22/07/2009 15h53 - Atualizado em 05/05/2016 11h43

Visita técnica define investimentos da Sesport em Afonso Cláudio

O secretário estadual de Esportes e Lazer, Luciano Rezende, visitou o município de Afonso Cláudio, nesta terça-feira (21), onde conheceu um campo de futebol e o local de desenvolvimento do núcleo de atletismo do projeto estadual Campeões de Futuro.

“Não há nada mais bonito no esporte do que vê-lo transformando para melhor a realidade das pessoas. No caso do estádio do Vila Nova, deveremos construir uma sede, um alambrado e talvez até um vestiário. Já com relação ao Campeões de Futuro, vimos o trabalho do atletismo e, como ao lado existe uma piscina em ótimo estado, deveremos, já na próxima oportunidade, implementar a modalidade de natação no projeto. Será o primeiro núcleo de natação do Campeões de Futuro”, anunciou Luciano Rezende.

O secretário foi ao município atendendo a um convite do prefeito Wilson Costa, que estava acompanhado pelo diretor de Esportes local, Altamiro Junior, e pelo deputado estadual Vandinho Leite, durante as visitas aos espaços esportivos.

Segundo o prefeito, a atividade esportiva no município sempre foi importante. “Afonso Cláudio sempre teve uma grande atividade esportiva, mas de uns tempos para cá deu uma parada. Estamos querendo recuperar esta área, investir nos esportes radicais e no esporte escolar. Para isso, contamos com a parceira do Governo do Estado, com o Campeões de Futuro, e na reforma do campo”, explica.

Juninho, como gosta de ser chamado o diretor de Esportes do município, comenta as declarações do secretário. “Ficamos muito felizes com a oportunidade dada e pela visita de um secretário de Estado ao município. Vamos formatar o projeto do campo para que essa obra seja realizada”, afirma.

Guervam Vargas, professor de Educação Física, responsável pelas aulas do projeto Campeões de Futuro, falou sobre o trabalho. “As crianças não conheciam muito bem o atletismo. Isso, no início, causou uma certa resistência, mas já está sendo superada. Estamos com pouco mais de 60 alunos inscritos no projeto e queremos até o fim do ano completar todas as vagas e chegarmos às 200 vagas disponíveis”, projeta.

Campeões de Futuro

Campeões de Futuro é um projeto da Sesport que é desenvolvido em parceria com as prefeituras do Estado. Nele, são desenvolvidas as modalidades requeridas pelos municípios para crianças e adolescentes de 07 a 17 anos. Os núcleos, como são chamadas as turmas, variam de 100 a 200 vagas, de acordo com o esporte.

O Governo do Estado por meio da Sesport disponibiliza a metodologia do projeto, contrata dois estagiários por mês, distribui o uniforme e o material para prática, tais como bola, bambolês, redes, tatames, etc. A contrapartida do município é disponibilizar um professor para supervisionar as aulas e zelar pela limpeza do local adequado e indicado por ela para a prática de esportes.

Regularmente os professores e os estagiários participam de um curso de capacitação e reciclagem desenvolvido pela Sesport. O investimento em hospedagem, alimentação, contratação de professores e compra de material para as aulas do curso de capacitação, também é iniciativa da Sesport.

Filipe Calmon
(27) 3314.3526/ 9901.9914