24/08/2012 13h38 - Atualizado em 05/05/2016 13h02

Vitória segue na disputa para sediar a edição nacional das Olimpíadas Escolares em 2014

Vitória segue na disputa para ser sede da edição nacional das Olimpíadas Escolares. O anúncio foi confirmado no início da tarde desta sexta-feira (24), pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) em sua página oficial na internet. Vitória continua concorrendo com outras seis cidades: João Pessoa (PB), Poços de Caldas (MG), Goiânia (GO), Recife (PE), Porto Alegre (RS) e Salvador (BA). A candidatura de Vitória está sendo gerenciada pela Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport).

As Olimpíadas Escolares são realizadas sempre em duas cidades diferentes, cada uma responsável por determinada categoria: 12 a 14 anos ou 15 a 17 anos. Assim como vem fazendo desde a sua criação em 2005, o sistema de avaliação feito pelo COB segue o mesmo modelo implantado pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) para definir as cidades-sede de Jogos Olímpicos. Os sete municípios finalistas estão na disputa das duas categorias.

Em entrevista para o portal oficial do COB, o Gerente Geral de Juventude e Infraestrutura da instituição esportiva, Edgar Hubner, revelou que o próximo passo serão vistorias nas sete cidades candidatas. “Uma equipe composta por membros do COB irá vistoriar cada uma das cidades para uma avaliação minuciosa, que apontará as vencedoras”, explica Edgar.

Ele aproveitou para dar dicas aos finalistas do processo: "Para escolhermos uma cidade como sede das Olimpíadas Escolares precisamos levar em consideração três fatores fundamentais. Primeiro, a vontade política do governo; segundo, a capacidade da rede hoteleira local, pois serão delegações de todo o país hospedadas em hoteis da região; e terceiro, as instalações esportivas que receberão as competições ".

O secretário de Estado de Esportes e Lazer, Vandinho Leite, comemorou o anúncio do COB, mas preferiu manter os pés no chão quanto a expectativa para o anúncio final que será realizado em abril do ano que vem.

"Esse anúncio já demonstra que o Espírito Santo está sendo reconhecido pelo Comitê Olímpico Brasileiro, que já nos vê com capacidade de organizar uma competição como a edição nacional das Olimpíadas Escolares. Ainda é cedo para fazer qualquer tipo de avaliação, mas estamos nos preparando para receber delegações no período de preparação para as Olimpíadas Rio 2016 e, com certeza, sediar as Olimpíadas Escolares será muito importante para o Estado", pontuou Vandinho.

Para escolher os vencedores, o Comitê Olímpico Brasileiro enviará uma comissão a cada uma das cidades finalistas para avaliar a infraestrutura e as instalações que receberão as competições de atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, lutas, natação, tênis de mesa, taekwondo, vôlei, vôlei de praia e xadrez. As cidades vencedoras serão anunciadas em abril de 2013 na sede do Comitê Olímpico Brasileiro, no Rio. Em 2012, as Olimpíadas Escolares serão realizadas em Poços de Caldas (MG) e Cuiabá (MT). Para 2013, já estão escolhidas como sedes as cidades de Natal (RN) e Belém (PA).

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesport
Júnior Costa
(27) 9901-9914
(27) 3235-7192
www.sesport.es.gov.br
assessoria.sesport@gmail.com
Twitter: @sesport
Facebook: Asscom Sesport
Orkut: Comunicação Sesport
Youtube: Sesport
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard