09/09/2014 08h49 - Atualizado em 05/05/2016 13h52

Xadrez capixaba conquista medalha inédita nos Jogos Escolares da Juventude

Em meio a atletas praticantes de esportes de alto impacto e agilidade, um atleta capixaba se destacou neste domingo (7), nos Jogos Escolares da Juventude, em Londrina (PR), pelo seu raciocínio lógico e preciso. O enxadrista Abias Jacobsen, de 13 anos, conquistou o bronze na competição, medalha inédita do Espírito Santo na modalidade.

Nascido em Santa Maria de Jetibá, considerada a capital estadual do xadrez, Abias é aluno da escola João Lauvres onde cursa o 8º ano. Seu primeiro contato com o jogo aconteceu na escola aos sete anos de idade. “Quando eu comecei a praticar o xadrez eu não tinha um tabuleiro, então eu mesmo fiz um de papelão e comecei a estudar estratégias e jogadas.”, relatou o atleta.

No ano passado, Abias ficou em oitavo lugar geral na etapa nacional e prometeu a si mesmo que neste ano traria uma medalha para casa. “Só havia perdido do campeão e vice-campeão, portanto, percebi que tinha chances de ir à busca de medalha. Foi isso que fiz nesta competição e consegui meu objetivo. Vou continuar treinando para subir ainda mais degraus nas próximas competições”, destacou Abias.

O atleta está sendo acompanhado nos Jogos pelo técnico e presidente da Federação Espírito-santense de Xadrez (Fesx), Jonair Pontes, que destacou o empenho do enxadrista. “O Abias vem crescendo muito no esporte e estava focado em ganhar. Ele tem um grande futuro pela frente”, destacou Jonair.

Xadrez em Santa Maria de Jetibá
Desde o ano de 2007 o município de Santa Maria de Jetibá sancionou a lei 1000/2007 que inclui na grade curricular dos alunos das escolas públicas municipais o xadrez como disciplina educacional. Em 2013, foi aprovada a Lei 10.013/13 que dá ao município o título de Capital Estadual do Xadrez.

Mais uma prata para Fernanda Andrade
A nadadora Fernanda Andrade conquistou mais uma prata neste domingo (7), desta vez nos 100 metros borboleta. Com esta medalha, a nadadora soma sete pratas e um bronze nas três edições da etapa infantil dos Jogos Escolares da Juventude (2012, 2013 e 2014). A partir de 2015 a atleta começa a competir na etapa juvenil, 15 a 17 anos, da competição.

Ao todo, o Espírito Santo conquistou sete medalhas nas modalidades individuais de 2014: um ouro (atletismo), três pratas (natação) e dois bronzes (judô e luta olímpica). Na noite deste domingo (7), a delegação capixaba das modalidades individuais embarca para a Vitória. Na segunda (8) chegam a Londrina os representantes capixabas das quatro modalidades coletivas: basquete, futsal, handebol e vôlei. As competições iniciam na terça (9).

Jogos Escolares da Juventude
O maior evento esportivo estudantil do país será realizado até o dia 13 de setembro e reúne mais de 4.700 atletas na disputa de 13 modalidades (atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez).

O Espírito Santo conta com a participação de 160 atletas, entre modalidades individuais e coletivas.

Mariana Bolsoni
Facebook: AsscomSesport