20/10/2009 12h33 - Atualizado em 05/05/2016 11h47

Brasil derrota Argentina e Estados Unidos no Desafio Internacional de Judô no Espírito Santo

A Seleção Brasileira de Judô venceu as equipes da Argentina, por 4 a 2, e dos Estados Unidos, por 6 a 1, e conquistou o título do Desafio Internacional de Judô. O evento foi realizado no último fim de semana, no Ginásio Jones dos Santos Neves, em Vitória. A competição amistosa serviu de preparação para o restante da temporada, que tem como principal torneio o Grand Slam de Tóquio, em dezembro. A Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport) apoiou o evento realizado pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ).

O secretário de Estado de Esportes e Lazer, Luciano Rezende, esteve presente no desafio e ressaltou a importância de receber competições esportivas de alto nível para o desenvolvimento esportivo do Espírito Santo. “Eventos como este reafirmam o valor do esporte no Brasil. Vamos respirar Esporte até 2016 e receber o Desafio Internacional de Judô em Vitória foi uma grande honra e oportunidade para desenvolver ainda mais o esporte no Estado”, disse.

O torneio fechou a série de dois desafios contra Argentina e Estados Unidos. Além do título na capital capixaba, os judocas brasileiros foram campeões há uma semana no desafio de Maringá, no Paraná. Walter Santos (acima de 100 kg), Luciano Correa (abaixo de 100 kg), Marcelo Contini (abaixo de 73 kg) e Nacif Elias (abaixo de 81 kg) venceram todas as lutas que fizeram no desafio realizado no Espírito Santo.

Vale ressaltar que Nacif lutou pela primeira vez ‘em casa’ representando o Brasil e, com o ginásio lotado, venceu as duas lutas por ippon – o golpe perfeito do judô. "Acho que sou diferente. Só tive motivação com isso tudo. Não encaro como pressão. Acho que só fiquei nervoso em ter meu pai na arquibancada", disse o capixaba.

O judoca Luciano Correa, campeão mundial dos meio-pesados em 2007, elogiou a postura da torcida capixaba. “A torcida capixaba está de parabéns. Encheu o ginásio e fez uma festa muito bonita”. Ele ressaltou, ainda, a importância dos desafios para o restante da temporada, "Pegar ritmo de luta é fundamental e encarei estes amistosos como um bom treino para o Grand Slam de Tóquio”, explica.

Os comandados pelo técnico Luiz Shinohara estão no início do ciclo olímpico e alguns judocas se preparam para os Jogos de Londres 2012 e do Rio de Janeiro 2016. "Nosso principal objetivo é fazer o atleta se acostumar a lutar diante da torcida e transformar a pressão em rendimento", explicou o técnico da seleção.

Filipe Calmon
(27) 3314.3526/ 9901.9914