29/09/2009 14h55 - Atualizado em 05/05/2016 11h46

Com desfalque importante, Praia Tênis Clube/PMV testa outras opções

Agora é fato. A armadora central Juliana Passos Megnago, de 22 anos, está fora da Liga Nacional de Handebol Feminino 2009 e a técnica do Praia Tênis Clube/PMV, Kátia Amanajás, se viu obrigada a mudar seu esquema tático para tentar buscar a vitória contra a Metodista/São Bernardo, no sábado (03) , a partir de 16 horas, no ginásio Baetão, em São Bernardo (SP).
Cabisbaixa e um tanto abatida, a jogadora Juliana compareceu ao treino desta terça-feira (29 de setembro), no ginásio Jayme Navarro de Carvalho, para dar a notícia de seu afastamento para a técnica e suas companheiras de equipe. Acompanhada do fisioterapeuta Rodrigo Almeida, ela confirmou que sofreu um rompimento total do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo e não poderá mais retornar à equipe nesta temporada.
“Estou muito chateada. Queria muito enfrentar a equipe da Metodista em São Paulo. Mas o ortopedista me disse que eu terei que me submeter a uma cirurgia o mais rápido possível. Amanhã (quarta-feira) vou me encontrar com ele para marcar a intervenção. Às vezes me bate até uma vontade de parar de jogar”, desabafou Juliana.
Ela chegou a essa conclusão devido à contusão que sofreu no final da temporada 2007, quando torceu o tornozelo esquerdo, e também devido à uma lesão no mesmo joelho lesionado agora, na temporada 2008.
A maratona de jogos do último final de semana foi tão ruim para o grupo como foi para Juliana. Por conta do sério desfalque na equipe, Kátia Amanajás teve que realizar uma mudança tática na equipe para enfrentar a equipe paulista.
“Perdemos a nossa arrmessadora mais forte, ou uma das mais fortes. Foi uma perda irreparável. Também perdemos a força física na defesa. A Metodista é uma equipe pesada e nós teremos que trabalhar ainda mais com a nossa velocidade. Será um jogo da velocidade contra a força. Espero que a velocidade saia vencedora”, disse a técnica Kátia.
Quem também afirmou que sentirá falta de Juliana foi a também armadora central Nilaide, que na partida contra a equipe paulista vestirá o uniforme de goleira.
Desde 1998 Nilaide não atua nesta posição. Em 1999, a atleta mudou para a linha e foi, inclusive, convocada para a Seleção Brasileira. Mas ela já avisou que só entrará em quadra no caso de uma contusão da goleira Patrícia.
“Essa não é mais a minha posição há muito tempo, mas vou defender o Praia no caso de uma necessidade”, garantiu a atleta.
Quando ao desfalque de Juliana, Nilaide afirmou que será um prejuízo muito sério à equipe.
“Perdemos o nosso melhor bate. Ela tem um arremesso fantástico de fora. Será uma ausência muito sofrida. Ela sempre fez a diferença em alguns jogos. Teremos que suprir a ausência dela com um jogo mais veloz”, afirmou Nilaide.
Nesta terça-feira, Kátia observou atentamente o trabalho tático do contra-ataque, da defesa e do retorno defensivo.
A competição deste ano será disputada em dois turnos com todas as equipes se enfrentando. As quatro primeiras colocadas irão para o confronto. A primeira colocada enfrenta a quarta e a segunda encara a terceira colocada em dois jogos.
As equipes vencedoras farão a final também em duas partidas. Ficará com a terceira colocação a equipe perdedora da fase anterior que tiver melhor campanha.
O Praia Tênis Clube é patrocinado pela Prefeitura Municipal de Vitória e conta com o apoio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (SESPORT).
PRÓXIMOS JOGOS
Sábado – Metodista/São Bernardo x Praia Tênis Clube/PMV – 16 horas