28/09/2013 13h23 - Atualizado em 05/05/2016 13h30

Atletas do Centro Olímpico do ES conquistam a 300ª medalha

Com pouco mais de nove meses de atividades, o Centro Olímpico do Espírito Santo (COES) começa a dar seus primeiros frutos. No último final de semana, o COES conquistou sua 300ª medalha, sendo mais da metade delas douradas, com os atletas subindo ao lugar mais alto do pódio.

Com as atividades iniciadas efetivamente em janeiro, até esta semana foram conquistadas pelos atletas integrantes do COES 168 medalhas de ouro, 69 de prata e 65 de bronze, totalizando 302 no total. O judô, com 85 medalhas, é a modalidade com mais conquistas, seguido pela ginástica rítmica (60), taekwondo (59) e natação (55). Vôlei de praia, com 30 medalhas, handebol (8) e boxe (5), fecham a lista.

Segundo o medalhômetro, disponível no site do COES para que os internautas possam acompanhar as conquistas dos atletas do projeto, foram 178 medalhas conquistadas em eventos estaduais, 92 em competições nacionais, além de 32 em disputas de nível internacional.

"Estamos investindo desde categorias de base ao alto rendimento e este é o resultado do trabalho sério que vem sendo feito no Centro Olímpico. Não é o quantitativo que nos deixa satisfeitos, mas saber que nossos atletas estão se tornando referência. Nos últimos anos muitos esportistas capixabas haviam deixado o Estado. Por falta de incentivos, que são essenciais para o desenvolvimento de qualquer atleta, passaram a carregar outras bandeiras. Mas agora o cenário é diferente, além dos nossos estarem retornando a casa, atletas de outros Estados estão vindo para o Espírito Santo conhecer nossos trabalho e trocar experiências. E é isso que nos impulsiona a continuar trabalhando, incansavelmente, e fazendo neste Governo o maior investimento da história do esporte capixaba", explica o secretário de Estado de Esportes e Lazer, Vandinho Leite.

Para o coordenador geral do Centro Olímpico do Espírito Santo, Helvio de Oliveira Affonso, este número representa o potencial dos profissionais e atletas que tem desenvolvido sua preparação em seus clubes e associações e encontraram no COES o complemento às suas necessidades de desenvolvimento esportivo. O resultado indica que temos muito a conquistar, pois até como uma expectativa do Ministério do Esporte, nosso principal parceiro, estamos em fase de implantação de metodologias científicas, que serão determinantes para potencializar as conquistas de medalhas e resultados expressivos, que estão antes mesmo das medalhas. Atualmente, todas as ações desenvolvidas pelo departamento esportivo do COES buscam maximizar as ações de implantação de uma metodologia que possa ser aplicada desde a escola de base até ao alto rendimento e, em um futuro próximo, ser ampliada para aplicação nos clubes e demais instituições esportivas que forem integradas ao programas desenvolvidos pelo COES", explicou o coordenador geral.

Para Helvio de Oliveira Affonso, o objetivo maior é o longo prazo. "Queremos que daqui há alguns anos, nós possamos detectar um atleta no interior, por exemplo, e quando este vier para o COES, esta adaptação possa vir a ocorrer sem que o mesmo venha a sofrer nenhum tipo de dificuldade, uma vez que a metodologia será uma continuidade de ações iniciadas em todos os polos esportivos integrados", completou.

Kárita Iana
Facebook: Asscom Sesport