18/04/2009 07h58 - Atualizado em 05/05/2016 11h41

Com apoio da Sesport, começa a Copa Norte de Futebol

A 4ª Copa Norte de Futebol teve início na noite de sexta-feira (17), no município de Águia Branca, Região Noroeste do Estado. O secretário estadual de Esportes e Lazer, Luciano Rezende, e o sub-secretário Geovani Silva, participaram do jogo de abertura, onde o time Guarani venceu o Cachoeira da Onça, de São Gabriel da Palha, por 5 a 0. Os gols foram marcados por Donizete (02), o pantera, Richard, Kieza e Buru, com um gol cada. A competição recebe o apoio do governo estadual por meio da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport).

“A Copa Norte é um campeonato de grande importância para o Estado. Além de envolver os habitantes do município sede em torno de algo saudável, movimenta os torcedores de cidades vizinhas. Como secretário estadual não posso me acomodar na cadeira da Capital. Preciso ver de perto o que dá certo e quais são as necessidades dos capixabas do interior”, afirma Luciano Rezende.

Campeão brasileiro pelo Botafogo, da Copa Libertadores da América pelo Vasco da Gama, com passagem pela seleção brasileira de futebol, o número 09 do time da casa, Donizete, o pantera, foi o mais aclamado pela torcida. “Fico feliz em participar. Principalmente pelo carinho das crianças que me reconhecem mesmo sem ter me visto jogar no auge da carreira. É muito bom saber que o Estado apóia a Copa Norte. Competições desse tipo motivam os jogadores. Podem ser revelados craques”, diz o autor dos dois primeiros gols da partida.

Kieza, 22 anos, atacante capixaba que também joga pelo Americano de Campos, que, com gol dele, eliminou o Botafogo do Rio de Janeiro no meio de semana pela Copa do Brasil, correu muito durante todo o jogo e, aos 22 minutos do segundo tempo, marcou o quarto gol do time da casa.

Eleito o melhor jogador de futebol de areia do mundo, eleito pela FIFA, em 2007, o craque das areia, Buru, entrou no segundo tempo no lugar de Lenildo, no meio campo, e também deixou o seu gol. Completou a goleada o meia Richard.

O time de Águia Branca jogou com Kelmer, Lucas, Alex Souza (Adaílton), Fabiano e Digo; Ailton, Lenildo (Buru) e Richard; Nildo, Donizete (Robertinho) e Kieza. O técnico é José Carlos. No Cachoeira da Onça, participaram: Jansen, Daniel, Maxuel, Clovinho (Robinho) e Pablo; Nielsen, Emerson (Everton) e Tico; Deivd, Digo e Didiu (Thiago). Quem dirigiu a equipe foi o treinador Carlinhos Passarinho e o árbitro da partida: Evandro Tomazi. Com a presença de 1.995 pagantes no Estádio Adelino Rodrigues Alves, o evento gerou a renda de R$ 13.965,00.

Águia Branca

Aproveitando a presença no município de Águia Branca, o secretário de Estado de Esportes e Lazer, Luciano Rezende, se reuniu com a liderança local para debater e conhecer as políticas públicas de esporte e lazer e, com isso, oferecer o apoio estadual.

“É preciso estar presente para ouvir e sentir a necessidade dos municípios do interior. Nos reunimos com o prefeito e com os vereadores e eles nos transmitiram as suas urgências. Pedi a eles que nos passassem as prioridades e que participassem do planejamento estratégico da secretaria que ocorrerá em Vitória no dia 27 de abril. Todos as prefeituras se farão presentes, assim como foi no lançamento do projeto Campeões de Futuro”, comenta Luciano Rezende, em referência ao projeto estadual de inclusão social lançado, na quinta-feira (16), na Sesport.

“Muito nos honra a presença de um secretário estadual. O esporte sempre foi uma área muito comentada. Com a vinda do Luciano, acreditamos que o esporte será alavancado. Agora vamos reunir o departamento de esportes e os vereadores municipais em busca de organização para receber o apoio oferecido pelo Estado”, explica Brizola, prefeito do município.

Barra de São Francisco

O município de Barra de São Francisco também foi visitado pelo secretário estadual Luciano Rezende. Recebido no Parque Natural Municipal Sombra da Tarde pelo prefeito Wandelis Cavalcante e pelos vereadores locais, Luciano Rezende apresentou as propostas do Estado para o esporte e o lazer do município.

“A secretaria tem todo o interesse em ajudar o interior do Estado. Temos projetos estaduais e existem recursos federais. Vamos capacitar os gestores esportivos, tanto da esfera pública quanto na sociedade civil, para que se organizem e alcancem esses recursos. O que não podemos mais é achar que dar uniforme e apito resolve alguma coisa. Vamos estruturar o esporte do Estado”, afirma Luciano Rezende.

“Priorizávamos o futebol na região, mas vamos seguir o entendimento do Estado e tirar as crianças das ruas e da ociosidade para ajudar nesta competição contra a violência e as drogas. Vamos usar o esporte como ferramenta de inclusão social. O vagão do trem está passando e queremos entrar”, explica Wandelis.

Filipe Calmon
(27) 3314.3526/ 9901.9914