no treinamento. Participei das Olimpíadas Escolares, em Poços de Caldas, e quero ir para a do Rio de Janeiro, em 2016. Sei que tenho que treinar muito. Por isso é tão legal ver os melhores de perto”, justifica a aluna da 7ª série de apenas 13 anos.

O investimento do Estado no judô vai além do apoio aos eventos. “Vamos construir no nosso Centro de Treinamento um ginásio específico para lutas. Além disso, temos centenas de alunos da modalidade no projeto estadual de inclusão social pelo esporte, Campeões de Futuro, e o Kleber Andrade, que não será exclusivo para o futebol e poderá ter aulas e eventos de judô”, enumera Luciano Rezende.

Filipe Calmon
(27) 3314.3526/ 9901.9914