28/01/2013 17h39 - Atualizado em 05/05/2016 13h15

Centro de Treinamento Olímpico do Espírito Santo inicia atividades nesta terça-feira

O primeiro Centro Esportivo do Brasil para o trabalho e desenvolvimento do esporte de base e do alto rendimento, a partir de recursos do Ministério do Esporte e do Governo do Estado do Espírito Santo, iniciará suas atividades esportivas nesta semana. O evento de lançamento acontecerá nesta terça-feira (29/01), às 19h30min, na sede da Sesport, em Bento Ferreira, Vitória, local onde está sendo construído o complexo, no Centro de Treinamento Jayme Navarro de Carvalho. Na oportunidade, será apresentado o corpo técnico das nove modalidades e os atletas convidados para participar da seletiva.

Estarão presentes autoridades políticas e esportivas, como governador do Estado, Renato Casagrande, e o secretário de Estado de Esportes e Lazer, Vandinho Leite, além de representantes do Ministério dos Esportes e do Comitê Olímpico Brasileiro. Ao todo, serão investidos mais de R$ 16 milhões no projeto, que contará com ginásio de ginástica rítmica e artística; ginásio para handebol e badminton; quadras para vôlei de praia; ginásio para lutas; parque aquático com piscina olímpica; pista para corrida de atletas; centro médico; academia de musculação e estacionamento privativo.

“Esse projeto vai fazer do Espírito Santo referência nacional em alto rendimento. Serão nove modalidades, cerca de 700 atletas, em um centro de treinamento de alto nível, com toda estrutura que nossos atletas precisam para treinar e se desenvolver”, ressaltou Vandinho.
A entrega da primeira fase das obras está prevista para julho de 2013 e a inauguração de todo o complexo para dezembro do mesmo ano. Para que o trabalho das modalidades já possa ser iniciado, foi realizada uma parceria com quatro núcleos esportivos do Estado: Clube Álvares Cabral, Colégio Salesiano, Centro Esportivo Tancredo de Almeida Neves, o Tancredão, e quadras de vôlei de areia da Praia da Costa.

Atletas olímpicos

Atletas, como o medalhista de prata no vôlei de praia dos Jogos Olímpicos de Londres Alison Cerutti, o Mamute, ressaltam a importância do CT para o Estado. “O Espírito Santo será privilegiado por sediar um centro de treinamento olímpico, algo que nenhum estado possui. É uma oportunidade única para os atletas daqui e para os que virão de fora, já que as instalações servirão de base para outras delegações. Todos conhecerão melhor o nosso estado e o ajudarão a crescer, o que é mais importante”, destacou.

O investimento do Espírito Santo no esporte brasileiro é outro diferencial apontado pelo atleta. “O estado é um dos que mais investe no esporte no país. É possível ver a capacidade que o Espírito Santo possui em formar talentos, dada a quantidade de atletas de ponta que temos. Eu, por exemplo, tenho apoio desde 2004 e, após oito anos, conquistei a medalha olímpica. Isso se deve a investimento e visão de futuro”, enfatizou.

O pugilista Esquiva Falcão, também medalhista de prata em Londres, ressalta o bom momento do esporte e as possibilidades disponibilizadas aos atletas com a construção do Centro. “Vivemos um momento onde tudo está girando em torno do esporte. Esta é a hora do Brasil se destacar, não apenas com os atletas, mas também com locais de treinamento. Nas Olimpíadas de 2012, tivemos muitos nomes que apareceram do Espírito Santo e tenho certeza que o CT virá em boa hora, pois ajudará os atletas do estado a se dedicarem ainda mais para 2016, além de descobrir novos talentos”, observou.

Seleção de atletas

O Centro visa formar atletas de badminton, boxe, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, taekwondo e vôlei de praia. Ao todo, foram convocados 915 atletas, sendo 50% deste total para cadastro de reserva. A primeira triagem foi realizada pelas federações das nove modalidades e a etapa classificatória, que envolve avaliação médica, biométrica, físico-motora, ambiental e genética, está sendo realizada pelo Instituto do Desenvolvimento do Esporte e Ação Social (Ideas), empresa gestora do projeto.

Corpo técnico

O corpo técnico foi indicado pelas confederações brasileiras, sendo também passado por uma segunda avaliação realizada pelo Ideas. Cada modalidade conta com um técnico, um auxiliar, um preparador físico e um profissional da categoria de base. Os atletas têm ainda o suporte de psicólogo do esporte, fisioterapeuta, nutricionista, assistente social, massoterapeuta, enfermeiro, auxiliar de enfermagem e dois médicos.

Ideas

O projeto está sendo gerido pelo Instituto do Desenvolvimento do Esporte e Ação Social (Ideas), empresa privada do Estado de São Paulo, vencedora do edital, com expertise reconhecida na gestão e condução de projetos de avaliação e acompanhamento de planos esportivos e sociais.

Compete ES

Ainda nesta terça-feira (29), o Governo do Estado lançará o Edital do Programa Compete ES, cujo objetivo é fornecer passagens aéreas a atletas e paratletas capixabas. O projeto, que já emitiu mais de 4.100 bilhetes em dois anos, vai expandir sua atuação em 2013. O anúncio será feito pelo governador Renato Casagrande e pelo secretário de Esportes e Lazer, Vandinho Leite.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesport
Sérgio Rangel
(27) 9901-9914 / (27) 3235-7192
www.sesport.es.gov.br
assessoria.sesport@gmail.com
Twitter: @sesport
Orkut: Comunicação Sesport
Youtube: Sesport
Texto: Raquel Medeiros
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard