18/07/2009 18h04 - Atualizado em 05/05/2016 11h43

Abertura do Campeões de Futuro em São Gabriel da Palha atrái mais de 800 pessoas

A festa promovida pela prefeitura de São Gabriel da Palha para comemorar o início das aulas do projeto estadual de inclusão social pelo esporte Campeões de Futuro levou ao ginásio da escola municipal Ilda Ferreira da Fonseca Martins mais de 800 pessoas. A abertura do núcleo de ginástica rítmica foi anunciada pelo secretário estadual de Esportes e Lazer, Luciano Rezende, na noite desta sexta-feira (17).

O evento começou com a apresentação da Banda Municipal e desfile das cem alunas contempladas pelo projeto na cidade. Após a execução do Hino Nacional e o do Espírito Santo, alunas do mesmo projeto no município vizinho de Pinheiros emocionaram a plateia com os movimentos aprendidos em pouco mais de cinco meses de aulas. Também se apresentaram alunas de São Mateus.

“Foi um espetáculo maravilhoso. Reunir no período de férias tantas pessoas numa escola demonstra a capacidade que o esporte tem de agregar a sociedade. Não existe obra mais importante do que construir e desenvolver um caráter de cidadão nas crianças. Queremos que elas se tornem orgulho para os pais e para a sociedade. Que elas sejam, como o projeto diz, campeãs de futuro”, afirma Luciano Rezende.

O projeto de inclusão social pelo esporte Campeões de Futuro é realizado pelo Governo do Estado do Espírito Santo por meio da Sesport, em parceria com as prefeituras e federações das modalidades, promovendo a partir da prática do esporte e do lazer, a proteção integral de crianças, adolescentes e jovens, a sua inserção na comunidade e a formação de cidadãos consciente de seus deveres, direitos e atuantes na sociedade.

Para a prefeita da cidade, Raquel Lessa, o projeto Campeões de Futuro já tem dado resultado. “Já sei de crianças que, com alegria, estão, dentro de casa, sendo exemplo de que é possível vencer e aproveitar a vida de forma saudável. O poder do esporte é impressionante”, ressalta a prefeita, que apontou uma aluna cujo pai está preso e a mãe é alcoólatra.

A professora Vanessa Furini, responsável pelas aulas no núcleo, comemora o sucesso do projeto. “Dentro do Campeões de Futuro, as crianças conseguem se desenvolver socialmente fazendo amizades saudáveis, melhorando a coordenação motora. O material que nós recebemos é de primeira linha, o que traz a elas uma enorme satisfação, aumentando a dignidade delas. Nos pequenos detalhes, como o capricho que elas têm com o uniforme, o cuidado com o material, você percebe a alegria delas. É gratificante participar desta transformação”, avalia.

As apresentações surpreenderam muitas pessoas presentes e serviram de motivação para algumas famílias. “Minha filha tem 15 anos e fica a manhã toda no computador. Espero inscrevê-la na próxima oportunidade”, afirma a dona de casa Dilma Fortuna. Ao ouvir o comentário da mãe, Carla Carolina Fortuna, estudante do primeiro ano do Ensino Médio, comemorou. “Só conhecia a ginástica rítmica pela TV. Achei lindo demais. É muito melhor participar disso do que ficar em casa à toa. E como as aulas são de graça, muito mais gente pode ir”, disse.

Para as amigas Larryre Schrioder e Miriane Medeira, de oito e 11 anos respectivamente, as aulas de ginástica tem agradado. “Eu já aprendi a ficar na ponta do pé e a rodar o bambolê. O que mais quero aprender é fazer abertura total”, diz Larryre. Já Miriane gosta mais de “encontrar as amigas e conhecer outras novas”, brinca.

Estádio “Gabrielão”

Na manhã seguinte à festa, o secretário estadual Luciano Rezende foi convidado pela secretária de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Esportes e Lazer, Nilsilene Kobi, e o diretor de Esportes Antonio Cesar da Silva, para conhecer o Estádio de futebol, conhecido como "O Gabrielão", localizado no bairro Santa Terezinha, com capacidade para 5000 pessoas, inaugurado em setembro de 1996.

“A reforma do estádio custaria algo em torno de R$ 400 mil. Pedimos a ajuda do secretário que se prontificou a examinar o pedido. Agora vamos formular um projeto de reforma e protocolar na Sesport”, explica o diretor de esportes. “Se tudo der certo, até o fim do ano poderemos dar a ordem de serviço”, afirma Luciano Rezende.

Filipe Calmon
(27) 3314.3526/ 9901.9914