22/04/2009 14h52 - Atualizado em 05/05/2016 11h41

4ª Corrida da Penha atrai amadores e atletas profissionais a Vila Velha

A 4ª Corrida da Penha, realizada nesta terça-feira (21) com o apoio da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport), envolveu, aproximadamente, 1000 participantes pelas ruas de Vila Velha. A largada foi às 08h30 na Praia de Itaparica para a prova feminina, e às 08h35 para a masculina. Depois de mais de meia hora de prova, Enicio Pereira e Maria Lúcia Moraes já haviam cruzado a linha de chegada no Parque da Prainha.

Neste ano, a corrida contou com um trajeto novo de 10 km que compreendia a Praia de Itaparica, Coqueiral de Itaparica, Praia de Itapoã, Praia da Costa, Clube Libanês, Rua Desembargador Augusto Botelho, Rua Castelo Branco, Rua Ataíde e Parque da Prainha.

“A corrida bateu o recorde de participantes e pela bela beleza do trajeto e a relação com a festa da Penha e o convento, tem tudo para se firmar no calendário de corridas de rua. Trata-se de um esporte democrático e com milhões de adeptos por todo o país”, elogiou o secretário de Estado de Esportes e Lazer, Luciano Rezende.

“No meu caso correr é um meio de vida, mas não deixa de ser fundamental para uma boa saúde. Esporte é saúde, para mim não é diferente. Fiz uma corrida meio suicida, mas deu certo. Larguei muito forte e me distanciei dos concorrentes. Sabia que precisava fazer isso. No fim, foi manter o ritmo e vencer a prova pela segunda vez”, disse Enicio Pereira, que venceu a corrida em 2006 e 2009.

Neucimar Fraga, prefeito de Vila Velha, ressaltou a importância do esporte para a sociedade. “O esporte é um grande instrumento de inclusão, integração social e alternativa no enfrentamento à violência. A participação recorde de corredores mostra que estamos no caminho certo”, avaliou.

A vencedora da prova no feminino, Maria Lúcia Moraes, elogiou o trajeto e avisou que participará de outras corridas. “Correr tem que ser de corpo, alma e coração. A prova foi muito boa e o lugar é muito bonito. Tenho muitas outras corridas ainda este ano, mas todas têm um sabor especial, principalmente quando vencemos”, disse.

A 4ª edição da prova, assim como em outros anos, reuniu um grande número de espectadores e de atletas profissionais e amadores, como é o caso do contador Alciony Menechini, de 52 anos. “Em busca de um corpo saudável corro de três a quatro vezes por semana, entre 10 e 12 km. Acredito que o Estado tem que aumentar o número de iniciativas como essas, porque atrai muitas pessoas, inclusive da minha idade, e dá motivação para nossas corridas durante a semana”, disse Alciony.

A professora primária, Rosangela Ferreira, de 53 anos, mostrou que o importante é participar e encontrar os amigos. “Faço atividades físicas de segunda à sexta, por exemplo, ginástica, hidromassagem e uma caminhada. Para mim, participar da corrida significa saúde, felicidade de encontrar os amigos. Correndo parece que a gente está livre. Gastar com o esporte é promover a saúde. Lá na frente, o dinheiro investido é recuperado, pois os hospitais economizam muito”, afirmou.

Segundo o organizador geral do evento, Maxwell Lopes, a corrida contou com uma grande estrutura para garantir segurança ao público e aos participantes. “Foram quatro ambulâncias, 25 pessoas na equipe médica, 400 caixas de água com copo de 200ml, 110 caixas com garrafas de 500ml, dois caminhões de equipamentos, 60 pessoas na transmissão ao vivo da corrida e 1165 camisas”, revelou.

Informações à Imprensa:
Informações à imprensa
Assessoria de Comunicação/Sesport
Filipe Calmon
(27) 9901.9914 / 3314.3526
assessoria.sesport@gmail.com
Texto: Ana Brotto

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard