01/06/2010 16h05 - Atualizado em 05/05/2016 12h05

Alunos dão as primeiras braçadas no novo núcleo de natação do projeto Campeões de Futuro

O projeto Campeões de Futuro, programa de inclusão social oferecido pela Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport), a crianças com idade entre 7 e 17 anos em todos os municípios do Estado, inaugurou, nesta segunda-feira (01), mais um núcleo na Capital. Em sua sede, no Centro de Treinamento Jayme Navarro de Carvalho, em Bento Ferreira, a Sesport voltou a oferecer sua piscina para atividades, desta vez para a modalidade de natação do projeto.

Ao todo, foram preenchidas 160 vagas de um total de 180 oferecidas. Os alunos foram divididos em seis turmas, entre matutino e vespertino, com aulas duas vezes por semana, ministradas pela professora Márcia Dias e pelo professor Ozimar Gomes.

Alessandra Pontes, coordenadora do projeto Campeões de Futuro, explicou o projeto e falou do papel da Sesport na implantação de mais um Núcleo. “O projeto é uma parceria entre as prefeituras e o Governo. Por meio desse Núcleo, a Sesport abriu sua estrutura para dar apoio às ações sociais das prefeituras da Grande Vitória, aproveitando a estrutura física e disponibilizando apoio à sociedade na promoção da qualidade de vida, educacional e desenvolvimento social através do esporte”, disse a coordenadora.

Primeiro dia

Apesar do frio, os alunos não deixaram de comparecer ao primeiro dia de aulas. Prestaram atenção a cada detalhe e a cada orientação dada pelo professor Ozimar Gomes, que por sinal, já está acostumado a trabalhar com crianças e adolescentes, já revelou grandes nomes para a natação capixaba.
“O primeiro dia foi bem legal, eles se mostraram bem adaptados ao meio aquático. E apesar do mau tempo, ninguém deixou de vir por causa do frio”, comentou o professor.

O primeiro contato com o Campeões de Futuro e com a natação para crianças e adolescentes, que em muitos casos estão em risco social, fizeram Ozimar se lembrar do trabalho que já vem realizando há anos. Talvez por isso, ele tenha feito uma boa avaliação do projeto. Além disso, ele volta às raízes, pois segundo ele, a piscina do Centro de Treinamento o faz voltar ao passado e lembrar-se de suas primeiras braçadas.

“Aprendi a nadar aqui, meu primeiro estágio também foi aqui e agora dou aula aqui no projeto. Mas, o mais importante desse projeto é a cidadania e o trabalho social. O esporte faz com que as crianças cresçam com a noção de disciplina, de respeito com os horários, aos colegas e professores”, disse.

Muitos pais estiveram presentes à sede da Sesport, para conferir o primeiro dia dos filhos no projeto Campeões de Futuro. Foi o caso do Operador do Lançamento do Porto de Vitória, José Maria Alcântara, 28 anos, que trouxe a filha Gabriely, de 10, para nadar. O pai, falou orgulhoso das potencialidades do projeto e disse que só está esperando o filho mais novo crescer, para poder inscrevê-lo no Campeões.

“Esse projeto pode tirar crianças das ruas e das drogas. Eu também pratiquei esportes, nadei nessa piscina e sei como é bom. Eu fiquei muito feliz com tudo isso e agora quero pôr meu filho mais novo aqui também. Ainda não deu, porque ele tem cinco anos, mas é um projeto bem legal”.

Gabriely não escondeu a empolgação do primeiro dia e falou do que mais gostou na aula inaugural. “Eu vim porque gosto de nadar e o que mais gostei hoje foi a competição. Quem chegasse mais rápido na outra borda ganhava e eu ganhei”, comemorou a pequena nadadora.

Serviço:

Ainda restam vagas para natação na sede da Sesport, em Bento Ferreira. São 20 vagas para as turmas de alunos com 15 a 17 anos, no horário das 10 às 10h50 e também das 16 às 16h50. Os interessados devem comparecer à sede da Sesport (Rua Coronel Schwab Filho, Bento Ferreira, Vitória, no antigo Deares) para conversar com os professores da natação e efetuar inscrições.

Site: www.sesport.es.gov.br
Texto: Sérgio Rangel