15/10/2009 14h11 - Atualizado em 05/05/2016 11h47

Capixabas brigam pelo título no Campeonato Brasileiro de Karatê neste fim de semana

A equipe de 26 caratecas capixabas competirá no Campeonato Brasileiro de Karatê adulto e master, que será realizada neste sábado (17) e domingo (18), em Natal, no Rio Grande do Norte. Os representantes capixabas embarcaram nesta quarta-feira (14) e chegarão ao local de competição na sexta-feira (16), a tempo de participar do congresso técnico. A Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport) apoia a equipe.

João Espírito Santo, presidente da Federação de Karatê do Espírito Santo, acredita que a delegação capixaba trará bons resultados da capital potiguar. “Temos muitas chances, principalmente com os atletas Ubiratan Fonseca e o Marcio Stein, que já foram campeões brasileiros. Espero que, mesmo com a longa viagem, possamos chegar e apresentar nosso melhor karatê”, afirma.

O Campeonato Brasileiro é disputado em duas categorias. No kata, o oponente faz uma apresentação dos movimentos (os katas), mas não luta diretamente contra o adversário. Na categoria shiai kumite, acontecem os combates diretos. Os técnicos da seleção brasileira de karatê estarão observando os competidores de cada modalidade para definir os atletas que representarão o Brasil em competições internacionais.

O carateca de Venda Nova do Imigrante, Márcio Stein, foi medalhista nos últimos três anos do campeonato brasileiro, sendo campeão de kata em 2007. “Primeiramente, é preciso dizer que o kata é uma categoria muito difícil. O principal desafio dessa categoria é a perfeição na execução dos movimentos. E tem que treinar muito para executar bons movimentos, mas acredito que estou preparado para enfrentar os paulistas e os baianos, que também têm boa técnica”, aponta o atleta e técnico de Jucilei Feu e Valentim Brandão, competidores da shiai kumite.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesport
Filipe Calmon
(27) 3314.3526/ 9901.9914
assessoria.sesport@gmail.com
Texto: Bruno Almeida
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard