17/09/2013 13h57 - Atualizado em 05/05/2016 13h30

Atletas capixabas são convocados para a Seleção Brasileira Escolar

Os atletas capixabas de vôlei Diego Henrique Mendes e Matheus Araújo, da Escola José Modeneze, de Linhares, estão entre os quarenta jovens, 20 meninos e 20 meninas, convocados pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) para integrarem a Seleção Escolar, que participará de treinamento no Centro de Desenvolvimento de Voleibol – Saquarema (RJ) entre 16 e 21 de dezembro deste ano. Durante os Jogos Escolares da Juventude Natal 2013, etapa para jovens com idade entre 12 e 14 anos, os alunos-atletas foram observados por membros da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV).

A participação no maior evento esportivo escolar do país funcionou como vitrine para os jovens que sonham em defender a Seleção Brasileira. O projeto é uma parceria entre COB e CBV. Além dos atletas, a técnica da equipe capixaba Kesley Bonicenha está entre os os 18 técnicos medalhistas nas três divisões, que também participarão do treinamento.No evento, a equipe conquistou o ouro da 3ª divisão e garantiram ao Estado o acesso para a Segunda Divisão, em 2014.

Diego Henrique, um dos atletas capixabas convocados, foi um dos destaques da competição. O atleta vislumbra na modalidade uma perspectiva de um futuro melhor."Penso em ser profissional e quem sabe chegar um dia à Seleção Brasileira. Nunca me interessei muito pelo vôlei, mas agora preciso acompanhar mais, até para poder ver como os profissionais jogam. Vou aproveitar ao máximo esta experiência em Saquarema ", disse Diego, que logo em seu primeiro torneio, a Copa Brasil de Vôlei Mirim, disputada em 2013 em Porto Real (RJ), conquistou uma medalha de prata com a equipe do José Modeneze com atuações que chamaram a atenção de equipes de escolas de várias partes do país e renderam ao central alguns convites para testes.

A técnica do José Modeneze, Kelley Bonicenha trabalha com vôlei na cidade já há alguns anos e disputou os Jogos Escolares da Juventude em 2008. Para a treinadora, ver atletas como Diego Henrique e Matheus Araújo se destacando no esporte dá a ela uma sensação de dever cumprido. “Ver a evolução do Diego e do Matheus dia após dia é muito gratificante. Treinamos duas vezes por semana e nas minhas folgas treino alguns atletas, como o Diego separadamente, para que ele possa crescer tática e tecnicamente. Nosso objetivo é fazer com que ele chegue ao mesmo nível dos outros atletas que já estão há mais tempo no vôlei", completa a treinadora.

O assistente técnico da Seleção Brasileira, João Luís Klein comentou a importância do trabalho realizado desde 2012. “Essa é uma idade, 12 a 14 anos, em que o talento está brotando. Quanto mais cedo a gente descobrir esses talentos, melhor para o esporte. A gente analisa o atleta jogando, competindo. Observa o biótipo dele, a personalidade e o espírito de liderança. O melhor é poder acompanhar o desempenho de jovens de todo o Brasil durante os Jogos, uma oportunidade única”, explicou Klein. Ano passado, foram convocados 36 jovens promessas do voleibol nacional para a Seleção Escolar.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do ES nos Jogos Escolares da Juventude
Raquel Medeiros/ Leonardo Heitor
R2M Comunicação e Marketing
(27) 9922-2566/ 8177-7474
raquel@r2mcomunicacao.com.br
Facebook: JogosEscolaresES
Twitter: @jogosescolases
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard