29/10/2010 17h06 - Atualizado em 05/05/2016 12h07

Clube dos Oficiais treina forte para o Campeonato Brasileiro de Ginástica Rítmica

O Clube dos Oficiais se prepara para representar o Espírito Santo em mais uma importante competição da Ginástica Rítmica: o Campeonato Brasileiro de Conjunto Ilona Peuker, que será disputado em Manaus (AM), nos dias 5, 6 e 7 de novembro. Atual campeã nacional na categoria juvenil, a equipe capixaba tenta subir ao pódio, também, entre as adultas. As ginastas viajam com passagens aéreas custeadas pela Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport), por meio Compete Espírito Santo, programa de incentivo que fornece passagens aéreas aos atletas de alto rendimento do Estado.

Treinando sob as ordens de Gizela Batista e Mônika Queiroz, desde agosto, a expectativa dos conjuntos é estar entre os primeiros colocados ao fim da competição. Com a proximidade do torneio, as ginastas entram em fase final de preparação, sendo cada vez mais exigidas pelas técnicas. Por isso, neste sábado (30) e também no feriado prolongado de Finados, elas já têm compromissos marcados: treinamentos.

Rigorosas com suas atletas a todo instante, Gizela interrompe o treinamento a cada erro, para corrigir falhas na execução dos movimentos. “O conjunto é mais complicado, pois se apenas uma erra, compromete todo o grupo. Por isso, temos que repetir, repetir e repetir”, justifica a treinadora. Sobre a possibilidade de conquistar mais um título, ela é incisiva. “Dá pra ganhar, mas não podemos errar, no conjunto é assim”.

Em Manaus, a equipe juvenil se apresentará com o arco, a fita e, também, com um misto dos dois aparelhos. Já, a categoria adulta terá como desafio o conjunto de três fitas e duas cordas, o arco e a mistura desses elementos. Ao todo, estarão em jogo seis medalhas. Campeã com o clube dos oficiais em 2009, Emanuelle Lima, 14 anos, não rejeita o favoritismo das capixabas, no entanto, ela sabe que não será fácil repetir o resultado do ano anterior.

“Nós somos favoritas, porque ganhamos ano passado, mas vai ser bem mais difícil esse ano, pois, os conjuntos estão mais fortes. Mas, se Deus quiser, seremos campeãs”, comenta a ginasta, uma das mais experientes do conjunto, que aprovou o longo período de treinamentos: “É melhor que os treinos sejam puxados assim, porque a gente sabe o que fez de errado, para acertar na próxima vez”, finalizou.

Em seu primeiro ano na categoria adulta, Luisa França, 16 anos, conhece os desafios de competir entre as mais velhas, mesmo assim, está confiante na força do conjunto capixaba para conquistar o ouro.

“É o meu primeiro ano como adulta e a dificuldade é maior. É uma responsabilidade muito grande. Mas, nós estamos lutando pelo primeiro lugar, mesmo não sabendo como estão os outros conjuntos, nós estamos bem fortes”, avisou a ginasta.

Texto: Sérgio Rangel