18/02/2014 11h18 - Atualizado em 05/05/2016 13h38

COES recebe reforço nas piscinas

Atletas internacionais de alto rendimento são os novos integrantes do Centro Olímpico do Espírito Santo e prometem conquistar medalhas em futuras competições

Dois atletas estrangeiros chegaram para compor a equipe de alto rendimento de natação do Centro Olímpico do Espírito Santo (COES). O russo Vitaly Melnikov, 23 anos, e o venezuelano Crox Ernesto Acuña Rodrigues, 23, vieram para o COES por meio de um convite feito pelo novo técnico de natação do Centro, Arilson Silva.

Vitaly conheceu Arilson na época em que o treinador trabalhava na Itália e lá criou essa relação profissional que, com muito treino e dedicação, promete trazer frutos. O nadador fez parte da seleção russa nos Jogos Universitários em Kazan, Rússia, 2013, é ouro no revezamento da Rússia 4x100m medley masculino na Universíade 2013, também em Kazan, e é o segundo do ranking mundial nos 100m costas em piscina curta na temporada de 2013.

Além disso, o russo é vice-campeão europeu nos 100m costas em piscina curta e campeão europeu no revezamento da Rússia 4x50 medley masculino em piscina curta, ambos em Herning, Dinamarca, em dezembro de 2013. “Eu gosto daqui. O Brasil tem um ambiente alegre, não é muito difícil se acostumar com o que é bom”, brinca Vitaly.

Já Ernesto teve duas participações olímpicas pelo revezamento venezuelano 4x100m livre masculino em Pequim 2008 e Londres 2012 e, ainda, medalha de bronze no revezamento venezuelano 4x100m livre nos Jogos Panamericanos de Guadalajara, no México, em 2011. Foi durante competições como essas que o nadador estreitou seu relacionamento profissional com o atual técnico de natação do COES.

Para o secretário de Estado de Esportes e Lazer, Vandinho Leite, ter atletas deste porte no COES contribui para o desenvolvimento e aração de novos atletas. "Com a chegada de mais atletas de destaque no COES, reforçamos o desenvolvimento das modalidades, além de servir de espelho para os novos atletas. Será uma troca de experiência importante para todos", destacou o secretário.

“Eles estão gostando de treinar e morar aqui. No Espírito Santo temos condições favoráveis para o nosso treino. A estrutura, a alimentação e o clima ajudam muito no desempenho do atleta, além da proximidade que o Estado tem com o Rio de Janeiro, o que é fundamental para a adequação para as Olimpíadas de 2016”, explicou Silva.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesport
Leonardo Meira
(27) 99901-9914 / 3636-7027
assessoria.sesport@gmail.com
Facebook: Asscom Sesport
Youtube: Sesport
Texto: Raquel Medeiros (COES)
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard