26/05/2012 16h31 - Atualizado em 05/05/2016 12h23

Vice-governador inaugura escola e autoriza reforma de estádio em São Gabriel da Palha

Mais de 600 pessoas acompanharam, na noite desta sexta-feira (26), a entrega da nova Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental João Gabriel, no Baiirro Santa Terezinha, que foi contemplado com a reforma e ampliação da unidade de ensino, que contou com recursos provenientes de parceria do Governo do Estado e a Prefeitura de São Gabriel da Palha, no Noroeste Capixaba.

Durante a solenidade, quem esteve presente também pode comemorar outro benefício que a gestão estadual levará ao município: a reforma do estádio municipal Antônio Ferreira Fonseca, o Gabrielão. O anúncio e assinatura de ordem de serviço foram realizados pelo vice-governador Givaldo Vieira, acompanhado pela prefeita Raquel Lessa e pelo secretário de Estado de Esportes e Lazer, Vandinho Leite.

As obras da escola João Gabriel foram possibilitadas por meio de repasse feito pela Secretaria de Estado de Educação (Sedu) na ordem de R$ 1.090.000,00, e contrapartida da Prefeitura. Já a revitalização do complexo esportivo Gabrielão, será possível com o investimento da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport), no valor de R$ 1 milhão. Segundo o vice-governador, ensino público de qualidade e a prática do esporte caminham juntos em São Gabriel da Palha.

“Nessa noite temos a oportunidade de entregar um equipamento que valoriza a educação no município e, desta forma, consolidamos prioridades do Governo do Espírito Santo: a otimização da infraestrutura e do conhecimento. Para alcançarmos esses objetivos, contamos com a participação dos pais dos alunos e da comunidade, presentes em grande número hoje. Logo, lazer e entretenimento terão uma nova opção na cidade, com o Gabrielão reformado, os jovens e adultos gabrielenses poderão aliar saúde e diversão por meio de práticas esportivas”, ressaltou.

Givaldo reafirma o compromisso em investir nos capixabas

Givaldo Vieira ainda anunciou que, em breve, o governador Renato Casagrande levará mais investimentos importantes para os moradores da localidade. “O Executivo Estadual está presente em diversas ações em São Gabriel, que em pouco tempo, receberá a presença do governador para entregar a delegacia de polícia, a Unidade Saúde da Família, no Centro, e concretizar convênios na área de infraestrutura, que já é beneficiada aqui com as obras de pavimentação e asfaltamento”, frisou.

A escola João Gabriel atende atualmente 254 alunos da região, mas, com a ampliação, poderá contemplar até 480, já que agora conta com oito salas de aula, uma estrutura com auditório, pátio coberto, biblioteca, sala de informática e vídeo, refeitório, quadra poliesportiva e campo de futebol. De acordo com a diretora da unidade de ensino, Luziani Pretti, “o equipamento repaginado vai concretizar um sonho almejado pelas famílias e educadores, de se tornar um espaço digno de aprendizado e formação de cidadãos”, revelou.

A solenidade contou com a presença do subsecretário de Estado de Suporte à Educação Josivaldo Barreto, parlamentares estaduais e municipais, lideranças religiosas, comunitárias e também recebeu apresentações musicais e artísticas de projetos sociais e bandas do município.

Serão investidos R$ 1 milhão nas melhorias do Estádio Gabrielão

O principal estádio da cidade e palco de atividades esportivas será reformado pela gestão estadual e ganhará uma nova arquibancada, bar, vestiários, banheiros e iluminação. A Sesport investirá R$ 1 milhão nesta obra, que se soma a outras quatro intervenções estruturais que a Secretaria realiza em São Gabriel da Palha, segundo o secretário da pasta, Vandinho Leite.

Segundo ele, “por meio da educação e do esporte, jovens estão tendo mais ética, disciplina e conjunto, para se tornarem cidadãos melhores para o futuro. O novo Gabrielão é mais uma obra do Governo em favor da prática esportiva, a exemplo da construção da cobertura para a arquibancada do campo de futebol de Vila Farturinha, do campo de bocha de Vila Fartura, da quadra poliesportiva de Duas Barras e do Campo de Bola, inaugurado no ano passado”, salientou o secretário.

A Sesport também implementa projetos sociais no município, como o Campeões de Futuro, que atende cerca de 400 jovens com orientação e equipamentos para a prática das modalidades ginástica rítmica e futebol de campo.

Assessoria de Comunicação da Vice-governadoria
Gabriela Galvão