09/09/2010 15h15 - Atualizado em 05/05/2016 12h07

Capixabas embarcam para a disputa das Olimpíadas Escolares Brasileiras

A manhã desta quinta-feira (09) foi de despedida para os atletas infantis das modalidades individuais, que se classificaram para a edição nacional das Olimpíadas Escolares. Com destino a Fortaleza (CE), onde acontecem os jogos, a delegação capixaba deixou o Aeroporto de Vitória com a expectativa de trazer muitas medalhas da competição que começa na sexta-feira (10) e vai até o dia 19 de setembro.

No Ceará, os jogos serão disputados por 28 delegações, sendo uma para cada um dos 26 estados brasileiros, mais uma equipe do Distrito Federal e outra da cidade sede. Com data marcada para voltar, os atletas das modalidades individuais retornam na terça-feira, dia 14. Na chegada, eles poderão desejar boa sorte as equipes dos esportes coletivos que estarão viajando no mesmo dia para Fortaleza. A volta da delegação será no dia 20.

Considerada uma das principais revelações do esporte capixaba, Emanuelle Lima embarcou para o nordeste com a responsabilidade de trazer bons resultados nas disputas da Ginástica Rítmica, que este ano estreia nas Olimpíadas Escolares. Atual bicampeã brasileira, a ginasta rejeita o titulo de favorita, apesar de competir com as mesmas competidoras que participaram do último Campeonato Brasileiro.

Além de garimpar novos talentos para o desporto brasileiro, as Olimpíadas Escolares deste ano ficarão marcadas na história do esporte escolar do Espírito Santo. Com o apoio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Sesport), todos os atletas, técnicos e equipe de apoio da delegação capixaba, viajarão os 2,397 quilômetros, que separam Vitória da capital cearense, de avião.

Para conceder mais esse apoio ao esporte capixaba, a Sesport realizou um processo de licitação que apontou uma companhia aérea para compra das passagens aéreas. Para Emanuelle Lima, a concessão de transporte aéreo é uma valorização para os atletas e uma vantagem para o rendimento dos desportistas.

“É uma valorização para nós atletas, pois quando vamos de ônibus chegamos muito cansadas e temos que descansar, em vez de treinar. Sem dúvida a parte física é o principal ganho para o atleta, que troca o ônibus pelo avião”, afirmou a ginasta.

Celeiro de atletas para o esporte de alto rendimento do Brasil, as Olimpíadas Escolares estreiam, nesta sexta-feira, dia 10, em Fortaleza, o novo formato do evento, com 11 modalidades em disputa na etapa para atletas de 12 a 14 anos. Esta será a maior edição das Olimpíadas Escolares já realizada, com um total de 4.217 inscritos, sendo 3.635 atletas. Ao todo, 1.149 escolas (688 públicas e 461 privadas) participarão das Olimpíadas Escolares Fortaleza 2010. A cerimônia de abertura do evento será realizada a partir das 18h de sexta-feira, no ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza. No sábado, 11, começam as disputas das modalidades individuais. Na quarta, 15, será realizada a primeira rodada das modalidades coletivas.

As Olimpíadas Escolares serão disputadas por 28 delegações, sendo uma para cada um dos 26 estados brasileiros, mais uma equipe do Distrito Federal e outra da cidade sede. Esta é a primeira vez que a competição terá 100% de participação. As modalidades em disputa são atletismo, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez.

Outra novidade das Olimpíadas Escolares 2010 é a parceria com a Agência Mundial Antidoping (WADA) para a realização da campanha "Diga não ao Doping", desenvolvida mundialmente pela agência. Para acompanhar esta etapa, o COB receberá a diretora do escritório da WADA na América Latina, a uruguaia Maria José Pesce. Além da presença da diretora da WADA em Fortaleza, o slogan "Diga não ao Doping" estampará placas de todas as arenas esportivas, camisetas dos participantes e squeezes distribuídos às delegações.

Também serão realizadas ações de sensibilização no Centro de Convivência, como disputas de quiz sobre o tema e distribuição de cartilhas sobre os perigos do doping para todos os alunos e professores participantes.

Além da WADA, observadores dos Jogos Mundiais Militares estarão em Fortaleza conhecendo o projeto das Olimpíadas Escolares. Os Jogos Mundiais Militares serão realizados no Rio de Janeiro, em julho do ano que vem.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesport
Júnior Costa
(27) 9901-9914
(27) 3235-7192
assessoria.sesport@gmail.com
Texto: Sérgio Rangel
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard